sábado, 8 de setembro de 2007

Cidades cicláveis - elevador para bicicletas

Perdoem-me e cerrem vigorosamente os olhos os que não gostam de ver neste blog exemplos vindos de países considerados mais desenvolvidos que Portugal, com indicadores de economia, saúde, educação, enfim, com níveis de qualidade de vida superiores aos nossos, mas este blog é também feito pelos leitores que amável e construtivamente nos enviam mails com temas e fotografias para mostrar.

Desta vez foi o vizinho Rui Vera-Cruz que nos deu a dica de um sistema de elevadores para bicicletas implantado em Trondheim, na Noruega. Uma possibilidade técnica para contradizer o Marcelo que acha que “se há cidade em que não faz sentido defender a utilização da bicicleta é em Lisboa”.



Enquanto sonhamos com ruas mais pedonáveis e cicláveis, resta-nos especular como seria um sistema destes em Lisboa: obra pomposamente inaugurada, grande orgulho para o autarca no poder, um mês de funcionamento com adesão em crescendo, e vários de inactividade após a primeira avaria. Mas estou a ser negativo, bolas. Desculpem-me mais uma vez. Pensemos positivo. É muito importante congregar esforços e vontades e numa postura salutar de diálogo encontrar mais e melhores soluções para a população em geral.

4 comentários:

Pedro Veiga disse...

Genial! O ideal para Lisboa nos percursos mais acidentados!

Sobreda disse...

Caro Tiago,
Já no artigo “Colina acima, sobe, sobe a calçada!” publicado em 6 de Fevereiro deste ano no URL http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/02/colina-acima-sobe-sobe-calada.html fazíamos referência, não apenas a um, mas a dois vídeos do YouTube, sugerindo que os leitores vissem como funciona o elevador de bicicletas que disponibilizávamos nos URLs www.youtube.com/watch?v=JtB8DX70ihM e www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8

Na altura escrevia-se que “a partir de agora, aquela ‘esfarrapada’ desculpa de colina acima colina abaixo não, em Lisboa, já era. Foi-se… em duas rodas”. Afinal, provavelmente o artigo não terá sido lido, nem pela CML, nem pelo prof. Marcelo, nem pelo ‘vizinho Rui’.
Finalmente, no mesmo blogue poderão encontrar mais de uma dúzia de sugestões e pontos de situação sobre a temática das pistas cicláveis, no URL http://osverdesemlisboa.blogspot.com/search/label/Pistas%20cicl%C3%A1veis

E a solução passa exactamente por aí, em juntar “esforços e vontades e numa postura salutar de diálogo encontrar mais e melhores soluções para a população em geral”. Vejamos se em breve o novo executivo camarário se decide a abraçar aquelas propostas.

Tiago disse...

Caro Sobreda,

não tinha lido isso no vosso blog, de facto. Não posso acompanhar todos os blogs, e mais difícil se torna por não ter net em casa há quase um ano. Curiosamente o post da Joana linkado agora tinha já uma referência a estes eleadores.

Terei de ter mais atenção no futuro aos posts da Joana e ao vosso blog.

Continuação de bom trabalho em prol da comunidade.

Anónimo disse...

Vai-se realizar um passeio de bicicleta por Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que vai passar pela Alta de Lisboa:

http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=100&Itemid=2

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza a 16 de Setembro em Lisboa um passeio de bicicleta integrado na Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de Setembro dedicada ao tema “Ruas para as Pessoas”.

9h30 - Praça do Comércio

NOTA: O passeio inicia-se e termina na Praça do Comércio/Terreiro do Paço - "Aos Domingos Terreiro do Paço é das Pessoas"

Pretende-se continuar a reivindicar condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades...
(retirado de outro blogaltês)