Também eu aceitei o convite do Tiago para colaborar no "Viver bem na Alta de Lisboa".
Pela qualidade de vida aqui no Alto e por uma Lisboa mais ciclável...
sexta-feira, 30 de setembro de 2005
Colaboradores 4
Publicado por Ana Louro às 15:57 1 comentários
quinta-feira, 29 de setembro de 2005
A aposta na educação
Publicado por Tiago às 10:23 0 comentários
quarta-feira, 28 de setembro de 2005
Repto aos candidatos à CML [continuação]
Publicado por Tiago às 19:37 0 comentários
segunda-feira, 26 de setembro de 2005
in PÚBLICO, dia 26 de Setembro de 2005
A candidata conversou com algumas pessoas, deu uma volta pelas instalações do clube, subiu ao primeiro andar para admirar as taças ganhas em campeonatos desportivos, deu umas tacadas de snooker e quando voltou a descer as escadas encontrou naquela mesa das quatro amigas uma fonte de queixas.
“O apartamento foi todo mal acabado”, “o armário da cozinha está quase a cair, qualquer dia cai em cima do meu neto, que tem dois anos”, “mal por mal, preferia a minha casa lá em baixo”, “aqui há duas creches, há, mas não têm vagas”, “o parque infantil tem miúdos de 15 e 16 anos, em vez de crianças e o meu filho de oito já lá partiu o osso do crescimento a tentar imitar os outros” foi o que Nogueira Pinto obteve como resposta s cada uma das perguntas que ia fazendo sobre as condições daquele bairro de realojamento, onde os prédios do PER foram construídos ao lado de outros para venda com preços controlados e com vista para os condomínios da Alta de Lisboa.
Antes de sair, a candidata do CDS não resistiu a dar mais uma tacada na mesa de snooker para “pôr o jogo todo diferente”. “É a nossa ideia desde o início”, disse, sorrindo para o candidato à assembleia municipal, Anacoreta Correia, e o deputado Telmo Correia. Um dos jogadores é que não gostou nada da brincadeira e resmungou entre-dentes: “Vão é trabalhar!”.
Um pouco mais à frente num dos jardins, o cenário de queixas repetiu-se. “Pensei que vinham cá pôr uma paragem de autocarro”, “olhe, antes queria a minha casa, que tinha lareira, tinha tudo”, explicava Helena Maria, 47 anos e mulher-a-dias. “Fazem prédios de ricos aqui ao lado para a gente ficar a ver os relógios deles, vai é haver roubos de meia-noite”, acrescentava Samuel, um jovem de 28 anos, que se dizia presidente da “sociedade dos pobres”.
Nogueira Pinto não se deixou impressionar pelas criticas. Considerou que o modelo aplicado pelos executivos de João Soares e Santana Lopes na Musgueira “é bastante satisfatório”. “Não tenho nenhuma relutância em dize-lo”, afirmou. “O que faltou foi um trabalho de apoio social para preparar as pessoas para uma outra vivência. Vêem a deslocalização. não como uma promoção, mas como uma prisão, e são pessoas que têm muita revolta dentro delas porque não têm trabalho”, afirmou, elogiando os equipamentos sociais, embora sugerindo uma esquadra de polícia,
A candidata, contudo, não aceita os discursos “do coitadinho”, afirmando estar “preocupada” por não ter ouvido falar “do que sentem ser os seus deveres”.
P.S. Também o DN trouxe esta notícia, com algumas matizes mais intensificadas.
Publicado por Tiago às 22:49 1 comentários
Debates com pessoas
Publicado por Tiago às 21:22 1 comentários
domingo, 25 de setembro de 2005
E não valia a pena ler-lhes os vários programas eleitorais primeiro?
Publicado por Tiago às 16:36 0 comentários
Divisão da PSP da Alta de Lisboa
(imagem vergonhosamente roubada ao Pedro e adaptada)
Publicado por Tiago às 00:27 3 comentários
sábado, 24 de setembro de 2005
Jardins de S. Bartolomeu - efeito estufa II
Entretato, o futuro morador, o Sérgio Sá, criou um blog dedicado à Alta de Lisboa, o Malha 20.1, e publicou a resposta da SGAL.
