sábado, 7 de fevereiro de 2009

PS / António Costa esconde informação que devia ser aberta e transparente sobre a Alta de Lisboa

PS / António Costa esconde informação que devia ser aberta e transparente sobre a Alta de Lisboa.

E a população a deixar passar o tempo, alheia a tudo. A Alta de Lisboa está atrasada, e tem na CML o seu maior inimigo.

António Costa, Manuel Salgado e uma mão cheia de assessores medíocres agem aparentemente por incompetência adiando decisões, criando entraves e complicando um projecto que deviam defender.

Quem paga a factura são os 32.000 moradores de uma zona que tem tudo para ser feliz, menos os autarcas que a sufocam.

A Porta Sul, essencial para ligar a Alta de Lisboa ao centro da cidade, viu um projecto que levou 8 anos a pensar e aprovar ser descartado por Manuel Salgado sem justificação razoável. Mais 8 anos de espera favorecem quem?

O LX Condomínio tem a obra embargada há um ano e meio depois de ter tido autorização da própria CML para ser iniciada. Razões? Um incumprimento no PUAL, que também tinha sido acordado com a CML.

O Centro Social da Musgueira, instituição que faz há décadas um trabalho essencial a centenas de famílias do bairro, com utentes desde os 3 aos 99 anos, ponto de romaria de tudo o que é político em ano de eleições, está há 8 anos à espera de novas instalações, perante a passividade da CML que nada fez para resolver o boicote que uns poucos de moradores resolveram fazer. Da Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha não se conhece uma só recomendação, carta ou email sequer a exigir solução rápida para as precárias instalações onde o CSM se encontra ainda. Lamentável.


E é esta Alta de Lisboa, muito boa no papel, muito agradável nos espaços já criados, que pode ver a sua componente humana falhar, por falhar também a componente urbanística. Não por estar errada no plano, mas pela (in)acção dos governantes da CML. Se fosse sabotagem não fariam melhor.

19 comentários:

Anónimo disse...

-nunca pensei dizer isto, mas vou votar santana se ele se comprometer com a Alta (que tal trazerem para aqui alguns ministérios e as bases de dados da Justiça que, na Expo, dizem, metem água?...)

Mr. Steed disse...

tb não é preciso exagerar :)))))

Diogo Luis disse...

Acho que se tem que exagerar nestas eleições que ai vêm! ;)

Anónimo disse...

Esta na hora de ouvir o Presidente da Republica sobre as questões da Alta, já que o vosso Blog está em baixa, sempre a chover no molhado.

Já agora faz uma entrevista à Ferreira Leite é importante ouvir pessoas que no mínimo nos faça rir!

Blá blá blá

Anónimo disse...

Já agora o melhor é chamar o Carmona...
Casa onde não há pão...

Anónimo disse...

Eu votei no PS há dois anos. Acreditei, mas vejo agora que me enganei. Não quero votar no Santana Lopes, mas talvez seja mesmo o melhor a fazer para correr com o PS da Camara. Se ele se comprometer com a Alta acho mesmo que vou votar nele. Pelo menos ele cumpre o que promete.

Anónimo disse...

Desculpem, mas conhecem o projecto do CSM?
Não gosto do projecto. Acho que está muito mal localizado e que o modelo pedagógico praticado pelo CSM merece uma escola pequena com recreio e espaços verdes.
O espaço para os jovens merece também melhor localização.
O CSM não pode ser o tampão entre a Alta e o "Kosovo".!

Anónimo disse...

Dito isto, nunca votaria no PS. Por agora o Santana tem o meu voto.

Anónimo disse...

Votam neste, votam naquele... já não era mau que votassem aqui no Lumiar.

Dos 32.000 moradores que dizem que a alta tem, quantos estão recenseados aqui? quantos votam?

Se estes 32.000 moradores dessem 15 ou 20 mil votos no Lumiar, a CML já tinha interesse no que se passa aqui.

Que tal uma campanha de recenseamento?

Depois do sucesso da rotunda..talvez funcionasse.

Miguel

Ana disse...

Para me recensear demorou cerca de 5 minutos. Levei o B.I e o meu cartão antigo de eleitora.
Os funcionários da Junta estão lá até às 6, creio!

Anónimo disse...

eu já estou lá... demorei um pouquito e ainda deu para falar com a gaja boa da secretaria da JFL... Boa malha!!!

