segunda-feira, 12 de maio de 2008

As respostas da SGAL (F)

F. REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL
F.1. Genericamente, qual a sua posição face à reabilitação e realojamento dos bairros degradados – concorda com a dispersão dos seus moradores por edifícios situados em bairros de venda livre ou considera melhor no interesse de todos – realojados incluídos – a manutenção das relações de vizinhança, do tipo de habitação (maioritariamente térrea) e do núcleo que os anteriores bairros constituíam (acrescentando-lhes, obviamente, todas as condições de habitabilidade e autosustentação previstas por lei e garantidas pelo bom-senso)?

F.2. O Centro Social da Musgueira tem tido um papel essencial na integração social da população carenciada adolescente, na formação de crianças e no apoio a idosos e excluídos. A qualidade e validade do seu projecto social e educativo têm sido comprovadas pelas centenas de visitas oficiais e oficiosas de responsáveis políticos e económicos que teve ao longo dos últimos anos. No entanto, as suas instalações estão decrépitas, sendo o único conjunto de edifícios pertencentes à antiga Musgueira que ainda se mantêm de pé, mercê dos atrasos na aprovação do projecto do novo edifício e início da respectiva empreitada. Quer comentar?

F.3. Recentemente, a realização na Quinta das Conchas de uma mega-exposição evocativa das memórias do bairro, importante para reunir e promover o convívio entre populações, foi inviabilizada pela exigência, por parte da CML, do pagamento de uma taxa de utilização dos espaços verdes incomportável para as instituições não-governamentais organizadoras. Defende a manutenção da aplicação de uma taxa única sobre a utilização de espaços de lazer independentemente do sujeito, a sua aplicação tendo em consideração o mesmo ou, pura e simplesmente a sua anulação, em nome de uma maior fruição destes espaços?



A resposta da SGAL:

F - REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL

Desde a primeira hora que foram criadas condições para que se verifique uma plena integração dos moradores que foram realojados em novas habitações. Começando pela qualidade dos edifícios de habitação, passando pela construção de equipamentos e zonas verdes, pelo apoio financeiro a diversas instituições e colectividades locais, ao apoio a jovens estudantes através das bolsas Nuno Krus Abecasis, a SGAL tem dado, e continua a dar, contributos muito diferenciados para que a operação da Alta de Lisboa seja um sucesso em todas as vertentes.

A este propósito lembramos que a SGAL foi distinguida em 2007 com o Prémio INH/IHRU do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana pela construção das 47 moradias destinadas aos moradores de Calvanas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que merda de resposta é esta?????