Publicado por Tiago às 10:04 3 comentários
sexta-feira, 23 de setembro de 2005
Crianças e mulheres primeiro!
Publicado por Tiago às 10:46 5 comentários
Citações
Publicado por Tiago às 10:00 0 comentários
quinta-feira, 22 de setembro de 2005
Os equipamentos da Alta de Lisboa
Todos nós moradores e futuros moradores da Alta de Lisboa, queremos saber onde vão ser colocados todos os equipamentos que fazem parte do Plano de Urbalização do Alto do Lumiar (UPAL).
Caso a SGAL não desejasse colocar esta informação em "praça pública" bastaria para tal ter suprimido o menu associado aos "Equipamentos". Agora que todos já o vimos estamos ansiosamente à espera do seu respectivo conteúdo.
Publicado por Rodrigo Bastos às 23:52 1 comentários
Há por aí mais alguém que também gostasse de ter ciclovias em Lisboa?
Publicado por Tiago às 08:46 15 comentários
Colaboradores 3
"A Alta em Alta"
Publicado por Rodrigo Bastos às 00:17 1 comentários
quarta-feira, 21 de setembro de 2005
Quatro barómetros da sabedoria popular
Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Isaltino Morais e Avelino Ferreira Torres. Veremos no dia 9 de Outubro se este país tem crédito.
Publicado por Tiago às 16:03 7 comentários
terça-feira, 20 de setembro de 2005
Colaboradores 2
Caros vizinhos,
Também eu vou passar a ser colaborador neste blog!
Espero poder ser útil na qualidade de habitante da Alta de Lisboa.
Publicado por Pedro Veiga às 15:23 5 comentários
segunda-feira, 19 de setembro de 2005
Repto aos candidatos à CML
Publicado por Tiago às 21:56 5 comentários
sábado, 17 de setembro de 2005
Mata da Quinta das Conchas aberta ao público
A inauguração oficial será este fim de semana, mas já se pode dar um passeio por grande parte da mata da Quintas das Conchas. Falta ainda restaurar a antiga casa do guarda, obra que levará um pouco mais a ser concluída.
A Quinta dos Lilazes, contígua à Quinta das Conchas, é a última área deste grande espaço verde, o segundo maior de Lisboa, e ficará concluída em Fevereiro de 2006.
Publicado por Tiago às 12:11 2 comentários
quarta-feira, 14 de setembro de 2005
Nova limpeza da Alameda da Música
A iniciativa visa melhorar as condições de habitabilidade do espaço envolvente, mas carrega também um carácter simbólico, mostrando às entidades competentes (SGAL, CML, JF e UPAL) o interesse que os moradores têm em que o bairro cresça, seja um espaço para todos, saudável, e livre das suas incompetências administrativas. Para isso, é importante que todos, mesmo que não sejam moradores do Condomínio da Torre, se juntem à iniciativa. Futuramente novas iniciativas do género, noutros locais da Alta de Lisboa, poderão surgir e será desejável solidariedade e empenho de todos. Mesmo que não seja para lá estar mais do que um quarto de hora, apareçam. É importante. Uma pessoa faz muita diferença.
Publicado por Tiago às 10:47 3 comentários
terça-feira, 13 de setembro de 2005
Descruzar os braços
Publicado por Tiago às 10:32 1 comentários
sexta-feira, 9 de setembro de 2005
in PÚBLICO - Local Lisboa, dia 9 de Setembro de 2005
João Pedro Henriques
Publicado por Tiago às 18:12 2 comentários
quinta-feira, 8 de setembro de 2005
Novas árvores plantadas na rua 3
Na rua 3, entre o Condomínio da Torre e o futuro Parque Oeste, foram ontem plantas as árvores que estavam previstas. Corrijam-me se estiver errado, mas parecem-me exemplares de Liquidambar styraciflua.
Publicado por Tiago às 18:06 1 comentários
quarta-feira, 7 de setembro de 2005
A SGAL actualizou o site!
