sábado, 29 de outubro de 2005

Cafés das Calvanas

Há uns tempos dei uma volta pelo Bairro das Calvanas, tirei umas fotografias, falei com algumas pessoas, e contei depois aqui parte da impressão com que tinha ficado. Entretanto foi-me dito que havia imprecisões nalguns dados apresentados, nomeadamente quanto aos estabelecimentos comerciais.

A D. Paula convidou-me a conhecer os dois cafés ainda existentes no Bairro das Calvanas para além do Café Oliveira, a Cantina X2 e a Churrascaria S. Simão.

Ficámos de conversar ainda na próxima semana sobre as histórias do Bairro, mas deu para saber, por exemplo, na curta mas afável conversa que tivemos, que o processo de mudança de residência dos moradores das Calvanas não contempla o comércio local existente, estando neste momento os proprietários dos cafés com uma enorme incógnita quanto ao seu futuro profissional. Decorrem conversas e negociações com a UPAL.

Tendo em conta que o comércio local é um elemento fundamental para o enraizamento e dinamização da vida social e urbana da cidade, seria importante também aproveitar a experiência e motivação destes moradores tornando mais rápida a humanização das zonas novas.


Cantina X2



Café S. Simão

4 comentários:

Rodrigo Bastos disse...

O comércio local em conjunto com as colectividades são na minha opinião duas chaves mestras para "o enraizamento e dinamização da vida social e urbana da cidade" tal como tu dizes

Pessoalmente, não gostava de ver a Alta tornar-se em mais num dormitório às portas de lisboa, mas sim num bairro onde se goste e se deseje ir viver.

Pedro Veiga disse...

Concordo contigo Rodrigo. A vida da cidade depende justamente desses aspectos. A construção de muitos prédios só de habitação confere insegurança a quem os habita.

António Gouveia disse...

Bem dito.

Estas pessoas deveriam ter preferência na venda ou aluguer de novos espaços no nosso bairro

Anónimo disse...

oi galera< alguem ai conhece o Vitó, ( vitor dionisio, que foi paraquedista e que é eletricista de auto ) gostaria que me dessem o contato dele ou email se possivel, estou no brasil e gostaria de ter o contato dele pois quando deixei portugal não consegui o contato com ele. ele mora ou morava aí nas calvanas perto da associação. meu email é - josefc@iol.pt