quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Triste CML, pobre Lisboa


CML só conseguiu fundos do QREN para uma escola depois de falhar primeira candidatura
PÚBLICO 05.02.2009, Ana Henriques

Lisboa ficou atrás de municípios como Almada, que obteve financiamento para os quatro estabelecimentos de ensino com que concorreu

No actual mandato, a Câmara de Lisboa só conseguiu ver aprovado para financiamento comunitário um único projecto de reabilitação do parque escolar, apesar de esta ser uma das prioridades da actual gestão camarária.

Depois de, no Verão passado, ter falhado as primeiras três candidaturas, alegadamente devido a um engano relacionado com a sua formalização on-line, a vereadora da Educação, Rosalia Vargas, só conseguiu ver aprovado no último concurso um dos três projectos que apresentou, o do centro escolar do Bairro do Armador, na zona M de Chelas. Cada autarquia podia apresentar um máximo de quatro candidaturas, mas Lisboa ficou-se pelas três.

A nova escola do Bairro do Armador receberá uma comparticipação de 800 mil euros no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O projecto ficou classificado em quinto lugar numa lista de 22 candidaturas. Almada, que ficou em primeiro lugar, ex aequo com Odivelas e Vila Franca de Xira, conseguiu financiamentos para todas as quatro escolas com que concorreu - Caparica, Vale Figueira, Trafaria e Almada.

O concurso em causa destina-se quer à construção de novos edifícios escolares do ensino básico e pré-escolar quer à ampliação e requalificação dos existentes. A primeira pedra da escola do Bairro do Armador, orçamentada em três milhões de euros, já foi lançada em Junho, estando previsto que a obra fique pronta daqui a seis meses. O novo estabelecimento de ensino terá capacidade para 440 crianças do jardim-de-infância e do primeiro ciclo.

A publicação mensal Jornal de Lisboa, que noticia o assunto na sua última edição, recorda os ambiciosos planos anunciados pela autarquia da capital. Foram anunciadas sete novas escolas até 2011 e obras em mais 80.

Se a equipa socialista que governa a autarquia cumprir as promessas que fez, quando terminar o mandato em Outubro deverá ter prontos ou em vias disso quatro novos estabelecimentos de ensino além do Armador: a Escola Básica Padre Álvaro Proença, em Benfica, com jardim-de-infância, mais dois estabelecimentos pré-escolares no Lumiar e nos Olivais e ainda uma escola básica em Alvalade, igualmente apetrechada com jardim infantil.

Já as novas escolas das Galinheiras e do Parque das Nações foram remetidas para 2011. Na sequência da falha da primeira candidatura, o PSD chegou a pedir que Rosalia Vargas deixasse de ter o pelouro das escolas. O PÚBLICO tentou contactar ontem a vereadora, mas sem sucesso.

A vereadora Rosalia Vargas anunciou em Setembro a abertura de um inquérito para averiguar as razões da falha das primeiras candidaturas ao QREN. Até agora não apresentou quaisquer resultados. Sempre que é questionada pelos jornalistas, a autarca remete os esclarecimentos para mais tarde.
Escrever o resto do post aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pena que, quando chegar "o mais tarde" (ou melhor dizendo, as eleições) ninguém se lembre da incompetência deste quadro da CML e lhe continue a dar votos!