quinta-feira, 6 de março de 2008

Pequeno comércio



Já não me lembro em que post, gerou-se nos comentários a ideia de se falar mais e dar a conhecer o pequeno comércio na Alta de Lisboa. Já se sabe que fazer um post sobre cada um não pode ser, que fazer só sobre alguns é publicidade e não estamos cá para isso, e que, se calhar, um directório seria o ideal. Mas um directório exaustivo da Alta também leva o seu tempo e mantê-lo actualizado não é trabalho a desprezar, por isso estava tudo em águas de bacalhau.

Felizmente a CML antecipou-se e fez o Lisboa Comercial. Não é exaustivo, exaustivo, mas encontrei lá muitas das lojas que frequento e outras que não conhecia. A pesquisa da imagem foi feita por "Rua Helena Vaz da Silva". Há umas recentes que não aparecem e creio que a uma delas já fechou, mas aparece quase tudo o que lá há. Fiquei com a sensação que funciona melhor a pesquisa por tipo de comércio do que por rua ou nome do estabelecimento. É uma chatice, isso, porque apanhamos tudo o que há na zona de Carnide (se calhar escrevo para lá a dizer que não faz sentido o Lumiar/Carnide tudo junto...), mas se a net for rápida passam-se depressa as páginas.

Eu cá continuo a achar que para se saber das coisas o melhor é andar na rua. Até foi na rua que encontrei um panfleto sobre este site. Mas para quem não tem tempo ou não está para isso, fica aqui a dica. Vou deixar ali na coluna da direita, também.

1 comentário:

Ana disse...

Obrigada Joana
esta e uma questao que me "preocupa".
Gostava que houvesse livraria, cafe, barbeiro, loja de brinquedos, lavandaria, padaria, mercearia, pizzaria, restaurante chines, churrasqueira, farmacia, mercado de produtos biologicos ou do produtor..., banco...

Sei, gracas a ti e a outros redactores do Viver que muitas lojas ja existem.

Vou frequenta-las a todas. e espero que sendo boas, se mantenham abertas. Viva o comercio local!
Sugiro que facam entregas domiciliarias e que tenham horario alargado para quem trabalha fora da alta.