segunda-feira, 5 de março de 2007

Crise?

Photobucket - Video and Image Hosting

No blog "malha 20.1" há uma referência a esta notícia publicada no Diário Económico:

"Projecto urbanístico da Alta de Lisboa em crise
Stanley Ho despede gestor do empreendimento por não cumprir metas de vendas, por Nuno Miguel Silva

Stanley Ho, accionista maioritário da promotora imobiliária SGAL, demitiu Carvalho Fernandes, presidente da Comissão Executiva (CE) desta promotora imobiliária responsável pela construção e comercialização da Alta de Lisboa, e substituiu-o por Amílcar Martins, apurou o Diário Económico junto de fonte ligada ao processo. Stanley Ho foi buscar o responsável pelo projecto imobiliário de Macau (Nam Van) para ”voltar a dinamizar a SGAL e o projecto da Alta de Lisboa, que nos últimos anos têm perdido embalagem e projecção no mercado imobiliário nacional”, de acordo com fonte do sector.

Além de Carvalho Fernandes, Stanley Ho impôs também a saída de mais um membro da CE, René Souto. Mantiveram-se neste órgão executivo da SGAL João Silveira Botelho, Ambrose So e Miguel Queiroz. Como saíram dois elementos e só foi nomeado um substituto, espera-se nova nomeação para ficar completa a CE da SGAL.

“A actividade e o conceito da Alta de Lisboa do ponto de vista comercial do imobiliário poderá não ser brilhante e isso deve provocar algum desequilíbrio financeiro face aos avultados investimentos que a SGAL fez e deverá fazer. Mas, mais importante do que isso é que os projectos da Alta de Lisboa não estão a sair como esperado, o que afecta o bom desempenho da empresa, a par dos ‘stocks’ elevados que devem ter para vender e do mau nível de qualidade de que os seus clientes se queixam”, sustém outra fonte do sector imobiliário contactada.

A SGAL foi fundada em 1984, para lançar o maior mega-projecto imobiliário da Europa, com uma área de intervenção de 300 hectares, dos quais 70 para áreas verdes. Previa um investimento de 1.100 milhões de euros – mais de um terço do que custo da Ota – para construir uma “cidade” de 65 mil habitantes.

Mas, já há vários anos que a SGAL não lança projectos. Dos 10 produtos referidos no seu ‘site’, cinco já estão vendidos a 100% e outros dois parcialmente. Face à rarefacção da oferta, a empresa optou por promoções, em detrimento do produto, para escoar o ‘stock’ junto de camadas sócio-económicas de menor exigência. “É necessário lançar mais um ou dois Parque das Conchas [empreendimento da SGAL de topo de gama com grande êxito] para a empresa alimentar a imagem de qualidade que tem estado a perder”, conclui outra fonte do sector."

Algo não vai bem há muito tempo com esta empresa...

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Pedro,

Somos um conjunto de bloggers independentes e criamos um blogue único: 6minutos.com, que, divido por secções, aborda variados temas: Notícias, Artes e Letras, Internet, Tecnologia, Automóveis, Viagens...

Até já!

Anónimo disse...

Logo no dia seguinte à publicação do referido artigo no DEconómico, havia também sido redigido um comentário com o título "A Alta continua em baixo?" no URL http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/15504.html
Afinal parece que finalmente se 'descobriu' que não se trata apenas de mera crise financeira da SGAL, mas também da constatação do “mau nível de qualidade de que os seus clientes se queixam".

Anónimo disse...

Um sinal de arranque..?
"
DHL cria novo centro de distribuição em Lisboa

A DHL Express Portugal, a TCN Property Projects Portugal e Stanley Ho, através da SGAL – Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, estabeleceram uma parceria para a construção do futuro Centro de Distribuição da empresa, avançou a empresa de transporte expresso em comunicado."

in.. http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=292079

Ponto Verde disse...

É fantástico ! se fosse Natal diriamos HO! HO! HO!

Anónimo disse...

!!!MAIS UM EXCLUSIVO!!! NÃO, AFINAL SÃO TRÊS!!!
Carmonga ameaça liberdade de imprensa! Líder tangerina impõe mudanças! Sindicato afronta Governo! Tudo isto e mais, sempre muito muito muito mais, em http://ohcarmonga.blogspot.com/
o blog amigo do ambiente