quinta-feira, 2 de março de 2006

Sábado à tarde

No próximo Sábado vai haver festa na Alameda da Música e nas ruas junto ao Condomínio da Torre. É a inauguração do Centro de Inovação Comunitária da Alta de Lisboa, do programa K'Cidade. Se o tempo ajudar, promete ser uma tarde animada, com danças, pinturas e jogos. Mesmo daquelas em que apetece estar na rua, principalmente quando se é miúdo.

Estou muito entusiasmada com este programa. No domingo passado sempre fui almoçar ao Bairro Alto, e gostei bastante do que vi, de conversar com a equipa, de ver os miúdos que organizaram aquilo tão entusiasmados. Mais tarde farei um post sobre isso. De qualquer modo poderão conhecer vários deles no espectáculo de Sábado.
Continuar a ler
Entretanto, deixo aqui em baixo a apresentação formal do K'Cidade e o programa provisório que animará a inauguração. E um pequeno alerta aos moradores do Condomínio da Torre para estarem atentos a avisos e informação sobre o eventual condicionamento de estacionamento em algumas das ruas, durante o fim de semana.

Inauguração do Centro de Inovação Comunitária da Alta de Lisboa
próximo dia 4 de Março

O K’CIDADE – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano vai inaugurar no próximo dia 4 de Março, pelas 17.00h, o Centro de Inovação Comunitária na Alta de Lisboa, um espaço aberto à população residente na Alta de Lisboa, que servirá como pólo catalizador de diversas actividades de promoção do desenvolvimento das populações mais vulneráveis.

Este evento contará com a presença de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio e de vários Ministros e Secretários de Estado, associações empresariais, bem como outras individualidades.

Contará também com a presença das organizações a trabalhar neste território e de moradores da Alta de Lisboa que irão participar activamente no evento, quer na preparação da exposição das actividades das organizações locais, quer no programa de animação.

O Centro de Inovação Comunitária do K’CIDADE é composto por 4 lojas, cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa. As lojas terão as seguintes funções/valências: atendimento ao público, desenvolvimento de actividades comunitárias, espaço administrativo de apoio à equipa de terreno, sala de formação, apoio ao empreendedorismo, ao associativismo e outros projectos comunitários, em função das necessidades identificadas pela comunidade. O Centro terá também à disposição da população um espaço digital, onde serão desenvolvidas actividades no âmbito da formação e certificação de competências na área da informática, bem como acesso à internet com apoio especializado.

A festa de inauguração terá início pelas 14h, com o seguinte programa provisório:

15h00
- Atelier de Dança Africana
- Atelier de Percussão (por confirmar)
- Atelier de balões/jogos pedagógicos

16h00
- Atelier de Ranchos Folclóricos (por confirmar)
- Atelier de Freestyle
- Atelier de pinturas faciais

17h30
- Inauguração do Centro de Inovação Comunitária

18h00
- Intervenções

18h30 - Cocktail e Espectáculo:
- Canhão d’ África
- Grupo de Teatro do Centro Social da Musgueira
- Wesa
- Grupo de Danças Ciganas
- 100% BCV
- Grupo de Danças do Centro Social da Musgueira
- Rancho Folclórico dos Inválidos do Comércio (a confirmar)
- Lançamento CD “No Bairro”
- Gatos Fedorentos do CAF
- Chullage (a confirmar)

O K’CIDADE é um Programa de Desenvolvimento Comunitário que tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações mais vulneráveis, residentes nas áreas urbanas de Portugal, capacitando-as no sentido de identificarem necessidades e conceberem, elas mesmas, soluções que contribuam para o seu desenvolvimento. O K’CIDADE é uma iniciativa da Fundação Aga Khan em parceria com diversas entidades, designadamente a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Sintra, a Hewlett-Packard, a Central Business, a Associação Criança e a Associação de Comércio e Indústria de Sintra. O K’CIDADE é também co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.

Sem comentários: