segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Parque do Monteiro-Mor

Um dia depois do Pedro exultar com o Parque das Conchas, venho mostrar-vos outro jardim fabuloso da cidade de Lisboa, bem perto do Alto do Lumiar.



O Jardim pertence ao Museu Nacional do Traje e da Moda, mas a entrada pode fazer-se também pelo Museu Nacional do Teatro. Ficam perto um do outro, no Paço do Lumiar. No mapa é visível a Av. Padre Cruz, a separar a imagem verticalmente, com os vários empreendimentos da Alta de Lisboa à direita e o jardim bordado a vermelho à esquerda.

O jardim é visitável pela módica quantia de 1,5€, e é um local aprazível para passar uma bela tarde de Domingo. O Museu do Teatro, instalado no Palácio do Monteiro-Mor, tem também uma cafetaria que serve almoços. Aconselho vivamente a vasta variedade de sobremesas!









7 comentários:

Pedro Veiga disse...

Também conheço bem este jardim! É grande e muito bonito e tem árvores centenárias ou quase! O único senão é o ruído constante da Av Padre Cruz.

Pedro Cruz Gomes disse...

Tiago, o jardim penso que ainda se chama "Parque do Monteiro-Mor" e estava integrado na propriedade cuja casa senhorial constitui agora o Museu Nacional do Traje - assim, provavelmente, se "pertence" a algum deles, pertencerá com mais propriedade a este.

De facto o parque é fantástico, com algumas - a maior parte, in fact - árvores centenárias mandadas importar especificamente para a constituição de um jardim botânico no local. Chama-se "Do Monteiro-Mor" por, obviamente, ter pertencido ao monteiro-mor do rei que, penso, seria um Palmela (ou um Sousa e Holstein?)
Aqui, pode ler-se mais: http://www.museudotraje-ipmuseus.pt/cgi-bin/sta2_1.asp?LINGUA=1&op=22

Tiago disse...

Bem!!! Obrigado, Pedro! Vou ter que violar uma das regras do livro de estilo blogger e alterar o post. É chato mas torna-se mais correcto.

Um abraço, já agora aos dois Pedros!

Jorge disse...

Parabéns pelo seu blog. virei visitá-lo sempre que me seja possível.

Kate disse...

Aproveito para acrescentar que a entrada no parque é gratuita aos Domingos de manhã.

Jaime Silva disse...

Pois é! O Parque é lindíssimo! Só que quando o fui visitar para o fotografar para o meu blogue http://olhareslisboa.blogspot.com/ esqueci-me completamente que era 2ª feira e estava fechado... Não me aborreci demasiado porque queria igualmente fazer a pé a Estrada do Lumiar, Estrada do Paço do Lumiar e por aí fora até ao Jardim da Luz. Fiz algumas fotos interessantes. Um dia destes voltarei (que não a uma 2ª feira! ao Parque do Monteiro-Mor.
E parabéns pelo seu blogue!

Tiago disse...

Kate, obrigado pela informação. Jorge e Jaime, obrigado pelas visitas e pelos elogios.