Devo dizer que não tive pessoalmente até agora qualquer razão de queixa da SGAL no processo da aquisição da minha casa. Pelo contrário, sempre se mostraram extremamente disponíveis e compreensivos perante alguns imprevistos de última hora que surgiram.
No entanto, no que tenho observado da relação da SGAL com os actuais moradores da Alta de Lisboa na resolução de problemas que surgiram durante a vivência na nova casa, e na satisfação das expectativas dos promitentes compradores quanto à assinatura das escrituras, as críticas têm sido muitas. Um pormenor sintomático da ausência de relação com o exterior era o único email disponível no site anterior estar inactivo, regressando à proveniência todos os emails para lá enviados.
As críticas que várias pessoas e blogs lhes fizeram foram duras, mas justas. Nunca procurámos degradar as relações, denegrir o projecto ou a empresa. Mas é necessário, para que o projecto possa realmente tomar forma e ser atractivo, que a comunicação entre pessoas e entidades envolvidas na Alta de Lisboa seja o mais franca, civilizada e honesta possível.
Há coisas na Alta de Lisboa que me seduzem intensamente, outras que me deixam apreensivo, mas só com vontade de todos, sem costas voltadas e cara feia, podemos melhorar a qualidade de vida de todos, os que foram realojados, os que vieram para cá morar, os que trabalham em empresas relacionadas com a construção e manutenção da Alta de Lisboa e que certamente não gostam de voltar ao fim do dia para casa com a sensação que o resultado do seu trabalho não está a ser apreciado.
Não depende apenas da SGAL, da CML e da UPAL o sucesso do projecto. Depende, muito, também dos moradores. Iniciativas como a limpeza da Alameda da Música são necessariamente simbólicas, não sendo exigível que sejam os próprios moradores, uma ínfima parte deles, que generosamente se ocupe dessa manutenção. Mas iniciativas destas têm um valor inestimável porque mostram que há interesse de humanizar as ruas, a vida das pessoas. No entanto, cabe às entidade criadas para esse efeito assegurar a manutenção dos espaços públicos.
Apesar do Verão tumultuoso que foi vivido na Alta de Lisboa, na crescente sensação de insegurança que os moradores têm vindo a sentir, é necessário ter coragem, ter esperança e querer qualidade de vida. E, em pequenas coisas como sair à rua para tomar um café, ir ao minimercado mais próximo, passear pela rua, sentir o bairro, se desvanece o medo, se esbate a diferença. Não é tudo, não chega, e há outros problemas mais profundos que necessitam intervenção séria, mas ajuda no dia-a-dia.
A renovação do site da SGAL é uma face visível da mudança de atitude do principal promotor da Alta de Lisboa. Tenhamos esperança que não seja uma mudança apenas superficial, de fachada, mas também uma mudança de atitude perante as pessoas que vivem na Alta de Lisboa.
Publicado por Tiago às 23:48 3 comentários
terça-feira, 6 de setembro de 2005
in Expresso de 3 de Setembro de 2005
Despesas Ilegais em Lisboa
E como pior que duas más notícias, só três más notícias:
Publicado por Tiago às 20:26 9 comentários
A limpeza da Alameda da Música
O morador Luís Lucena, um dos dinamizadores da iniciativa, enviou-nos (a mim e ao Rodrigo) este email a dar conta das suas impressões acerca do ano de vida que já passou na nova casa:
A LIMPEZA DA ALAMEDA DA MÚSICA
INTRODUÇÃO
Começo por dizer que, apesar do que escrevo nas linhas seguintes, as melhores soluções para os nossos problemas deverão sempre contar com a colaboração das entidades que devemos respeitar - enquanto entidades com responsabilidades directas objectivas - nomeadamente, CML/UPAL, SGAL, Administrações dos Condomínios, bem como com outras entidades como a Junta de Freguesia, a PSP, Polícia Municipal, etc... por muitas ineficiências que constatemos no dia a dia.
