segunda-feira, 30 de junho de 2008

2ª Sessão Pública do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa

A 2ª sessão pública do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa foi um verdadeiro sucesso.

Destaco as intervenções de Paulo Quaresma, Presidente da Junta de Freguesia de Carnide, parceiro do Grupo Comunitário de Carnide, que mostrou uma paixão e entrega aos ideais subjacentes a este tipo de redes de intervenção que a gravação do seu discurso devia ser enviada para todas as Juntas de Freguesia do país. Para que não me acusem de pertencer a facções políticas, acrescento que só no final da intervenção perguntei a conhecidos da plateia por que partido tinha este Paulo Quaresma sido eleito.

Fui digerir as ideias e este entusiasmo todo para os magníficos jardins do Palácio dos Lilases e quando voltei ao Salão de Inverno tive o privilégio de ouvir a intervenção inspiradora da Paula Atouguia, da Rede Social de Loures, que nos desafiou a aprender a distinguir o trabalho que é realmente feito pelas pessoas da vaidade institucional de um estatuto tantas vezes vazio de correspondência com o real.

Somos todos seres de um imenso potencial para aproveitar. Uns desperdiçam-no em futilidades. Outros têm tenacidade para o desenvolver solitariamente. Mas é tão bom quando se encontra pessoas sólidas para formar equipas, onde o melhor de cada um de nós é aproveitado e explorado e os defeitos corrigidos para mais destaque terem as virtudes. Está ao alcance de qualquer um. Basta querer, ter vontade, e saber procurar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Noticia do DN:
http://dn.sapo.pt/2008/06/30/centrais/pedalar_sete_colinas_lisboa.html

será que não será apenas uma medida eleitoralista, a qual será facilmente deitada fora pela CML depois de decidido todo o processo?

Devo dizer que conheço esta fantástica ideia das bicicletas partilhadas, que já se usam há uns pares de anos em Paris, Viena, Londres ou Barcelona, e digo que é, de facto uma brilhante forma de circular na cidade -prática, cómoda, barata, ecológica e saudável.

(veja-se, o funcionamento em Barcelona, em http://www.bicing.com)

Falta a Lisboa apenas um pouco mais de kms cicláveis!

Anónimo disse...

A Paula ainda anda nesta vida. Cresci com ela num bairro semelhante a Alta mas muito mais pequeno. Viviamos paredes meias com um bairro Social. Era um pouco mais velha que eu e ela organizava campos de ferias para jovens e criancas. Estes projectos eram financiados pela camara.
Nesses Veroes pintavamos parques infantis, regavamos jardins publicos, tomavamos conta de criancas cujas familias nao tinham 3 meses de ferias no Verao, aprendemos a coser e a bordar e outras coisas que agora valorizo imenso.
Outros tempos!

Anónimo disse...

Em relacao as tuas afinidades politicas, nao te acuso de nada.
Mas acho graca tu te identificares tanto com uma determinada ideologia e nao admitires a ti proprio que assim sentes.
Em democracia podemos faze-lo. Podes mais tarde mudar de ideias. Crescer. Amadurecer.
Segundo Churchill ainda estas na fase dos que se nao sao de esquerda nao tem coracao!

Ana B. disse...

Retiraste bem o sumo da sessão, Tiago. Realmente, as organizações são feitas por pessoas e são sempre as pessoas que fazem a diferença. Com o que fazem e com o que não fazem.

Ouvir o Paulo Quaresma e a Paula Atouguia foi uma delícia...

Para mim, funcionou como um "refresh" e lembrou-me a importância de saber distinguir entre o que é realmente importante e significativo daquilo que é acessório.

Lembrou-me ainda, que todos e cada um de nós somos motores e agentes de mudança. É só querer e estar disponível.

Anónimo disse...

Gostava de deixar uma sugestão: um inquérito aos moradores da alta sobre a percentgem do seu rendimento que é gasta em casa, impostos municipais água e luz...só para mostrar aos senhores no poder o que estão a fazer à classe média.

Anónimo disse...

olha que ideia engracada
era giro sim senhor
o drama e que a malta ja sabe, sao e burros e assim como nao sabem pintar passadeiras tambem nao sabem como resolver o problema!