sábado, 13 de janeiro de 2007

CML pronuncia-se sobre a Alta de Lisboa




E ao fim de 71 dias, eis que o Vice-Presidente da CML, o Vereador Fontão de Carvalho, responde ao requerimento apresentado a 31 de Outubro de 2006 pelo Deputado Pedro Quartin Graça, do MPT, eleito nas listas do PSD, baseado no abaixo-assinado que o Viver lançou nestas páginas a 24 de Outubro de 2006.

Numa resposta lacónica, mas concisa, ficam os munícipes ainda assim sem saber com que contar. Vamos por partes:

1 – Pormenores formais são agora apresentados como principal obstrução à conclusão do negócio, mais do que a falta de liquidez financeira da CML para a compra do terreno. Nestas coisas a variável temporal é a principal incógnita. Quanto é “curto prazo”? Um mês, seis meses? Um ano, dois? Tudo é possível. Há pressa? É considerada urgente a Av. Santos e Castro como o foi há anos? E como conciliar esta tomada de posição oficial com as declarações de 4 de Dezembro de 2006?

2 – Mais uma vez a subjectividade temporal, mas agora ainda mais rápida. Este “muito curto prazo” deixa os moradores sententrionais de Lisboa na expectativa. Quando as palavras se repetem e a memória não falha, fica-se com sensação de déjà vu.

3 – Este é o momento twilight zone do documento. Alguém deu pela ocupação das lojas do Condomínio da Torre que estiveram em obras no mês de Maio do ano transacto para a transferência da extensão do Centro de Saúde? Isto é física quântica por todos os lados, dobragens do espaço-tempo. Existe uma Rua Albert Einstein por estes lados e não demos por isso ainda? Fora de brincadeiras: Não! O Centro de Saúde não foi transferido ainda para as novas instalações. Está temporariamente desactivado, à espera do famigerado acordo entre CML e ARS.

4 – Confirma-se. Aliás, adianta-se mais elementos à novidade: em conversa com moradores do bairro de Calvanas soubemos que algumas dessas minutas do CPCV foram já este Sábado entregues em mão, estando marcadas algumas escrituras para dia 3 de Fevereiro. Finalizadas estas escrituras pode então avançar-se com a demolição definitiva de Calvanas e a construção do tramo Sul do Eixo Central.


E lá vão assim mais umas linhas para a lista de boas ideias para 2007. Resta-nos agradecer publicamente ao Deputado Pedro Quartin Graça o apoio e ajuda que nos deu, e continuar atentos a todos os sinais de evolução das situações.

Sem comentários: