quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Eixo Central - tramo Sul

O tramo Sul do Eixo Central, que ligará a Alta de Lisboa à 2ª circular, tem junto ao estaleiro de obra um cartaz igual aos recentemente mostrados aqui que promete conclusão da obra em Dezembro de 2010.

Com a obra a todo o vapor, talvez. Vai ser preciso abrir uma enorme vala para colocar todas as infraestruturas sanitárias e eléctricas. O trânsito terá de ser desviado.

E a ligação à 2ªcircular, a famosa Porta Sul? Depois de anos a estudar um projecto, a fazê-lo passar pelas diversas especialidades, depois de tudo aprovado, o Vereador Manuel Salgado decidiu voltar atrás em todas as decisões tomadas, reiniciar o processo e optar por outra solução. No cartaz, a imagem é a do tal projecto aprovado. O tal que vai agora para o lixo depois de seis anos de trabalho.

Para ligar o Eixo Central à 2ª Circular será então necessária uma solução provisória. Situação perigosa em Portugal, onde o provisório é confundido com o definitivo. Valerá mesmo a pena este aborto operado pela Vereação de Manuel Salgado?


O que vale a pena é lembrar a Praça de Espanha. Planeada como obra provisória, subsiste ainda no seu desenho original, eficaz no ordenamento do tráfego. Mas isto foram outros tempos, quando os terrenos eram facilmente expropriáveis. E outros actores, também.

4 comentários:

Pedro Veiga disse...

Este vereador Salgado quer deixar uma marca qualquer no seu mandato.
De hesitação em hesitação o tempo vai passando e a porta sul, elemento fundamental à Alta de Lisboa, fica a aguardar anos a fio.
Dentro de 2 ou 3 anos iremos ter um eixo central parcialmente construído sem as suas ligações terminais feitas. Tudo será provisório e os funis de entrada e saída desta zona de Lisboa vão continuar a existir. Talvez alguma alma se lembre de criar faixas bus para que melhore a circulação do transporte público nas horas de ponta.
Para lá disto tudo ainda falta o prolongamento deste eixo até à porta norte, processo que poderá levar mais do que uma década, atendendo aos inúmeros problemas que existem com os terrenos!
Esperar é a ordem do dia. Não convém ligar muito a estes prazos em ano de eleições!

Paulo Henriques disse...

Fora de contexto...Conseguem-me arranjar o email do Centro Social da Musgueira? O que vem no site não está a funcionar...Foi-me devolvido.Obrigado.

Ana B. disse...

Olá Paulo!

O email do Centro Social da Musgueira é csmusgueira@mail.telepac.pt

Está a funcionar, sim. Tente novamente.

Paulo Henriques disse...

Tem razão.Enganei-me no endereço.Obrigado.