sábado, 7 de janeiro de 2006

Alta de Lisboa emprega jovens


Um projecto comunitário vai apoiar a população jovem, desempregada e carenciada da Alta de Lisboa

«São jovens, vindos dos bairros degradados da Charneca e do Lumiar, com baixa escolaridade e por isso mais sujeitos ao estigma do desemprego. Para combater a discriminação e as desigualdades no mercado de trabalho sentidas por esta população desempregada e residente na Alta de Lisboa está a ser implementado um projecto — o e-re@l — financiado pela União Europeia e promovido por várias entidades portuguesas.

«Este projecto está inserido na iniciativa comunitária Equal e conta com uma parceria de desenvolvimento, composta por várias entidades, entre as quais o Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, Associação Empresarial da Região de Lisboa (Aerlis), Universidade Católica, Câmara Municipal de Lisboa e empresa informática Keops», refere Ana Adega, coordenadora do projecto.

«O projecto está em fase de arranque e a ideia é criar uma bolsa de empregadores para estes jovens, através das empresas municipais e da Aerlis, que faz a ligação ao tecido empresarial», pormenoriza a responsável. Além dos contactos com as empresas, o «e-re@l» pretende criar ainda um portal do emprego, com dicas e sugestões que permitam acompanhar o processo de inserção profissional destes jovens, bem como promover cursos de formação «pensados à medida para este público-alvo, que tenham em conta as capacidades e as competências destes jovens», sublinha Ana Adega.

Com uma população de 10.300 pessoas, os realojados na Alta de Lisboa são essencialmente jovens (42% têm menos de 25 anos), em regra com baixas qualificações escolares (35% não completaram a escolaridade obrigatória) que os arrastam para uma taxa de desemprego significativamente superior à cidade de Lisboa (24% para os homens e 21% para as mulheres). A estrutura profissional da população activa tende a ser pouco qualificada, estando os homens ligados à construção civil e à reparação e as mulheres aos serviços e trabalhos não qualificados. »

Marisa Antunes in Expresso Emprego

Informação Adicional:

Sem comentários: