quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Boas ideias para 2007 - Bicicletas e infraestruturas para os seguranças do Parque Oeste


O Parque Oeste tem vigilância 24 horas por dia assegurada com grande eficácia por dois guardas no período diurno e um no período nocturno. Por estes funcionários terem sido recrutados junto dos antigos moradores dos bairros existentes antes da Alta de Lisboa, tem ajudado, segundo afirmam os próprios, a controlar potenciais actos de vandalismo ou utilização imprópria do espaço.

No entanto, as condições de vigilância e de permanência no parque não são as melhores. Esta é uma situação fácil de resolver, proposta pelos próprios:
- Duas bicicletas para as deslocações e intervenção dos zeladores ser mais rápida e eficaz.
- Uma casa de banho condigna e com ligação à rede de esgotos para que possa ser realmente usada como tal.



Cabe ao Vereador António Proa, que tem feito um bom trabalho no pelouro dos Espaços Verdes e na CML, a decisão resolver estes dois pontos.

Blog do Vereador António Proa – http://antonioproa.blogspot.com/
Email do Vereador António Proa – blog.antonio.proa@cm-lisboa.pt e ver.antonio.proa@cm-lisboa.pt

9 comentários:

Anónimo disse...

Bem observado!
Parece-me é que apenas um polícia de noite é um pouco inseguro!

Pedro Veiga disse...

E ainda para mais sem iluminação decente, o que à noite dá uma sensação acrescida de insegurança.

Anónimo disse...

O vereador Proa tem feito um bom trabalh, tem conseguido motivar os funcionários, está a reorganizar os serviços.

Tem sido bastante discreto mas eficaz. Mas sem dinheiro não se resolvem muitos problemas e a manutenção dos espaços verdes tem-se recentido.

A câmara gasta tanto dinheiro em assessores, em festas e em subsídios e não gasta na melhoria dos espaços para os lisboetas. E isto está a piorar.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Há dias visitei o Parque e nem lá entrei. Achei frio, inóspito, não convida a ficar. Apesar de ser amplo e não ter recantos, por estar tão deserto não oferece segurança.
Mas queria denunciar uma tentativa de assalto na Quinta das Conchas, em plena tarde de dia de semana.
Duas crianças de cerca de 10-12 anos tentaram roubar «uns trocos» às minjhas duas filhas, da mesma idade, apontando uma faca de ponta e mola ao pescoço da mais velha. Acabram por fugir após a intervenção de um segurança do Condomínio do Parque das Conchas, que passava.
O que mais as chocou foi o facto de quem passava, gente na força da idade, casais, ninguém ter intervindo, à excepção do segurança, que as conhece.
Eram 17H00, dois GNR a cavalo na ponta oposta do Parque, em pleno eixo pedonal Alameda das Linhas de Torres - R Arnaldo Ferreira (Alta de Lx).
Que segurança? A quem reportar?
Sugeria que houvesse um local no blog para reportar estes casos que não justificam perda de tempo a preencher papelada na esquadra da PSP de Telheiras, mas que podem servir de indicadores para reforçar ou mudar o método de policiamento.
Parabéns pelo Blog.

Cininha disse...

Bem , e que tal começar por ter seguranças que não andam aos pares, hein? A velha máxima 'unidos venceremos' só ajuda os 'amigos do alheio'.
Dotá-los de meios de transporte, tal como já foi dito antes aqui algures, também não é má ideia. Angariar um patrocinador para oferecer umas bicicletas, por exemplo...

Anónimo disse...

Valerá a pena organizar um abaixo assinado para o efeito? Ou será preferível inundar de e-mails o Sr. Vereador??

Temos que nos unir e assegurar que o Parque Oeste pode ser usado em segurança de dia ou de noite!

Anónimo disse...

O que o se passou no Parque das Conchas e que foi relatado neste blog por um vizinho é gravíssimo!! Infelizmente só veio reforçar a ideia que eu tinha de que os maiores problemas são causados por adolescentes...
Espero que os seguranças do Condomínio das Conchas tenham chamado a polícia e denunciado os menores, para pelo menos os respectivos encarregados de educação serem responsabilizados.

Não podemos permitir este tipo de episódios. Devemos poder gozar dos nosso parques em tranquilidade.

Temos que mostrar o nosso desagrado e preocupação aos responsáveis...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

eu sou moradora nos Jardins de São Bartolomeu, na Praça Sul, que é aberta... e por várias vezes adolescentes têm vindo para a Praça a atirar boladas ás janelas que tenham luz, atirar com pedras aos candeeiros...e até mesmo praticar "surf" com portas na escadaria de acesso à Praça! Acho muito triste que destruam o que é de todos e que todos nós pagamos. Por duas vezes já chamei a Policia, que nada fez, ie, não procedeu à identificação, apenas chamou à ordem...

E quando algum adulto têm coragem para intervir é chamado de inumeras coisas muito pouco dignas.

Desde que temos segurança no condominio a situação têm vindo a melhorar, no entanto está longe de ser ideal.

Acho que todos nós temos por obrigação de comunicar este tipo de situações, para ver se algum dia melhora.

Catarina.

João Baptista disse...

Talvez este tópico possa desaparecer das "Boas ideias para 2007 - Ainda não realizadas", pois pelo que me tenho apercebido, o Parque Oeste já não tem seguranças... pelo menos à vista. Também já não tem os patos que ai circulavam, talvez porque os peixinhos que viviam no lago maior (tentaram viver) já morreram todos (sim, para quem não sabia, houve uma época em que havia patos .. selvagens? De outros lagos? Não sei... e sim, peixinhos mortos vi-os eu hoje dia 5 de Setembro - também nunca os tinha visto). Mas o parque tem muuuitas ervas "danadinhas"... então no monte (com a subida em espiral) - quase não se consegue subir por causa das danadinhas...

Enfim, realmente parece abandonado, sem vida, nem sombra... tenho que recuperar o hábito de ir andar de bicicleta, lançar o papagaio ou jogar à bola ao final da tarde - tudo para entreter os meus filhotes claro.

Bem, continuem a postar informação útil sobre a nossa Alta... a ver se um dia chega ao que sonhámos que queriamos que fosse.