sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Parque Oeste - Novidades


De acordo com informação prestada pelo Gabinete do Vereador do Espaços Verdes, a empreitada de implantação da rede de segurança no fundo do lago do Parque Oeste será iniciada na próxima segunda-feira, 17.

Uma vez que ficará à vista algum do equipamento hidráulico, será reforçado o policiamento do local pela Polícia Municipal.

Existe o compromisso dos trabalhos ficarem concluídos até ao final do ano.

A par da colocação de sinalética avisadora dos perigos em que incorrem eventuais banhistas - já implementada -, esta é uma medida de prevenção que procura diminuir o risco de repetição de acidentes como o ocorrido em Novembro. Medidas de fundo que visem a reabilitação do espaço em termos de uso ficarão para o próximo ano, dependentes que estão de verbas mais substanciais (e, arriscamos nós, de entendimento com a SGAL) e, como tal, dependentes do próximo orçamento.

Não temos notícias da reunião que estava em preparação Câmara-SGAL. Não sabemos se já ocorreu e, se ocorreu, quais os resultados. Sabemos que a SGAL, em uníssono com a projectista, defende que as respostas a todas as questões que foram levantadas ao longo destes meses a respeito do parque estão contidas no projecto - desde que o mesmo se leia na íntegra e não à luz do inaugurado e que constitui apenas a primeira de três fases de construção. Sabemos que a posição do Vereador se aproxima da defendida nestas páginas desde há muito: a de que - no presente - são necessários equipamentos que ajudem à fixação de utentes e que é necessário um reforço de vigilância.

Ainda que, no ano horizonte de projecto (ou seja, quando o projecto do parque estiver concluído na totalidade e quando todos os edifícios e equipamentos da Alta estiverem construídos) se conclua pela sua correcção, não será possível um acordo para a tomada de medidas, eventualmente provisórias, atendendo a que o referido ano horizonte se distancia cada vez mais?

26 comentários:

Anónimo disse...

Nos países mais desenvolvidos optou-se por instalar uma rede de CCTV para efectuar a videovigilância de muitos lugares públicos.

Anónimo disse...

E noutros optou-se por proibir ajuntamentos com mais de três pessoas.

Anónimo disse...

no presente (a negrito), podia o Vereador contratar uma vigilancia efectiva para o Parque. Porque este empurrar da responsabilidade para a SGAL ?

Apesar do grande passivo, o dinheiro nao parece faltar na CML para o plano ribeirinho, revitalizacao da baixa entre outras grandes obras para encher o olho e garantir a reeleicao...
PD

Anónimo disse...

Um sistema de videovigilância CCTV, já foi implementado em muitos lugares públicos pelo mundo fora por ser eficaz e mais económico.

Anónimo disse...

...mas qual acidente???
o puto atirou-se para lá para dar um mergulho!!!!!!!!!!!

ACIDENTE É ALGO QUE É PROVOCADO PELO ACASO, PELO DESTINO, DESPROPOSITADAMENTE...

O QUE HOUVE FOI UM PUTO QUE ÑÃO TINHA MAIS NADA QUE FAZER E LEMBROU-SE DE DAR ALI UM MERGULHO COMO TANTOS OUTROS MIÚDOS DESTES BAIRROS JÁ FIZERAM ALI, NAQUELE MESMO LOCAL...!!!!

HIPÓCRITAS AQUELES QUE ACHAM QUE O QUE ACONTECEU FOI UM ACIDENTE!!!!!

FN-PNR

Anónimo disse...

Alguém me explica para que serve a PSP, hoje? É só para ir à bola e passar multas???
O que é segurança pública, se só fazem gratificados e guardam esquadras?

Anónimo disse...

quanto ao senhor das maísculas, ninguém lhe ensinou em pequenino que é feio gritar? neste blog ninguém grita. para além de disparates ainda é mal educado!
passe bem e tome um «nervocalm», pode ser que isso lhe passe. ou será azia. que maus fígados. vá passear para o jardim, olhe, e atire-se à água, para esfriar os ânimos.

Anónimo disse...

Deve ser a mania da "supremacia" "branca". Que só se impõe a gritar.
Já mandou investigar o seu ADN?

Anónimo disse...

Ah, não liguem. Se é quem eu imagino é meu vizinho de bloco, daqueles que vivem com as cuecas enfiadas no rabo. Não faz mal a uma mosca mas tem um trauma colonial. Parece que a família perdeu uns terrenos e negócios.

Anónimo disse...

Vigilância efectiva no Parque, só com um sistema de CCTV instalado, que permita a videovigilância 24 sobre 24 horas em tempo real, e muito mais barato.

Anónimo disse...

Sistema de videovigilância já foi montado no parque. apenas subsiste uma câmara, porque as restantes foram sucessivamente vandalizadas. O parque precisa de um vigilante humano lá, no sítio, não é de sistemas que não funcionam de facto.

Anónimo disse...

De facto o que pode realmente funcionar é uma rede de CCTV que garanta a videovigilância do Alto do Lumiar, em tempo real e a tempo inteiro e com economia de recursos.

Anónimo disse...

