quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Massa Crítica - Bicicletada


MASSA CRÍTICA / BICICLETADA

27 DE jANEIRO
LISBOA - 18h00 no Marquês de Pombal

PORTO - 18h30 na Praça dos Leões


No próximo dia 27 de Janeiro, como em todas as últimas sextas-feiras do mês, realiza-se mais uma Massa Crítica. Bicicletas, skate, patins (e outros transportes não poluentes) desfilarão pela cidade de Lisboa conduzidos por cidadãos comuns.

A Massa Crítica é um evento que se tem vindo a realizar todos os meses,com um número crescente de aderentes. Apelamos a todos que se juntem a esta grande festa! Ornamentem o vosso meio de transporte, tragam instrumentos musicais, e tudo o que possa transmitir alegria e boa disposição.

A "Massa Crítica" pretende ser um movimento capaz de congregar todos os cidadãos inconformados com a supremacia automóvel. O objectivo primordial é realizar uma marcha de bicicletas, e outros meios de transporte não poluentes, com uma forte componente reivindicativa, que transmita uma mensagem pedagógica e exija a criação de políticas de mobilidade mais vantajosas para a utilização de meios de transporte ecológicos (bicicletas, patins, andar a pé).

A "Massa Crítica" é um movimento espontâneo e livremente organizado, e insere-se numa filosofia mundial de reivindicação dos direitos dos cidadãos face ao despotismo do automóvel e às políticas ecologicamente subdesenvolvidas, divulgando a existência de alternativas viáveis à utilização de transportes motorizados privados. Pretende, para além disso, ser o início de um movimento mais amplo e estruturado de activismo ecológico e social.

A "Massa Crítica" não requer grande capacidade física (dado que é uma iniciativa de grupo com uma forte solidariedade entre todos os seus membros). É aconselhável a utilização de capacete de ciclista, máscara anti-poluição e levar água. Muito mais que um protesto, a "Massa Crítica" é uma acção directa saudável, pacifica, didáctica e divertida.

Contactos: www.massacriticapt.net
massacritica-lx@riseup.net
(recebido por email)

1 comentário:

Ponto Verde disse...

Vamos divulgar, e já agora vejam o que estão a permitir no Parque Natural da Arrábida.