domingo, 24 de fevereiro de 2008

Passo a Passo III

Poucas semanas após a reunião descentralizada onde a Câmara de Lisboa ouviu uma enxurrada de queixas de moradores da Alta de Lisboa - sessão de que o JR fez eco - as reclamações continuam a vir a público. É o caso do movimento cívico Viver na Alta de Lisboa (VAL), que deu conta, recentemente, de uma população "defraudada" por falta de escoamento dos projectos planeados pela autarquia.

De um conjunto de questões diversas que o movimento enviou, por carta, à Câmara, às juntas de freguesia do Lumiar, Ameixoeira e Charneca, bem como à Assembleia Municipal de Lisboa, o VAL destaca o caso das infra-estruturas por concluir, deplorando, concretamente, que, apesar da inauguração do troço final do Eixo Norte-Sul, exista um atraso de três anos na construção de uma ligação da Avenida Santos e Castro à 2.ª Circular, dando a "aparência de desinteresse por parte da autarquia" em resolver os problemas que impedem a prossecução dos trabalhos.

"A CML tem vindo a adiar e inviabilizar o projecto, condenando-o ao insucesso, o que é grave, uma vez que foi a Câmara a projectá-lo. As pessoas que compraram casa ficaram defraudadas". Os queixosos dizem que se têm multiplicado em tentativas de contactar a Câmara, mas concluem que a única resposta recebida foi a do vereador Manuel João Ramos, do grupo Cidadãos por Lisboa, que lhes demonstrou o seu apoio. "O projecto não deve parar, a Câmara assumiu um compromisso para o finalizar", frisa Pedro Cruz, daquele movimento.

Outro problema apontado ao Plano de Urbanização do Alto do Lumiar é que algumas infra-estruturas básicas previstas em termos de serviços, desporto, lazer e culturais, não estão a funcionar. Por vezes, devido apenas amau planeamento: "No caso dos centros culturais, um deles situado no Eixo Central, verifica-se que as áreas previstas são simplesmente insuficientes", reclama o VAL.


in Jornal da Região de 22 de Fevereiro de 2008, página 6.


Mais uma notícia relacionada com o documento "Alta de Lisboa - Que futuro?" enviado pelo Viver na Alta de Lisboa - BI cívico à CML, AML, JF's, SGAL e personalidades.

4 comentários:

Anónimo disse...

do site da SGAL:

2008-02-20
Início dos trabalhos de Construção do Eixo Pedonal
Vão ser iniciados os trabalhos de execução das rótulas do eixo pedonal no território da Alta de Lisboa.

Os trabalhos serão executados com a seguinte sequência: 1 - Rótula 1 sentido descendente e Rótula 2 nos dois sentidos
2 - Rótula 1 sentido ascendente e Rótula 3 nos dois sentidos
Durante a construção da Rótula 1 sentido descendente e Rótula 2, o trânsito da Av. Kruz Abecassis e Rua Melo Antunes, é desviado para a Alameda Sérgio Vieira de Melo, após conclusão desta intervenção e durante a construção da Rótula 3 o trânsito é desviado para a Rua Melo Antunes.

Disponibilizamos um mapa com a sinalização dos trabalhos neste link.

Anónimo disse...

http://www.altadelisboa.com/geral_sgal_pt_20080220_184638.pdf

Anónimo disse...

Acho que na primeira fase das obras (primeiro mapa), fica-se sem acesso as garagens dos JSBartolomeu.
Alguem sabe quando vao comecar estas obras das rotulas?

Anónimo disse...

E que tal na Alta ?

do Publico
Lisboa, Cascais e Oeiras disputam localização da "Cidade PT"
25.02.2008

As câmaras de Lisboa, Cascais e Oeiras estão a "disputar" a localização do futuro edifício da Portugal Telecom (PT), que irá congregar entre 5 mil e 6 mil trabalhadores do grupo, num projecto conhecido por "Cidade PT", mas a operadora ainda não decidiu onde vai instalar-se.
Em declarações à Lusa, o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou que "a autarquia tem todo o interesse em manter a PT em Lisboa e fará tudo ao seu alcance para isso". O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, revelou que o município também foi "sondado" pela PT e tem todo "o interesse em analisar essa iniciativa", tendo até já agendada uma reunião com os responsáveis da empresa, em data que não quis divulgar.


A PT está a estudar "quatro ou cinco localizações possíveis", confirmou à Lusa fonte do grupo, garantindo apenas que "ainda não foi tomada qualquer decisão" sobre a localização do novo edifício, que vai reunir entre 5 mil e 6 mil trabalhadores da TMN, da PT Pró e da PT Contact num espaço de 65 mil metros quadrados, e que deverá estar operacional dentro de três anos, em 2011.
O objectivo da maior operadora de telecomunicações portuguesa é reduzir de 16 para quatro as localizações onde a Portugal Telecom (PT) desenvolve a sua actividade em Lisboa e obter poupanças significativas em termos de custos de manutenção dos imóveis e rendas a terceiros.
Questionado pela Lusa sobre a eventual escolha de Oeiras para a localização da "Cidade PT", onde a empresa detém já um edifício no Tagus Park, Isaltino Morais escusou-se a dar qualquer informação, afirmando apenas que só "fala das empresas e escritórios já instalados" com "documentos assinados".
A 7 de Fevereiro, dia em que a autarquia assinou a escritura da Agência para a Internacionalização, Promoção e Desenvolvimento Empresarial e das Tecnologias de Oeiras (Aitec - Oeiras), o presidente da nova entidade, Luís Todo Bom, chegou a admitir à Lusa que a PT era uma da 20 empresas que o organismo gostaria de levar para o que chamou "Oeiras Valley".
Além do novo edifício, com o qual espera conseguir importantes ganhos de produtividade, os serviços da PT irão manter-se no Fórum Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, onde se encontra a administração da operadora. Lusa
16
Actualmente, os serviços do operador histórico repartem-se
por 16 espaços em Lisboa