sábado, 22 de setembro de 2007

IPO em Chelas, junto ao Parque da Belavista?


A notícia é avançada hoje pelo PÚBLICO. A capital portuguesa não quer ver partir mais um serviço para um concelho vizinho, propondo-se a edilidade lisboeta a oferecer um terreno de 12,5 hectares para o Ministério da Saúde transferir o Instituto Português de Oncologia das actuais instalações, na Praça de Espanha. O terreno proposto situa-se em Chelas, junto ao Parque da Belavista, onde se realizam com frequência concertos e festivais de música que se fazem sentir nos bairros envolventes num raio de vários quilómetros. Música alta até às 3h da manhã... Parece-me mau, como panaceia oncológica.

Pró-activamente propõe o Viver que SGAL, UPAL e CML se sentem à mesa e pensem a longo prazo. Dado o previsível colapso no mercado imobiliário, situação que pela conjuntura se apresenta dificilmente contornável, pondo em risco os plano iniciais para a Alta de Lisboa, não valia a pena trazer para junto de nós o IPO? Transformava-se um dos muitos baldios existentes num hospital com zona ajardinada e hotel para os familiares, como se prevê na actual proposta da CML, mas sem o prejuízo para os doentes de serem torturados pelo festival Rock in Rio pela noite dentro. Seria também uma boa forma da CML se reconciliar com um projecto que é seu.

A resposta óbvia é que isso contraria o PUAL. Mas alguém acredita que o PUAL será cumprido? Não valia a pena reformulá-lo com pés e cabeça? Apostar já em terciário, e trazer serviços que chamem pessoas de fora para o bairro?

7 comentários:

Anónimo disse...

Não seria má ideia mas aquela zona também precisa que lá seja feita alguma coisa acho que nem Bagdad (pós USA) se lhe assemelha. Aquele prolongamento da a Av. EUA e os terrenos à volta do Feira Nova e onde se faz agora a Feira do relógio devem ser do mais feio que há em Lisboa, um nojo. Em comparação isto aqui é Nova Iorque. E afinal o Rock in Rio são só 5 dias...

Anónimo disse...

Sim, e para muitos serão os últimos cinco dias de vida. Pelos menos passam-nos a abanar o capacete.

Anónimo disse...

Acho uma belíssima ideia - a Alta precisa de Serviços.
Que tal uma petição de alerta? O Stanley até pode gostar, afinal o Estado até paga, não há crise!

Gonçalo disse...

O pior cenário ainda é este:
O IPO vai para os terrenos do Rock in Rio e o Rock in Rio, por sua vez, vem para os baldios da Alta... ui, ui.

Pedro Veiga disse...

Acho muito boa a ideia. De facto a Alta precisa de um plano B porque a bolha especulativa do imobiliário já começou a rebentar o que está a afectar a velocidade de venda de casas. Com os novos acessos em funcionamento a Alta de Lisboa terá terrenos livres de grande atractivo para a instalação de várias empresas. Elas que venham porque o que precisamos aqui é de ruas com mais gente a fazer vida normal de cidade e menos miúdos e graúdos a destruírem o nosso património!

Anónimo disse...

Nao me parece que va acontecer. Acho que ja esta decidido que o IPO vai para Oeiras. E na Alta muito menos. Onde estao os 12 hectares de espaco livre na Alta ? E quem compensaria a SGAL ? Nao a CML, que tem 1000 milhoes de passivo, ou o IPO, que tem o terreno gratis em Oeiras.
Concordo que sera bom para a Alta ter mais terciario. Ter mais pessoas a trabalhar na Alta vai dar mais "vida" a zona e animar o comercio local. Mas e o que vai acontecendo, p.ex., com os 2 bancos que abriram no C. do Parque ou o Gabinete de Arquitectura nos Jardins.
Tambem nao concordo que a "bolha especulativa do imobiliario" va rebentar. Pelo menos nao em Lisboa, onde os precos nao tem subido muito nos ultimos 3/4 anos e que ainda e relativamente barato comparado com outras capitais europeias. As taxas de juro ja comecaram a baixar nos EUA e se o BCE fizer o mesmo, os precos devem aumentar.

Anónimo disse...

Allô, a proposta que vai ser apresentada, porque António Costa diz que quer o IPO em Chelas, mas ainda não foi a votação da CML, é: dar 12,5 hectares da zona verde do parque da Bela Vista para construir um novo IPO. E o que vai acontece com os terrenos do velho IPO? E dão-se 12,5 hectares do Parque? Nã... IPO vai para Oeiras, mas fica a ideia que Costa até tentou manter IPO em Lisboa.