segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Portugal Telecom na Alta de Lisboa?


E trazer a Cidade PT para a Alta de Lisboa, não era uma ideia excelente? Talvez na malha 5 ou na anteriormente atribuída à DHL, projecto que entretanto caíu. 5 mil a 6 mil trabalhadores da TMN, da PT Pro e da PT Contact, num espaço de 65 mil metros quadrados, que deverá estar operacional dentro de três anos, em 2011.

Uma ideia para a SGAL agarrar com unhas e dentes, que deverá ser apoiada também pela população. Seria um impulso extraordinário para esta parte da cidade.

[Um agradecimento para o leitor que nos deu a dica.]

Para ler a notícia inteira, cliquem aí em baixo.


Lisboa, Cascais e Oeiras disputam localização da "Cidade PT"

25.02.2008

As câmaras de Lisboa, Cascais e Oeiras estão a "disputar" a localização do futuro edifício da Portugal Telecom (PT), que irá congregar entre 5 mil e 6 mil trabalhadores do grupo, num projecto conhecido por "Cidade PT", mas a operadora ainda não decidiu onde vai instalar-se.

Em declarações à Lusa, o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou que "a autarquia tem todo o interesse em manter a PT em Lisboa e fará tudo ao seu alcance para isso". O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, revelou que o município também foi "sondado" pela PT e tem todo "o interesse em analisar essa iniciativa", tendo até já agendada uma reunião com os responsáveis da empresa, em data que não quis divulgar.

A PT está a estudar "quatro ou cinco localizações possíveis", confirmou à Lusa fonte do grupo, garantindo apenas que "ainda não foi tomada qualquer decisão" sobre a localização do novo edifício, que vai reunir entre 5 mil e 6 mil trabalhadores da TMN, da PT Pró e da PT Contact num espaço de 65 mil metros quadrados, e que deverá estar operacional dentro de três anos, em 2011.

O objectivo da maior operadora de telecomunicações portuguesa é reduzir de 16 para quatro as localizações onde a Portugal Telecom (PT) desenvolve a sua actividade em Lisboa e obter poupanças significativas em termos de custos de manutenção dos imóveis e rendas a terceiros.

Questionado pela Lusa sobre a eventual escolha de Oeiras para a localização da "Cidade PT", onde a empresa detém já um edifício no Tagus Park, Isaltino Morais escusou-se a dar qualquer informação, afirmando apenas que só "fala das empresas e escritórios já instalados" com "documentos assinados".

A 7 de Fevereiro, dia em que a autarquia assinou a escritura da Agência para a Internacionalização, Promoção e Desenvolvimento Empresarial e das Tecnologias de Oeiras (Aitec - Oeiras), o presidente da nova entidade, Luís Todo Bom, chegou a admitir à Lusa que a PT era uma da 20 empresas que o organismo gostaria de levar para o que chamou "Oeiras Valley".

Além do novo edifício, com o qual espera conseguir importantes ganhos de produtividade, os serviços da PT irão manter-se no Fórum Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, onde se encontra a administração da operadora.

Lusa

8 comentários:

Diogo Luis disse...

Penso que era uma ideia interessante mas sem uma rede de transportes públicos eficiente seria um grande problemas para a Alta.

Penso que a CidadePT tem que ser construída junto a uma estação de Metro/Comboio ou Metro/Autocarros. Por exemplo, nos terrenos do Sporting. Ou então, na Malha 5, mas com uma estação de Metro por baixo.

Já imaginaram o que são 5 mil pessoas a deslocarem-se para um único local sem uma rede de transportes viável?

PS- Eu trabalho na PT

Anónimo disse...

Junto ao stand da SGAL seria uma boa localizacao. Tem estacao de metro da Ameixoeira e o no do eixo norte/sul. Podiam construir uma torre (> 30 andares) nesse local.
PD

Anónimo disse...

30 andares na Alta, junto ao aeroporto?

Anónimo disse...

O aeroporto vai fechar, espero eu.
Ja esta' na altura de ter em Lisboa edificios a serio e nao apenas os atarracados predios suburbanos que se constroi por todo lado.
Pelo menos 40 andares de aco e vidro ja que nao ha' arte, engenho e dinheiro para construir algo como isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Burj_Dubai
PD

Anónimo disse...

Então quer dizer que na Alta de Lisboa temos boas hipóteses de vir a ter...........um marco dos CTT.
Fantástico, valeu a pena esperar.
E fica o nosso Burj Al-CTT.

Anónimo disse...

Sim à PT, Sim a uma cidade administrativa concebida com projecto arquitectónico à luz de Brasília, Sim a um Centro de Artes que atraia visitantes de todo o mundo (um gugenheim luso)

Anónimo disse...

desculpem a minha ironia mas eu tenho de escrever isto... Será que a qualidade defendida por todos nós dependerá de um edifício em que serão "depositados" 5mil trabalhadores???
realmente não há pachorra!!! falam, falam, falam, falam... e não fazem nada... com a CML que temos irá seguramente para outra localidade!!!

Anónimo disse...

Deve ir:
terrenos vagos IPO
terrenos Feira Popular
junto ao novo IPO em chelas
Portela, estará livre demasiado tarde. lamento