terça-feira, 19 de setembro de 2006

Jaime Lerner - Lição de Urbanismo

A re-ouvir, sempre, até que as nossas cidades sejam agradáveis e saudáveis como Curitiba.

Jaime Lerner em discurso directo, aqui.

(Acerca dos problemas de trânsito e das soluções com os Transportes Colectivos, ouvir a segunda parte, a partir do minuto 4.)

2 comentários:

Unknown disse...

Não conhecia o site "pessoal" dele.

Vou deixar também o link directo para a análise da Rede Integrada de Transportes:

http://www.jaimelerner.com/prefeito/rit.asp

As ideias são tão simples, a implementação de baixo custo... Às vezes acho que as ideias simples são subestimadas, ao ser rotuladas de ingenuidade por burocratas complicados.

Também gostei muito da frase "Cabem às futuras gerações as soluções futuras; cabem à nossa geração as soluções que possam acontecer agora. Nós não temos a eternidade para tentar fazer as coisas. Temos o presente e a responsabilidade de abrir caminhos, buscando não o ideal distante, mas o possível já."

Por aqui as coisas eternizam-se em obras, soluções decadentes (ou ausentes) porque são supostamente temporárias e tudo vai ficar mesmo bem daqui a 20 anos. E no entretanto vem alguém que muda tudo, altera prioridades e planos. e nada fica bem, nem agora, nem depois. É como viver num "ensaio" permanente.

Tiago disse...

Tal e qual, Joana. É isso mesmo. E se as pessoas se limitarem a dizer "resolvam!" em vez de procurar, encontrar e propor soluções, estaremos para sempre entregues e sujeitos à mediocridade dos governantes, saídos da mediocridade das populações.