O mercado está cheio de casas para venda e parece cada vez ser mais difícil vender um apartamento onde quer que ele esteja localizado, excluindo as casas a preços de luxo, segmento que continua a vender bem.
Mudei-me para uma casa nova há pouco mais de um ano e das minhas janelas consigo contar para cima de uma dezena de apartamentos em venda “desesperada”.
Ontem, ao abrir as páginas de um conhecido jornal encontrei este surpreendente anúncio:
Fiquei a saber que um apartamento igual ao meio está em saldo. O promotor (SGAL) baixou os preços em 6 %!
Pois bem, isto de sinalizar um apartamento a 50 % dois anos antes de ser escriturado parece não compensar nos tempos que correm, sobretudo porque os juros estão a subir e há cada vez menos pessoas com capacidade de se endividar até às orelhas! O mercado está a ditar as regras!
Há 2 meses
16 comentários:
Olá.
O meu comentário não tem nada a ver com este post.
Há um tempo atrás li algures neste blog que combinavam uns "passeios" de bicicleta nos últimos domingos dos meses. No próximo domingo vai haver? A que horas? O local de encontro continua a ser no jardim das conchas? Há algum grupo que se encontre previamente na zona do jardim Parque Oeste ou Colina de S. Gonçalo?
Trouxe recentemente a bicicleta para cá e acho que seria uma boa ideia começar a dar umas voltas com quem já conhece a zona. Pode ser?
Cumprimentos,
Paulo
Tenho estado doente nesta última semana. Se melhorar até Domingo o suficiente para passear de bicicleta e estiver bom tempo, estou disponível para o passeio. Anunciaremos no blog na 6ª, mas em princípio ficará para Domingo, às 11h, em local a combinar. Sob confirmação.
ok. boas melhoras. também estive a ver a previsão do tempo e dá chuva :(
logo veremos.
xina man! magnifico man baril!
Olá.
Então está combinado o passeio para domingo. Vou avisar vizinhos e colegas que já me perguntaram quando é o próximo passeio.
Quer faça chuva, quer faça sol...ciclista não se dissolve na água :)
Rui Sousa
Vem chuva da grossa para domingo, por isso é levar um bom impermeável ou então ir preparado para o banho, com vento à mistura!
Voltando ao tema do Post...
Já não era sem tempo.
Eu tenho andado angustiada com o caminho que tem percorrido a construção em Portugal.
Até agora só tenho visto construção caríssima, dita de luxo apenas porque ou o edifício é de algum arquitecto conhecido ou por causa da localização.
Em ambos os casos nenhuma dessas ditas "mais valias" é sinónimo de construção com qualidade.
Às vezes até sinto vergonha de dizer que sou arquitecta, com tanta asneira, tanta asneira, tanta asneira... que vejo e que me contam sobre as casas, novas, onde moram...
Acho que uma reciclagem não lhes fazia nada mal!
É para situações deste género que os arquitetos de interiores servem - atenção, eu não disse decoradores...
mas ninguem comenta a questao do post?
se ainda nao fizemos a escritura, teremos desconto?
Afinal 6% ainda sao umas dezenas de milhar de Euros no nosso caso. E uma percentagem consideravel do meu ordenado anual.
Quando fiz o contrato pcv disseram que os precos nao eram negociaveis. Mudaram de ideias?
Os saldos sao no Condominio da Torre (15 fraccoes) e Colina de S Goncalo (30 fraccoes).
Mudaram de ideias? Não! É o mercado imobiliário a pressionar.
Quanto aos erros de construção estão à vista de todos, quer no caso do Condomínio da Torre, quer no caso da Colina de S. Gonçalo. Neste último caso (que mais me toca) é ver as placas de pedra que cobrem as paredes a caírem por estarem mal colocadas (as massas são fracas, e a irresponsabilidade é forte, muito forte). Da janela da minha sala vejo uma dessas placas no prédio da frente a ameaçar cair. Oxalá não venha ninguém a passar no momento crítico. E passam os meses e anos e as entidades responsáveis ameaçam que vão fazer qualquer coisa, mas nada. Isto para não falar das gárgolas. Penso que estes arquitectos deveriam ir para a escola aprender física, matemática, astronomia e outras ciências importantes antes de fazerem estes lindos projectos! Perante isto, o desconto deveria ser, no mínimo , de 50%!
pois é, andam à rasca ... finalmente fez-se luz naquelas cabecinhas pensadoras...
segundo sei, no ano passado eram previstas vender 700 fracções mas só venderam 200...
agora talvez comecem a pensar em arranjar os acessos e melhorar o 'aspecto' da Alta, para que não falemos de tantos problemas nos blogues. Tenho a certeza que muita gente deixou de comprar aqui por muitos factores, incluíndo as verdades 'escondidas' reveladas nestes espaços...
Em relação aos acessos "ainda a procissão vai no adro". Em breve será inaugurado mais um troço da substituta da substituta da Av. Santos e Castro. É a resposta possível da SGAL face aos incumprimentos da CML. É mais um analgésico para tratar a grande doença da zona...
Se já fizeram contrato de promessa compra e venda não vão ter desconto nenhum. O desconto deve ser só para tentar cativar pessoas a comprar apartamentos que a SGAL ainda não conseguiu vender..
Mas acho que este desconto é sobre um preço diferente do que as pessoas que sinalizaram 50% 2 anos antes da escritura.
Em relação ao passeio de bicicleta, também já vi que dá chuva da grossa.. assim não alinho já.
É impressionante como as construtoras desses acessos substitutos andam a ganhar dinheiro!
No fundo a SGAL não deve ter falta dele, caso contrário chegaria à conclusão que venderia mais apartamentos se os acessos estivessem terminados, as placas e painéis de madeira de revestimento das paredes estivessem limpos e em bom estado...
Parece que o Mr. Stanley anda com falta de vista, ou de visão, como preferirem!!!
Ouvi dizer que irão lançar a nova malha 6 para Fevereiro, é verdade ?!?!?
E já agora ainda não percebi a dos acessos alternativos. Vamos tds pela outra estrada ( e fica td na mm ) ou vamos numa direção por uma e noutra direcção por outra ???
Voltando às bicicletas, para já a previsão não é má.
Podem ir acompanhando em:
http://br.weather.com/weather/local/POXX0016?x=9&y=22
Rui Sousa
Enviar um comentário