segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dar vida à Alta

Um ideia bonita que daria mais alma à Alta de Lisboa. Com tantos terrenos baldios, à espera por muitos anos de edificação definitiva, seria interessante que os moradores pudessem rentabilizar o espaço para hortas comunitárias. Uma parceria entre as associações de moradores, a CML e SGAL. Sem encargos, sem complicações, dando oportunidade à população interessada de sentir e viver de outra forma a cidade que lhes é imposta.
Rapazes do bairro cultivam hortas para os vizinhos
KÁTIA CATULO (DN, 12 de Maio de 2008)

Terreno baldio deu lugar a uma horta comunitária

Arlete Sousa hesitou durante uns minutos. Gostava de espreitar as hortas que os rapazes do bairro cultivaram ao pé da sua casa, em Lisboa, mas também não queria chegar atrasada à procissão da Nossa Senhora Saúde, no Martim Moniz. "Quando regressar passo por aqui", prometeu ontem a pensionista de 73 anos, resolvendo assim o seu dilema.

Os "rapazes do bairro" são sete jovens do Grupo Desportivo da Mouraria e do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA) que resolveram ocupar um terreno baldio da freguesia da Graça, com tomates, morangos, beringelas ou abóboras. "O objectivo passa por fazer uma horta para os moradores da zona que quiserem cultivar os seus próprios alimentos", explica Marcos Pais, um dos responsáveis do projecto.

A ideia é simples mas deu algum trabalho. No terreno, entre a rua Damasceno Monteiro e a calçada do Monte, começam agora a surgir as primeiras couves galegas, aipos, espinafres, ou beterrabas. Antes disso, porém, foi preciso obter autorização da câmara de Lisboa, retirar o lixo, cortar o capim, arrancar as ervas e sulcar a terra. Tarefas que começaram em Outubro do ano passado e ainda não estão concluídas.

Houve até plantas e árvores que estavam condenadas à morte mas que na horta popular da Graça tiveram uma segunda oportunidade. "É o caso dos pessegueiros e das videiras que estavam em Benfica e com a construção da CRIL iam ser destruídas", conta Marcos Pais. Mas os membros do GAIA chegaram a tempo de travar as retroescavadoras e salvar o mini-pomar.

O projecto está encaminhado, mas falta ainda uma parte essencial para ser bem sucedido - a adesão dos moradores. "As pessoas têm tido algum receio de se envolverem nesta iniciativa e estão à espera que a horta entre numa fase mais avançada para começarem a participar", desabafa Marcos Pais.

Por enquanto, apenas meia dúzia de residentes dos bairros da Graça e da Mouraria têm na horta popular um talhão onde cultivam as suas leguminosas. Há, no entanto, muitos mais moradores com vontade de dar os seus palpites: "Muita gente vai passando por aqui e dando as suas dicas." António Sanches, de 71 anos, é um deles. Quase todos os dias, o relojoeiro da Graça inspecciona um a um os legumes e os frutos da horta popular: "As alfaces precisam de mais água porque estão a perder a cor", avisa o morador da rua Josefa de Óbidos, que "percebe destas coisas" porque tem uma "grande horta" em Moimenta da Beira, onde costuma passar os fins-de-semana.

António Sanches é, aliás, um dos conselheiros de Sofia Figueredo, que todas as segundas-feiras sai de casa, na Mouraria, para levar o filho ver as abóboras que semearam em Fevereiro na horta popular da Graça: "Eu e o meu filho estamos a aprender a cultivar e ainda fazemos alguns disparates", confessa a moradora de 31 anos, que vai ter de transplantar as suas abóboras porque semeou-as "demasiado juntas e agora não têm espaço para crescer".

3 comentários:

Anónimo disse...

http://www.worldmadebyhand.com/

Mr. Steed disse...

Eu sou fãnzonca das hortas urbanas, comunitárias ou não. Lembro-me de o Gonçalo Ribeiro Telles as defender há anos.

Há pessoal que as tem de modo mais ou menos selvagem. Mas eu gostava de ver mesmo era locais com algum tipo de organização. Não sei porquê fico sempre a perguntar-me se aqueles solos das hortas selvagens não estarão contaminados...

No outro dia vi uma peça num dos jornais da noite que falava deste assunto, das hortas urbanas e de como eram benéficas:

- Contribuiam para aumentar a mancha verde na cidade.

- Ajudavam economicamente pessoas de menores recursos.

- Tinham um aspecto lúdico muito importante.

- Promoviam o consumo de produtos locais diminuindo assim a necessidade de consumo de bens que necessitam de transportes poluentes.

- Promoviam o consumo de alimentos saudáveis.

Anónimo disse...

mr steed
vá para o Alentejo ou Ribatejo.
há lá muitas urtigas e silvas para serem desbastadas...
aprecie a cultura do arroz e dos morangos;
aproveite os subsidios à criação de porcos e afins...
palhaço! queres transformar isto numa cena pior ao que já está!!!
tonto!
esse "tio" gonçalo se estivesse no seu perfeito juizo tinha mais bom senso!
no tempo do Salazar não abria o pio e, comia e calava-se... aliás, podemos agradecer as suas opiniões "patriotas" e nefastas sobre o ordenamento de território na nossa cidade e arredores (fala da muy nobre e leal cidade da Amadora)
idiota!