quinta-feira, 10 de maio de 2007

Residentes de toda a Alta, associai-vos!


Aos poucos, pelas conversas que vou tendo com amigos que com sacrifício mas imenso gozo puxam a pesada carroça da ARAL, vou percebendo o gigantesco trabalho que está ser feito. No entanto, mais uma vez, o lado da comunicação tem sido o calcanhar de Aquiles. Muitas horas em reunião, muitas horas a pensar em iniciativas, muitas horas a discutir e resolver problemas que vão surgindo, acabam por nos ser transparentes por não haver um canal informativo constantemente actualizado. Mas esse trabalho aparentemente invisível, feito pela ARAL, pela KCidade, pelo CSM, entre outros, acaba por ter uma importância gigantesca para muita gente. É possível viver na Alta de Lisboa sem dar por isso, mas se esse trabalho tem importância para muitos, indirectamente também tem para todos os que cruzam as ruas sem saber o que está a ser feito.

Dizer que a ARAL está a fazer mais do que acaba por ser dado a conhecer no seu blog, não é uma crítica. Não é a mesma crítica que fazemos à SGAL e UPAL pela escassez de informação oficial nos seus meios instituídos. A ARAL é feita apenas com o esforço, dedicação e entrega de moradores. Tudo o que fazem é por pura e verdadeira entrega pessoal.

Não há tempo, por enquanto, para mais; para seu próprio prejuízo. Acredito que se essa informação passasse, melhores resultados ainda seriam conseguidos. Mas sei que as pessoas que têm construído a ARAL têm dado tudo o que têm para melhor o conseguir. E por isso acho justo incentivar. E pela força da sua representatividade, na discussão das matérias que afectam a qualidade de vida da nossa cidade, é importante que todos nos associemos, que demos um pouco de nós para garantir que o interesse colectivo seja respeitado.

Ide, ide então visitar o blog da ARAL e de caminho pedi a ficha de inscrição.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Tiago,

Eu tenho imensa pena que a ARAl tenha tão pouca disponibilidade para partilhar o que pretende fazer, quais os planos, como pretende actuar..o que já fez.
Talvez uma estratégia eficaz de comunicação, atracção e mobilização dos moradores da Alta tivesse um retorno maior ...

De facto se a ARAL não fizer nenhum esforço para atrair e mobilizar as pessoas...não é uma ARAL é um grupo de amigos.. Amigos esforçados e, possivelmente, com gostos comuns, mas ainda assim..um grupo de amigos.

A cosntituição da ARAL ocupou um espaço na nossa coumnidade que não pode, nem deve ser muito disputado (não faz sentido ter varias associações de moradores) e o seu objectivo primario devia ser, por definição, incentivar os moradores a associarem-se - dai o nome "associação" - possibilitando a defesa de causas comuns.

Se considerarmos que, para além da blogosfera, nunca tomei conhecimento da ARAL de nenhuma forma (eu uso o espaço publico e o comercio da Alta)e vamos sabendo que os membros da associação não têm tempo para comunicar com a comunidade porque estão ocupados com activodades "secretas" mas muito importantes...a "coisa" não promete.

Perdoem-me o tom, um pouco, ácido...mas, de facto, não percebo como um grupo de cidadãos empenhados e inteligentes podem ignorar que a comunicação devia ser a sua prioridade nº1.

Miguel

Anónimo disse...

Desculpem. Só mais uma nota.

No dia em que estiverem a defender uma posição qualquer numa dessas reuniões e lhes perguntarem quem é que a ARL representa..o que vão responder? Quando pergntarem quantos associados têm..o que vão dizer?

Espero estar redondamente enganado e descobrir agora que a ARAL tem centenas de associados (a Alta já tem milhares de moradores...)e que toda a gente conhece bem o que fazem, menos eu.
Há alturas em que eu gosto de ser contradito...mas dúvido.

Miguel

Rodrigo Bastos disse...

Caro Miguel,

Não posso concordar consigo pois apesar de legitimos os seus comentários são de treinador de bancada.

