segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cruzamento Estrada da Torre X Rua Helena Vaz da Silva

Esta fotografia foi tirada há cerca de 4 semanas.


Na semana passada houve outro acidente no mesmo local. Hoje de manhã, mais um! Que eu saiba, pelo menos desde que aqui moro, já conto 6 acidentes naquele cruzamento o que o torna, claramente, um dos "pontos negros" da Alta de Lisboa.

Quem por ali passa sabe que a visibilidade, principalmente de quem circula na Rua Helena Vaz da Silva, é nula: i) o declive acentuado na Estrada da Torre impede de ver os carros que se aproximam até estes estarem demasiado perto; ii) o corte ao trânsito de uma das vias da Estrada da Torre (que não percebo porque se mantém neste momento) torna o cruzamento confuso; e iii) o paralelipipedo de cimento que se encontra em frente ao separador das duas vias da Estrada da Torre impede ainda mais a visibilidade.



Felizmente, penso que nenhum dos acidentes teve consequências graves. Mas o seu número é já suficiente para que a resolução deste problema se torne urgente. Penso que lombas não são uma solução, já que a velocidade, ali, não parece ser um problema (ao contrário de em vários outros sítios). Talvez uma rotunda? Semáforos? Alguém que perceba do assunto tem alguma sugestão?

11 comentários:

Pedro Santos disse...

No site da CML:

Competências da Câmara Municipal:
...
4. Outras competências
...
d. Deliberar sobre tudo o que interesse à segurança e comodidade do trânsito nas ruas e demais lugares públicos e não se insira na competência de outros órgãos ou entidades;

Acabei de mandar uma mensagem para o email do Munícipe na tentativa de perceber se a resolução do problema exposto pela Joana se insere nas competências da CML.

João Tito Basto disse...

Uma correção, a Estrada da Torre segue pela direita para o bairro da Cruz vermelha, aquele troço era a Azinhaga da Musgueira, agora chama-se Avenida Carlos Paredes.
Apesar de ser responsabilidade de C.M.L., na última sessão pública da Junta de Freguesia do Lumiar tive oportunidade de alertar para essa situação, a junta sempre pode ajudar fazendo alguma pressão. A responsável pela mobilidade da Cãmara, a vereadora Marina Ferreira também já está ao corrente da situação, claro que é sempre bom que haja pressão de todos os lados para que o problema se resolve rapidamente.

Anónimo disse...

com a pressa com que a SGAL se encontra a fazer pequenos melhoramentos (leia-se ajardinamento e afins) devido ao lançamento na próxima semana de mais um empreendimento (o tal do tudo ou nada)quem sabe estão disposto a encontrar uma solução ou pressionar o departamento da CML para a resolução do problema ....

Anónimo disse...

mas que empreendimento vai ser lançado para a semana?

Anónimo disse...

Estanto uma das faixas ainda encerrada, ou seja, estando a "coisa" ainda em andamento, o melhor seria colocar bandas sonoras na Estrada da Torre e sobretudo tirar aquele bloco de cimento que tapa a visibilidade de qem quer cruzar essa mesma Estrada da Torre.
Quando abrir a faixa ainda fechada, só vejo uma solução: semáforos.
Pior mesmo é o "cruzamento" anterior junto à esquina do Parque das Conchas onde convergem 5 vias e muitos condutores que não sabem interpretar o Código da Estrada. Aqui, só vejo como solução uma rotunda.

Anónimo disse...

O PROBLEMA SÓ VAI SER RESOLVIDO QUANDO MORRER ALGUEM.

MAL DE UNS PARA BEM DE OUTROS!
INFELIZMENTE - SÓ ESPERO QUE NÃO SEJA EU A VITIMA.

A CML TEM CONHECIMENTO, A JUNTA TEM CONHECIMENTO, A SGAL TEM CONHECIMENTO SÓ FALTA O PÁPA, MAS JÁ AGORA É DE ENVIAR PODE SER QUE ELE POSSA DAR UMA MÃOZINHA!

Unknown disse...

Realmente o cruzamento junto ao P. das Conchas tb é uma confusão e concordo com a rotunda... Mas felizmente ainda não houve nenhum acidente aí! (q eu saiba).

Pedro Cruz Gomes disse...

Apanhei vários sustos nesse cruzamento e, sempre que posso, vou por caminhos alternativos.Também não percebo porque é que a Estrada da Torre tem o lado do futuro lado ascendente fechado ao trãnsito (só está aberto aos moradores)- não estou a ver nenhum facto que impeça a sua abertura. Mas isso deve ser de mim que sou distraído e às vezes falo de assuntos de que não percebo nada. Talvez alguém da SGAL ou de algum dos vários departamentos da CML possa esclarecer?
E já agora: alguém consegue informar a data de saída do estaleiro do A.J.NEves de modo a se acabar aquele primeiro cruzamento da Estrada da Torre?
(E não acho que o empreiteiro tenha alguma responsabilidade no assunto - ele está ali há muitos anos; a Alta é que se meteu à volta dele...)

Anónimo disse...

Boa Noite,

Parece-me que o sentido ascendente está fechado, para não tornar o cruzamento ainda mais perigoso. Se estivesse aberto, provavelmente haveria muitas pessoas a ficarem "atravessdas" enquanto aguardam a possibilidade entrar.

Relativamente ao cruzamento junto ao P. das Conchas, julgo que agora é que ficou verdadeiramente perigoso... "Alguem" teve a bela ideia de colocar uma vedação e uns paineis em torno da Malha 5.
De facto colocaram paineis que retiram toda a visibilidade para quem vem da "rotunda grande" (qual o nome desta avenida?) em relação a quem vem da direcção do Pingo Doce. Isto agrava o facto de as prioridades estarem sempre baralhadas aqui...

O que me parece é que ninguem com responsabilidade no planeamento do transito pensa em nada disto...de facto o tunel do Marques deve ocupar a atenção toda que já não é muita...

Anónimo disse...

A malha 5 terá sido vedada para evitar abusivas descargas de entulho que ali se verificavam e que condenariam o espaço em pouco tempo a transformar-se numa lixeira.
Boa opção portanto.
De qualquer forma teria de ser sempre vedada quando se iniciarem os trabalhos de construção naquele local.
Quanto à falta de visibilidade na aproximação ao cruzamento junto ao Parque das Conchas e do Páteo S. João de Brito, parece-me ser uma questão de fácil resolução se os condutores observarem as regras de trânsito, isto é circularem a velocidade não superior a 50 Km/H, o que geralmente não acontece verificando-se naquele local velocidades altas e aproximações ao cruzamento verdadeiramente "Kamikazes".
Observei na Verdizela - Concelho do Seixal- lombas de enorme dimensão que se o carro as transpuser a 70 Km/H é capaz de já não sair dali.
Se calhar também seria uma solução para os street-racers que já apareceram por aqui e beneficiam da madrugada, das boas rectas e da falta de vigilância policial para sujeitarem todos ao infernal incómodo das suas máquinas.
Quem os não ouviu ainda?

Anónimo disse...

Pois...
Mas enquanto não tivermos a certeza que todos circulam a 50 km/h...ou menos, visto que é um cruzamento..era bem melhor não retirarem a visibilidade.
Não lhe parece ?
De facto se todos circulassemos de bicicleta a questão tb não se colocava.

Quanto á necessidade de vedarem o espaço, parece-me bem.

Miguel