domingo, 25 de setembro de 2005

Divisão da PSP da Alta de Lisboa


(imagem vergonhosamente roubada ao Pedro e adaptada)


A notícia do início da construção da nova esquadra da PSP da Alta de Lisboa está a deixar todos os moradores radiantes. O caso não é para menos, chegou a temer-se adiada sine die por falta de verbas. No entanto, se esta é "a" esquadra da Alta de Lisboa, a escolha da localização não parece ser a mais central possível tendo em conta que as zonas residenciais estão na imensa maioria a Norte da Quinta das Conchas (à direita na imagem). A verdade é que esta é a definição do projecto, registada no PUAL, como se pode ver nas páginas 5563 e 5566.

Também a localização da estação do Metro, no prolongamento da linha vermelha, não parece ser suficiente para abranger toda a população. Seria preferível, tanto na esquadra como na estação de metro, que fossem duas, com localização nas rotundas que servem de extremo ao Eixo Central, por exemplo. À primeira vista parece que a malha 5, onde irá ser construído um enorme complexo habitacional e comercial da autoria do arquitecto Tomás Taveira, é a grande aposta da Alta de Lisboa.

A Esquadra da Ameixoeira, adiada há dois anos, apesar de já haver local definido, poderá equilibrar a abrangência da Polícia na Alta de Lisboa. Alguém sabe onde irá ficar esta Esquadra?

3 comentários:

Tiago disse...

Caro João Tito, muito obrigado pela participação. Espero que a informação disponibilizada lhe seja útil e que traga para este blog e para a Alta de Lisboa vontade para construir algo positivo! :-)

Quanto aos comentários, percebo perfeitamente o seu alerta, mas é uma questão delicada. Infelizmente a possibilidade de comentários sem registo permite a algumas pessoas desenvolverem alguma agressividade e falta de civismo gratuito. Não estou a censurar qualquer tipo de comentário, nunca o fiz, não quero fazer. O registo no blogger também~pode ser anónimo, mas é um elemento dissuasor para o primeiro impulso que muitos sentem para atirar um calhau, percebe? Por esses acabam por pagar os menos entendidos em internet que gostariam de dar o seu contributo, mas irei brevemente dedicar um post a esta questão, explicando as razões do restringimento dos comentários e explicando como é fácil obter o registo no blogger.

Um abraço!

Pedro Veiga disse...

Com esta arrumação de alguns dos equipamentos corre-se o risco de estar a criar uma Alta de Lisboa de 1.ª categoria e uma outra Alta de Lisboa de 2.ª categoria.
Pelo que parece a célebre frase "metropolitano a menos de 500 m" não faz sentido para alguns dos empreendimentos.
Vamos ver se se criam alternativas.

Tiago disse...

Ora aí está. É isso. E no caso dos Jardins de S. Bartolomeu, a informação publicitária do metro a 500 metros foi determinante na minha escolha. As escolhas das estações de metro têm sido obscuras, mas as Câmaras Municipais têm uma palavra a dizer, assim sendo, ainda é possível alterar-se os planos de hoje.

Que se fale sobre isso.