segunda-feira, 21 de abril de 2008

Alto do Lumiar, que futuro? - CpL e Manuel Salgado respondem (B.5.)

B.5. Os arruamentos da zona apresentam algumas deficiências quer ao nível da gestão quotidiana (por exemplo, falta de pintura das passadeiras) quer ao nível do aperfeiçoamento das soluções existentes(necessidade de protecção dos peões no cruzamento do Eixo Pedonal com as vias de maior tráfego, cruzamentos rodoviários perigosos). Para alguns destes casos foram apresentadas propostas em sessão de Câmara, algumas retiradas por terem sido consideradas “pouco dignas” com a promessa, por parte de alguns vereadores, do assunto ser resolvido de modo abrangente ao nível da cidade.

Até hoje, nem ao nível dos serviços, nem ao nível dos vereadores eleitos foram apresentadas/propostas soluções. Quer comentar?


Resposta dos Cidadãos por Lisboa:




Resposta do Arqº Manuel Salgado, Vereador do Urbanismo, eleito pelo PS:

B5.
Nas reuniões já havidas com a SGAL foi transmitido que todas as questões relacionadas com o espaço público são prioritárias e que se terá de encontrar uma coerência geral a nível de acabamentos e materiais para a totalidade da urbanização.
As questões da segurança e sinalética horizontal e vertical terão de ser uniformizadas, revistas e corrigidas nas zonas em que não consideramos estarem reunidas as condições de utilização segura do peão. Estas questões foram já transmitidas à SGAL para revisão dos projectos existentes, adequação à legislação existente, correcção de situações detectadas e execução de situações em falta.

5 comentários:

Pedro Cruz Gomes disse...

Ficamos sem perceber se o Arq. Salgado não quer comentar ou se entende que compete à SGAL a pintura das passadeiras, a eliminação do perigo nos cruzamentos ou a abertura das vias fechadas á circulação, ou seja, tudo aquilo que era suposto a Direcção Municipal de Tráfego resolver.

É extraordinária a assunção de que os protestos e reclamações dos moradores da Alta podem ser infundados, uma vez que só as zonas que a CML considerar "não estarem reunidas as condições" de segurança serão objecto de revisão e correcção (sim, as pessoas normalmente queixam-se sem razão...).

A que "questões relacionadas com o espaço público" se refere o sr. vereador? Já ficámos a saber que a Porta Sul não é prioritária - há tempo para pensar noutra solução e em soluções provisórias. Também já sabemos que o Parque Oeste não é prioritário - prioritário foi colocar umas placas à prova de miopia a indicar a periculosidade do lago, quanto ao resto...

E o que significa para a CML "prioritário"? Prioritário nas reuniões com a SGAL? Prioritário nas aprovações? Será também prioritária a reformulação da rede de esgotos municipais a jusante da rede da Alta de modo a evitar a repetição das inundações do princípio do ano?

Finalmente,indica o senhor vereador que haverá projectos que não cumprem a legislação existente. Terão sido aprovados assim ou terá mudado a legislação entretanto? Se foram aprovados assim - e espero que o projecto do Eixo Central não esteja neste grupo - é grave que uma urbanização deste tamanho comporte soluções ilegais e deixe uma péssima imagem de todos que neles intervieram tanto na concepção como na sua verificação e aprovação. Se foram ultrapassados pelo legislador, será que ainda faz parte das competências da SGAL suportar a actualização de algo que já é do domínio público (os arruamentos e os parques já foram todos objecto de recepção definitiva por parte da CML não já?)?

Anónimo disse...

http://lisboalisboa2.blogspot.com/2007/05/manuel-salgado.html

Anónimo disse...

Salgado deve saber sobre eventuais ilegalidades no Eixo Central. Afinal, ele e a Risco foram quem fez parte do projecto:

- Alto do Lumiar - Projecto de Infraestruturas e Espaço Público do Eixo Central
Cliente: SGAL – Sociedade Gestora do Alto do Lumiar
Adjudicado em Outubro 1999. Entregue o projecto de execução em Maio 2007.
Projectos de Edifícios
(ver http://lisboalisboa2.blogspot.com/2007/05/manuel-salgado.html)

Tiago disse...

Desde Junho de 2007 que a CML sabe por email que falta aqui uma passadeira. Mas até agora nada fez para a pintar.

Anónimo disse...

MENTIROSO!!!
CHULO!!!
CHUPISTA!!!
SÓ QUER É TACHO!!!
E ANDAR A MAMAR À PALA DOS OUTROS!!!

ESTE TIPO MENTE COM MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS DO QUE COM OS DENTES QUE TEM!