Mr. Steed disse...

boa Miguel! observação na mouche!

o fundamental é mesmo que os moradores votem no local onde residem.

o último anónimo tb. acho que a população masculina amanhã vai em massa registar-se :)))))

Anónimo disse...

Se o Pedrinho for eleito Presidente, a primeira medida é ir buscar aos USA a assessora Mónica Lewinsky já que o arquitecto norte-americano Frank Gehry, não gosta de aturar monstros mais sim de os criar, agora falando um pouco mais sério, Ferreira Leite não é, nem nunca foi, credível, uma vez que, como há muito se sabe, os credíveis não podem, sequer por um segundo, apoiar Santana Lopes e logo uma comissão política inteira e sem excepções. Aqui há Gato ou um grande sapo por digerir.

Eu Voto sem duvidas António Costa, parabéns pelo trabalho realizado em tão pouco tempo! Força António, Força PS

Anónimo disse...

Qual trabalho realizado???

Socio da Associação BCV disse...

Sócio da Associação de Moradores Bairro da Cruz Vermelha

Tiago, o Centro Social da Musgueira e o comentário feito a Associação, na minha opinião, a Associação não tem que dar satisfações ao Blog Viver na Alta de Lisboa, apenas tem que dar satisfações aos seus sócios aquando da entrega do relatório de actividades em Assembleia Geral ou individualmente aos sócios que solicitarem informação sobre o assunto x, y, z. O Tiago é Sócio? Se não deve fazer-se por pelo que eu sei já existem moradores que vivem na Alta de Lisboa que o são.
Quando diz “…perante a passividade da CML que nada fez para resolver o boicote que uns poucos de moradores resolveram fazer…” eu estive na Assembleia de Freguesia e não eram assim tão pouco, pois ficou completamente a Assembleia cheia . http://www.jf-lumiar.pt/anexosassembleia27-09-2007.pdf., Quando diz pouco, quanto são aqueles que escrevem no seu Blog? Poucos, muito poucos e alguns até já bateram a porta.
A entrada da sede da Associação existe um placar com o nome e nº de sócios e penso que já vai em quinhentos e muitos sócios.
Não prejudique os moradores da Rua Pedro Queirós pereira;
Não prejudique a relação das Instituições;
Vcs tem feito um bom trabalho na defesa do Centro Social, devem continuar e chamar também a Associação de Moradores para a defesa do centro mas de um forma construtiva. não desta forma.

Tiago disse...

Caro Associado da AMBCV,

Ninguém está a querer prejudicar os moradores da Rua Pedro Queiroz Pereira nem as suas legítimas reivindicações.

O que se está a lamentar é a ausência de esforço semelhante na defesa de uma Instituição que sempre esteve do lado da população e é essencial a centenas de famílias.

Esta crítica não prejudica Instituições. É franca, está assinada e foi feita pessoalmente no jantar de Natal da AMBCV para o qual tivemos a maior honra em ser convidados e o maior prazer em estar presente.

Não percebo as suas comparações numéricas entre colaboradores do Viver e associados da AMBCV. O Viver nunca pretendeu ser Associação de Moradores. Não é representante da população, mas é muito representativo, como sabe.

Obrigado pela visita e pela partilha de opinião.

Anónimo disse...

Não entendo o que pretendem estas associações de moradores. Ninguém dá por elas porque divulgam pouco as suas iniciativas (têm iniciativas?) e depois ficam sempre muito ofendidas quando "provocadas". Já houve protestos das associações de moradores pelos atrasos da Alta?

Anónimo disse...

Acho que o recenseamento só tem peso para as votações na junta de freguesia. Os partidos sabem quantos moradores tem cada freguesia, independentemente de quantos estão recenseados nessa freguesia. Eu não votarei PS, votarei Santana Lopes. Porque se foi no tempo dele que a Alta mais avançou pode ser que agora seja importante ele lá voltar.

Pedro Veiga disse...

A Alta está em "águas de bacalhau" porque provavelmente quem tem o poder nas mãos não lhe interessa o desenvolvimento urbano desta zona de Lisboa. Seria uma concorrência "desleal" face aos novos grandes projectos imobiliários que estão previstos para Lisboa.
Vamos continuar neste andar lento por muitos mais anos e a pagar uns impostos muito, muito altos...