sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

"Cidadãos Anónimos Salvaram Azulejos de Sá Nogueira"
























Jornal Público, 3 de fevereiro de 2006

Este foi o título escolhido para o artigo que hoje saiu no jornal Público sobre o painel de azulejos de Sá Nogueira. Fomos um dos blogs que alertou para o que estava a acontecer, apesar de por enquanto nada estar resolvido, as notícias começam a ser animadoras. Vamos continuar atentos e esperar que a C.M.L. comece rapidamente com a recuperação do painel.

Texto da notícia do jornal Público:

Cidadãos anónimos Salvaram azulejos de Sá Nogueira da Ruína

Não fosse o interesse e a perseverança de meia dúzia de cidadãos anónimos e o painel de azulejos de Rolando Sá Nogueira no prolongamento da Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa, uma das últimas obras do pintor falecido em 2002, podia ter os dias contados. Isso mesmo indicava o demasiado evidente estado de degradação do painel, que se acentuava a olhos vistos de dia para dia perante a incredulidade de quem por lá passava. O primeiro alerta foi dado na morada de Internet www.amnesia.weblog.com.pt, no início de Janeiro, por um cidadão que se declarava “em estado de choque” ao constatar que eram já muitos os azulejos em falta no painel, tanto nas faixas verdes como nas borboletas de várias dimensões que o compõem, e muitos outros os que ameaçavam cair e partir-se. Ao apelo, repetido depois com fotografias que tinhas dez dias de intervalo mas indiciavam bem como os próximos meses podiam ser fatais, seguiram-se referências noutros blogues e e-mails enviados para diversos serviços da Câmara Municipal de Lisboa. A boa notícia, que é também uma prova do valor de cidadania como este, é que a autarquia garante que “ já tomou conta desse problema”, prometendo “em breve” remover os azulejos para que sejam restaurados a partir dos planos originais de Sá Nogueira. Segundo o assessor de imprensa do vereador da Cultura, , vai também ser construído um muro para contenção de terras com caixa de ar para suportar o painel, para que a ruína que alguns cidadãos anónimos conseguiram impedir não volte a ameaçar a obra do pintor.

Inês Boaventura

2 comentários:

Tiago disse...

Já te tinha dado os parabéns no Amnésia, mas volto a dar aqui, por teres dado o primeiro aviso e continuado a insistir até que se prometesse fazer qualquer coisa.

Um abraço!

Rodrigo Bastos disse...

Este é mais um exemplo de como a blogosfera se está a tornar num local de excelência para a promoção da cidadania activa e que pode ser posteriormente projectada para a sociedade civil por intermédio da comunicação social. Aqui fica também a nota minha nota positiva à jornalista do jornal público

João, da minha parte só te tenho a dizer que acho este trabalho exemplar e tenho esperanças de que o bichinho começe a pegar... ;)))

um abraço,
Rodrigo