sábado, 13 de dezembro de 2008

Lua mais cheia dos últimos 15 anos

A última vez que os terráqueos a viram assim, 14% mais gorda e 30% mais brilhante, foi em 1993. Hoje a Lua passará, em consequência da órbita elíptica que descreve desde uns anos após o Big Bang, cerca de 30.000 Km mais próxima do nosso Planeta. Antes que perguntem o que tem isto a ver com a Alta, o Viver avança em primeira mão que a Lua passará também a esta distância encurtada aqui pelo bairro.

E já sabem, noites de Lua Cheia são ocasiões especiais, de lobisomens e outros fenómenos insólitos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tem a ver com a Alta, sim. Há alunos da escola 34 a estudar foguetões. Ontem foram ao Pavilhão do çonhecimento com o Dr. Manuel Paiva. Entre muitas coisas que viram e aprenderam, experimentaram como é que é andar na lua!

Tiago disse...

Boa! Como é essa experiência de andar na lua?

Anónimo disse...

Não sei, não experimentei. Tem de perguntar aos seus vizinhos meninos. Mas pelas caras felizes e as palavras de euforia, deve ser fantástico.
Pode ir sempre ao Pavilhão do Conhecimeto. A entrada para adultos não é muito cara. (Os professores não pagam e os meninos/alunos 2 Euros.)
Os autocarros da Alta até lá são o 17 e o 750 na Av. do Brasil.
Pode ainda aprender a diferença entre um foguetão e um vaivem. Pode lançar um foguetão e pilotar um vaivem.
Conhecer pessoas maravilhosas e sábias, ver as iluminações de Natal no Vasco da Gama, cantar debaixo da pala do Siza e ver aquele lago enorme que parece uma praia e que é simples e maravilhosamente o nosso rio Tejo.

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana em Lisboa
http://www.pavconhecimento.pt/home/