A questao da rede de CCTV e simples. nao creio que previna muitos crimes mas ajuda muito a apanhar quem os comete. Lembro-me que tanto em Londres como em Nova York de ver imagens de terroristas a prepararem-se para cometer crimes horrendos, ao pequeno almoco em minha casa no dia seguinte ao crime.
Nao me sinto nada intimidada por viver em cidades com CCTv por todo o lado. Alias devo dizer que quando apanho o comboio no bronx, a noite. Espero sempre na plataforma mesmo em frente as camaras. E se vou levantar dinheiro tambem escolho a caixa multibanco mais perto da camara.
Sinto-me assim um bocadinho menos vulneravel!
Em relacao ao parque nao entendo porque e que nao nos juntamos todos, fazemos uma colecta e pagamos ao Rui, ou outra pessoa que esteja disponivel e com as mesma qualidades!? Entre todos os condominios da alta, calhava a cada um de nos quanto, 1 euro?
Quanto mais tempo vamos esperar pelo "omnipotente estado" ? Porque e que nao privatizamos os parques e pronto! estou farta de pagar impostos e nao ver nada, ou melhor ver pouco. Os nossos governantes sao ignorantes e portanto precisam da nossa ajuda. Ghegamos a epoca em que o povo sabe mais. Chega!
Quantos mais Loikys vao morrer, porque nao temos coragem de actuar? Sera culpa do estado ou nossa que o Loiky morreu? Afinal quem sao os adultos? Ah, e nao me venham dizer que a culpa e so da mae e do pai. Mas tambem! ja foram interrogados porque deixaram uma cc estar sozinha no parque? Cc mais velhas nao sao responsaveis. Os adultos tem de perceber que sao Adultos e que isso quer dizer um bocadinho mais do que ter mais de 21 anos!

Anónimo disse...

Londres é a capital da videovigilância. O reino Unido tem um rácio de 5 câmaras/habitante. Com a segurança não se brinca. Aceito com naturalidade o CCTV no Lumiar.

Anónimo disse...

Caro cctv, esse rácio já era. Actualmente existe um rácio de 14 câmaras/habitante no Reino Unido.

Anónimo disse...

Não quero discordar de ninguém, apenas deixo uma sugestão: usufruam do parque como ele está e verão que o sentimento de segurança aumentará. Não podemos ficar à espera que tudo esteja perfeito, nem transformar o Parque Oeste numa réplica do das Conchas. O Parque Oeste é diferente e é bom que assim permaneça. Temos de ser nós a dar vida ao parque com a nossa simples presença. Por muito que se possa melhorar, considero que é um parque bonito e a sua amplitude permite tirar partido do ponto de vista desportivo e de passeios em família. Se considerarmos só a população dos condomínios mais próximos (CT, CP, JSB) estamos a falar de um elevado potencial de utilização, suponho que mais de 500 utilizadores actualmente, não contando com os vizinhos do PER.
Basta a vontade de desentorpecer as pernas.
Feliz Natal e bons passeios no Parque...

Anónimo disse...

Complementando o que disse atrás, a falta de usufruto do que temos tão perto levou a que a proprietária da loja Frutos Velhos no CP decidisse encerrar a sua actividade no final deste ano por falta de clientes. Já estava habituado a comprar legumes frescos e fruta sem ter que pegar no carro. Se não usufruirmos das infraestruturas e serviços que nos disponibilizam, não nos podemos queixar de falta de vida na nossa "cidade". Experimentem visitar esta loja e verão que serão muito bem atendidos. Será uma pena perdermos este serviço...

Anónimo disse...

A população do Reino Unido é de cerca de 60.4 milhões de habitantes, se por cada habitante existem 14 câmaras, temos um total de 845.6 milhões de câmaras.

Anónimo disse...

Que tal pagarmos à ARAL o tal euro e a assoc contrata o tal RUI? Moro nas Conchas, até já fui lá assaltada à tarde, mas topo.

Anónimo disse...

Porque será que os ingleses têm assim tantas câmaras?

Anónimo disse...

para o anónimo do dia 15 de Dezembro à 13h... e qualquer coisa...:

QUEM USA ESSAS CUECAS É VOCÊ... QUA AGORA ATÉ FOI PARA ÁFRICA TRABALHAR...!!!

FN-PNR

Anónimo disse...

Tiago faz um post sobre a loja das frutas por favor

Anónimo disse...

Tem sido o comércio e serviços que tem adoptado em grande medida o sistema CCTV.

Anónimo disse...

Inquérito do PÚBLICO:

"Concorda com a instalação de câmaras de videovigilância nas ruas?"

Anónimo disse...

E já agora que tal construir mais prédios por cima...

Anónimo disse...

Tiago,
Ainda não ouve qualquer contacto da CML (nomeadamente do Gabinete do Vereador Sá Fernandes) à SGAL para abordagem do tema Parque Oeste.
Igualmente não ouve nenhum contacto com a Projectista.
A SGAL demonstra total disponibilidade para, nessa altura, transmitir em primeiro lugar à CML a sua posição e o seu entendimento sobre o assunto.
CarlosMC