Ainda no início do Verão deste anos, vários blogs da Alta de Lisboa fizeram junto da Carris e do seu provedor vários pedidos de esclarecimento acerca dos abrigos das paragens de autocarro. Começou aqui, continuou aqui e aqui.
A resposta a este último mostrou-nos que a responsabilidade não é exclusiva da Carris. O que se passa então é o seguinte:
A Carris estabelece a sua rede de trnsportes, define a localização da paragens, dando conta desta planificação à CML que tem então a obrigação de colocar os abrigos nas paragens de autocarro. Como foi dito também noutro post, a CML celebrou um contrato com uma empresa privada, a JCDecaux, para a colocação destes abrigos. Saliente-se também, que a a colocação dos abrigos só se efectua quando a localização da paragem é definitiva.
Ora este argumento não é de todo satisfatório numa zona como a Alta de Lisboa, que se prevê definitivamente concluída apenas em 2015. Já não basta haver arruamente não finalizados há cerca de seis anos, com passeios em terra batida, enlameados com a chuva, como ainda não se coloca abrigo na paragem porque só daqui a uns anos é que se define a localização final da paragem. Isso não é uma gestão que sirva a comunidade.
Desta forma proponho que voltemos a fazer pressão junto da Carris e CML para que a situação se resolva. Para simplificar, proponho o seguinte texto, roubado e adaptado do Rodrigo:
Exmos Senhores,
Venho desta forma requerer aos vossos serviços um pedido de esclarecimento em relação às paragens das carreiras de autocarros da Carris existentes no Alto do Lumiar.
Gostaria de saber porque razão a Carris e a CML ainda não avançaram com a instalação do equipamento de suporte às paragens, com um sistema para protecção das condições climatéricas à semelhança de outras existentes na cidade de Lisboa.
O equipamento referido seria de grande utilidade e comodidade para os vossos utentes e munícipes enquanto esperam pelo transporte público.
Agradecendo desde já uma resposta rápida e atenção a este problema,
Depois é acrescentar o nome e enviar para:
Carris: Linha.aberta@carris.pt
Provedor do cliente da Carris: provedor.cliente@carris.pt
CML - Departamento de Construção e Conservação de Equipamentos
Telefone: 217804634
E-mail: dcce@cm-lisboa.pt
UPAL - Unidade de Projecto da Alta do Lumiar
Telefone: 217510270
6 comentários:
Eu já enviei.
Eu também! Demorou 30 segundos a mandar para os 3 sítios.
É rápido, é! Depende só da vontade.
Já seguiu...
Recebi um email da Carris a dizer que a responsabilidade da colocação dos abrigos era da CML através das empresas concessionadas. Nada de novo, portanto. Faltou dizer se as paragens que estão sem abrigo são definitivas ou provisórias e, neste casa, quão provisórias são.
Posto isso, enviei outro mail a pedir este esclarecimento. Quando receber a resposta colocá-la-ei no blog e apontaremos baterias para quem tem que tomar a decisão final.
e lá foi...
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