domingo, 15 de fevereiro de 2009

Está por aí alguém que nos queira dar uma ajuda?

Estamos a precisar de ajuda de alguém que saiba mexer em wordpress. Comprámos alojamento, temos um template todo giraço, mas falta-nos arte na utilização do wordpress para editar o site.

Sim, vamos passar a site. A plataforma dos blogs tem o problema de cada post ficar soterrado com os novos que aparecem, e muitas vezes há assuntos que merecem uma discussão mais prolongada. Sobretudo agora que vemos de repente tantas promessas de investimento na Alta de Lisboa depois de anos de inacção. Por isso achamos que é altura de fazer uma coisa que há meses que andamos a pensar.


As nossas dúvidas são:
  1. Qual a melhor ferramenta para editar o site? Wordpress, Joomla, outra?
  2. É possível fazer esta edição sem conhecimentos especializados de uma linguagem (html, por exemplo)?

Algum dos leitores gosta de nós o suficiente para nos dar uma aula prática destas coisas? Comentem ou enviem email para viveraltadelisboa@gmail.com

Obrigado!

11 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de vos poder ajudar tanto quanto vocês ajudam a Alta de Lisboa, mas cá em casa só os meus filhos percebem percebem mais de computadores mas não ligam nenhuma ao Viver. Querem é jogar na playstation e sair com as namoradas. O meu marido também usa internet mas é mais para o trabalho.

Desculpem. Um grande Bem-haja para vocês todos. Obrigada!

Sónia

Anónimo disse...

Dou o meu contributo ao nível fotográfico ou na elaboração de textos... de resto mais nada sei daquilo que procuram. No entanto, desejo-vos força!
Luís Gonçalves

Tiago disse...

Sónia, veja lá isso da playstation. Há uns jogos muito giros e demasiado viciantes. Cuidado com as horas passadas à frente da televisão. Mas sobretudo obrigado pelas palavras de incentivo.


Luís, envie-nos por favor um email para nos podermos conhecer melhor.

Gonçalo disse...

Bom dia.

Na minha opinião, dos dois programas que têm listados, o wordpress é uma solução para blog mais elegante, o Joomla por sua vez é um emaranhado de aplicações coladas com uhu e cuspo ;-)

Se a ideia é ter um forum e manter a coisa "simples" podem optar pelo Drupal.

Qualquer que seja a escolha podem sempre manter o "google analytics" a monitorizar o novo domínio.

Anónimo disse...

Se querem mesmo um site, julgo que o gestor de conteudos mais apropriado seria o Drupal. Muitos serviços de alojamento já incluem o SW pronto a instalar...mas são necessários alguns conhecimentos técnicos para juntar os modulos e por a coisa a funcionar.

Referem que ja escolheram um template..mas isso depende da plataforma que quiserem utilizar...

Julgo que o melhor era tentarem encontrar alguma já feita e que venha num pacote com o alojamento e seja só "escrever para lá".

Miguel

Tiago disse...

Gonçalo, obrigado pela disponibilidade e pela troca de emails.

Miguel, obrigado também pela ajuda. Já tratámos do alojamento. O template é gratuito (é o da imagem que está no post), mas já percebi que é exclusivo em wordpress. Não teremos de o seguir, mas é um modelo q nos agrada. Eu já fiz umas coisinhas em joomla e não achei transcendente. Dizem-me que o wordpress é mais fácil, mas este fim de semana não consegui desemburrar. Não conheço nem o Drupal nem sites que tratem de tudo.

Obrigado e abraço aos dois!

Anónimo disse...

Não tenho conhecimentos que me permitam ajudar no desenvolvimento, mas aplaudo a ideia do site!

Anónimo disse...

Bom Dia,
O drupal também é open source e não é difícil. POdem descarregar aqui http://drupal.org/. O drupal traz um sistema de url's optimizadas para SEO (serach engine optimization) já incorporado, tem uma interface de administração fácil de usar e bastante eficiente, é mais simple ao nível da administração de utilizadores e organiza os conteúdos de forma mais eficaz e menos "dessarumada" do que o joomla. Parece-me que se derem um salto ao site e experimentarem já nem vão precisar de ajuda!
Sandra

Tiago disse...

Bom dia Luísa, bom dia Sandra!

Obrigado pelo incentivo.

Sandra, já estive a ver o Drupal e os templates. Vi dois interessantes, embora não tão giros como o que escolhemos para Wordpress. O Gonçalo já nos vai dar uma ajuda no wordpress.

Talvez seja melhor agora concentrarmos esforços nisso. Se for demasiado complexo, vou seguir as várias dicas que me estão a dar.

Obrigado!

Anónimo disse...

Tento o drupal como o joomla oferecem uma série de funcionalidades que podem implementar "by request".

Antes de escolherem o template, deverão escolher qual a plataforma para a qual desejam migrar e quais as funcionalidades que querem implementar (a curto e médio prazo).

Sugestão:

1- Verificar quais as funcionalidades que querem implementar

2- Analisar plataforma e o que a mesma vos oferece (escolham uma que se adapte a vocês ou seja, tendo conhecimentos de programação que seja o mais user friendly/parametrizavel possível)

3- Escolher template (deverá ser efectuado de acordo com a plataforma escolhida)

Espero ter ajudado.

abraços,
Rodrigo Bastos

Tiago disse...

Obrigado, Rodrigo.

O meu problema é que não conheço as plataformas. Mas o Gonçalo está a ser fantástico na ajuda quanto ao wordpress e acho que agora vamos apostar nisto e ver se dá para aprender e moldar facilmente o novo aspecto do Viver.

Obrigado por tudo a todos.

Se quiserem continuar a ajudar serão muitíssimo bem-vindos! Mas a palavra de ordem agora é WordPress.