O QUE FOI FEITO
FILOSOFIA DE ACÇÃO
Felizmente que no Condomínio da Torre 15.5 ocorreu um fenómeno de um certo sentido de solidariedade e de espírito de grupo por parte de alguns vizinhos. Fui candidato (já por duas vezes; e perdi em ambas as ocasiões) à Administração do Condomínio. Tendo criado alguns anti-corpos (...), também fiz muitas amizades. A verdade é que acabo por estar um pouco no meio de algumas coisas. O que não faço é pedir desculpa por existir, por defender o que é meu/nosso ou por tomar a iniciativa de algumas acções, que muitas vezes são acompanhadas por alguns vizinhos. Não se entenda qualquer vedetismo por esta postura; mas não recuso o protagonismo. Também não acredito em "população de anónimos"; na minha visão, as pessoas têm nome (contrasta com "a-nónimo", negação de nome), devem preservá-lo e o que fazem devem procurar fazer bem, respeitando o próximo e assumindo essa feitura e as suas consequências.
O objectivo é fazer e fazer bem.
Complementa (e contrasta com) o não fazer e o fazer mal (não é preciso especificar novamente, pois não?).
É concreto (isto é, materializa soluções), moralizador (isto é, quanto mais nos batem e nos tratam mal - CML, SGAL, Administração do Condomínio -, mais é preciso fazer para tapar os buracos por eles criados) e envolvente (agrupa pessoas com visões semelhantes sobre boa vizinhança e sobre qualidade de vida urbana).
FUTURO PRÓXIMO
Vamos voltar à Alameda da Música e faremos uma "varridela" até à Estrada da Torre. Desta vez foi só o "segmento" entre o 15.5 e o 15.4. Estou certo que será ainda com mais participantes. A Alameda merece e a Música também. E nós, os moradores, também!
Até breve Alameda da Música e Bloguistas.
Para finalizar, anexamos a fotografia dos moradores que se juntaram naquele dia. Este é o lado humano da Alta de Lisboa, da vontade das pessoas de viver num bairro saudável. A próxima iniciativa será avisada com antecedência suficiente para que o grupo seja maior!
Publicado por Tiago às 17:27 8 comentários
segunda-feira, 5 de setembro de 2005
Sondagem da semana
Publicado por Tiago às 18:06 1 comentários
sábado, 3 de setembro de 2005
WC canino
Aqui fica mais uma imagem de Amesterdão. Uma "casa de banho" para cães. Melhor, para os donos dos cães levarem os cães. Não é uma solução infalível, já que depende do civismo do dono do cão, mas ajuda.
Publicado por Tiago às 09:48 16 comentários
sexta-feira, 2 de setembro de 2005
Repto aos candidatos à CML [actualizado]
A Alta de Lisboa, como é do conhecimento de todos, é o maior projecto urbanístico alguma vez projectado em Portugal onde irão habitar até 2015 cerca de 60.000 pessoas. A CML, como principal entidade gestora da cidade, tem um papel determinante no sucesso deste projecto do qual é co-fundador.
Gostaríamos de saber quais as vossas opiniões acerca desta zona da cidade, qual o vosso diagnóstico da situação actual e que propostas têm para os seus moradores. Quais os prazos concretos que apresentam para a construção da anunciada super-esquadra, o quartel de bombeiros, o centro de saúde, instituições de dinamização social e cultural.
Agradecemos desde já todo o vosso empenho e interesse! As vossas propostas serão divulgadas nos blogs aderentes a esta iniciativa.
[post comum aos blogs da Alta de Lisboa, Condomínio da Torre, Forum Alta de Lisboa, Jardins de S. Bartolomeu, Viver bem na Alta de Lisboa e outros que se associem. Enviado também por email a cada um dos candidatos]
Publicado por Tiago às 01:18 1 comentários
quinta-feira, 1 de setembro de 2005
Autárquicas 2005 - Lisboa
Aqui ficam os links (por ordem alfabética do cabeça de lista) para os sites dos candidatos à CML:
José Sá Fernandes
Maria José Nogueira Pinto
Ruben de Carvalho
Publicado por Tiago às 15:39 10 comentários