sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Evolução do Eixo Norte-Sul

O "Viver" foi mais uma vez fazer uma pequena reportagem acerca do estado de evolução da construção do último lanço do eixo norte-sul. Sabendo o que se passa com os atrasos na construção das acessibilidades da Alta de Lisboa, é natural que a abertura ao tráfego desta via seja olhada como uma forma de contornar as dificuldades diárias do trânsito automóvel. A SGAL lançou uma nova campanha de promoção dos andares ainda não vendidos com base na expectativa da melhoria dos acessos (de automóvel) à Alta de Lisboa. Na rotunda D. António Ribeiro está exposto este anúncio:

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De facto, os preços de um T3 na Colina de S. Gonçalo estão mesmo baixos. Nada como uma subida nas taxas de juro para abafar um pouco os efeitos da especulação imobiliária!

A actividade de construção do último troço do eixo norte-sul é frenética! Não pára nem aos domingos nem aos feriados como hoje, dia 5 de Outubro. A comparação entre 5 de Agosto e 5 de Outubro mostra bem o ritmo de desenvolvimento desta obra:

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5 de Agosto (fotografia de Mário Oliveira)

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5 de Outubro


O asfaltamento do viaduto do Lumiar está quase terminado e a julgar pelo número de operários especializados a trabalhar é bem possível que a obra esteja terminada dentro de uma ou duas semanas:


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Quando o eixo norte-sul abrir toda a zona envolvente vai sentir grandes alterações nos ritmos de circulação automóvel. A rede de azinhagas e de cruzamentos perigosos das freguesias da Ameixoeira, da Charneca e do Lumiar não está preparada para receber um aumento colossal de automóveis em circulação. Seria bom ter apostado num plano paralelo que melhorasse o transporte público, no sentido de promover uma ligação eficaz com as estações de metropolitano mais próximas. Com o espaço disponível teria sido possível criar ruas ou faixas exclusivas para o transporte público bem como melhorar os caminhos pedonais. Ao invés disto, a nova auto-estrada, vai certamente atrair muitos mais automóveis para o centro urbano de Lisboa.

5 comentários:

Cláudio disse...

Bom trabalho de fiscalização de obras!

Anónimo disse...

Ja agora, Pedro Veiga, sera que pode fazer o 'upload' das fotografias como o Tiago faz ? De forma a poder ver uma versao ampliada da foto emvez de fazer o link para o photobucket.
Obrigado

Pedro Veiga disse...

Caro anónimo,

Tem toda a razão. De facto o sítio onde estão alojadas as fotografias não permite essa facilidade. Vou tentar corrigir isso em breve.

Em relação ao desenvolvimento das obras verifica-se que tudo está a ficar pronto. Ontem (domingo) o tabuleiro do viaduto já estava completamente asfaltado. Estavam a arranjar as juntas de dilatação do viaduto enquanto colocavam as últimas placas de protecção lateral. Só fica a faltar a pintura da faixa de rodagem e a colocação de alguns sinais verticais o que deve ocorrer ainda esta semana. Depois só falta esperar pelo corta-fitas. Este será o factor mais imprevisível dado que estamos a lidar com a excelentíssima classe política nacional.

Anónimo disse...

Noticia de Última hora:

Lisboa
Troço final do Eixo Norte/Sul inaugurado depois de amanhã
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou hoje para quarta-feira a conclusão do Eixo Norte-Sul, com a inauguração do troço entre o Lumiar e o nó de ligação com a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL)

(noticia do site do semanário "SOL")

Anónimo disse...

Como estão na moda os radares, gostaria de saber se esta via também os vai ter e quais os limites previstos: 50, 80 Km por hora, ou outra velocidade. Esta é sem qualquer dúvida uma via rápida urbana, mas vamos esperar para ver...

A Radial de Benfica (ou da Buraca?) também o é e a sua velocidade está limitada a 80, tendo estado previsto 50 Km por hora. Refiro-me à zona em recta a meio da referida via e não ao entroncamento com a 2.ª Circular, porque aí os 50 Km não levantam quaisquer críticas. Aliás, nem compreendo porque é que a velocidade naquele local é inferior à do IC19 (100 Km).

Zé da Burra o Alentejano