Porque digo isto? Porque sou membro da direcção da ARAL e infelizmente desde o inicio deste ano que a minha vida profissional e pessoal não me teem deixado dedicar o tempo que desejava a este projecto e nem o meu blog consigo manter como gostaria. Digo isto também pois acho que está a ser injusto e nada construtivo pois eu vejo o esforço que os restantes elementos da ARAL fazem para participar e fazer crescer a nossa Associação.

Isto não é "Show Business", é um trabalho que é feito à medida dos recursos e ferramentas que se têm e a máxima que se pode (e se deve) aplicar é que devarinho se vai ao longe e acredite-me que a ARAL já fez alguma diferença e está a trabalhar no sentido de ser um parceiro credivel e transparente a trabalhar no Alto do Lumiar.

Note-se que nem a própria criação da ARAL não foi fácil pois foi necessário juntar um grupo de pessoas que não se conheciam de lado nenhum e cujo denominador comum é tentar fazer o seu papel para fazer algo em prol da comunidade do Alto do Lumiar (esqueçamos aqui a denominação "Alta de Lisboa").

A Isabel Paiva nuns posts abaixo (http://viveraltadelisboa.blogspot.com/2007/04/saldos.html) lançou-lhe um repto ao qual julgo que não respondeu...Contacte a ARAL e venha ter conosco pois temos todo o prazer em conversar consigo e quem sabe não poderá ser um futuro elemento da ARAL e poderá nos ajudar a potenciar/implementar uma ligação mais eficaz com a nossa comunidade?

Se todos nós dermos um pouco concerteza conseguiremos fazer uma maior diferença

Já sabe, fica aqui mais uma vez um repto e esperamos pelo seu contacto em aralumiar@gmail.com.

Cumprimentos,

Rodrigo Bastos disse...

PS: Peço desculpa pelas gralhas de português do comment anterior mas penso que as ideias centrais estão bem claras :)

Anónimo disse...

já conheci numa ocasião na junta uma rapariga da ARAL. Falou-me do que andavam a fazer,convidou-me a participar face ao meu entusiasmo. Deu-me os contactos mas confesso que veio a crónica falta de tempo. gostava de me envolver muito mais ainda mais com os tipos que temos na camara. não prometo mas pode ser...
João Lindoso

Anónimo disse...

Caro Rodrigo,

De facto acabei por não responder á sua colega (de ARAL) Isabel Paiva, porque só vi o comentario passado algum tempo.

Agradeço o vosso convite e talvez o faça.

No entanto, não percebo em que medida é que isso responde às minhas observações que pretendem ser construtivas.

E que são basicamente estas:

- A Aral comunica mal o que é, o que faz e o que pretende fazer. Este devia ser um objectivo principal nesta altura. Se não se preocuparem em reunir massa critica de associados...tudo o resto será dificil de concretizar. Não se trata de "show business", trata-se de compreender que uma associação de moradores só é se...os moradores se associarem.

- A Aral ocupou um espaço. E bem. portanto julgo que quem aceitou participar tb assumiu uma responsabilidade. Julgo que não se pode fazer nenhum comentário a não ser que se faça mais é uma falácia.

- Os objectivos comunicados no site e as actividades divulgadas no site são difusas. Julgo que é dificil confundir a ARAL com o K'cidade ou com uma associação de apaixonados das bicicletas, uma associação ecológica ou outra coisa..

Para terminar, é evidente que aprecio, valorizo e respeito (muito) o esforço pessoal que vocês colocam neste projecto.

No entanto, tinha a expectativa que os meus comentarios (que julgo serem em tom respeitoso e educado) merecessem a vossa atenção, pelo seu conteudo.

Se para estas observações serem consideradas é necessário que os faça presencialmente ou que, inclusive, me obrigue a assumir a responsabilidade pela sua execução..então, realmente, vão ter poucas opiniões.

Se a ocasião o permitir terei todo o prazer em comparecer na próxima reunião aberta, que convocarem com os moradores, para discutir os temas que nos preocupam a todos.

melhores cumprimentos,
Miguel