domingo, 26 de fevereiro de 2006

Eixo Norte-Sul



E para que não digam que deixei definitivamente de postar sobre a Alta de Lisboa, aqui vão duas fotografias do eixo Norte-Sul. Desde as primeiras que tirei, esta e esta, os avanços são notórios.
Continuar a ler


O eixo irá agora esventrar o Lumiar, voando num viaduto que se prevê estar pronto daqui a um ano. Centenas de pessoas passarão a ter como vista e companhia junto às suas janelas e varandas os milhares automóveis que cruzarão noite e dia a nova estrada. Era evitável? Podia ter-se optado por uma solução em túnel, poupando os moradores à poluição atmosférica, visual e sonora?

Sim, se se tivesse conjugado essa solução com o túnel do metro. Agora é tarde e impossível.

4 comentários:

Rodrigo Bastos disse...

"Centenas de pessoas passarão a ter como vista e companhia junto às suas janelas"... Faz-me lembrar o viaduto que fizeram em Algés. Vai passar assim tão perto de habitações?

nuno mac disse...

Bom dia,

O eixo norte sul está desenhado e planeado desde da construção da Ponte 25 de Abril...se a memória não me falha 1966. Tenho algumas dúvidas que os prédios que agora vão ter uma vista menos nobre, estivessem construídos nessa altura... Mais uma vez a especulação imbiliária, se sobrepõe a tudo resto, deixando a quem adquiriu a sua casa com os cabelos em pé...
Com o final da CRIL passasse exactamente o mesmo, assim como Av. Lusíada...

cump.

nuno

Tiago disse...

Não sei se será colado às janelas, mas morador mais distraído do Lumiar não vai conseguir não reparar que lá colocaram o viaduto. Já lá deste um salto? Não há muito espaço para uma estrada com seis faixas de rodagem.
Nuno, muitos dos prédio já lá estavam antes do projecto, segundo sei. Esta conversa já existiu aqui.

Pedro Veiga disse...

Penso que no verão este troço que liga a Ameixoeira à CRIL estrá pronto, ficando a faltar o grande viaduto do Lumiar.