O cidadão Luís Magalhães, morador na Alta de Lisboa e amigo aqui do Viver, enviou-nos por mail um alerta a todos os moradores.
As mais recentes declarações de Joaquim Reis, presidente do ML, podem indiciar um abandono dos planos antigos da passagem da linha vermelha pela Alta de Lisboa.
Citando o Diário Económico:
O que podem os moradores da Alta de Lisboa fazer?
1º Encolher os ombros e suspirar.
2º Tentar pressionar os poderes decisórios para que os planos da estação de Metro na Alta e Lisboa sejam cumpridos (independentemente da ligação final da linha vermelha).
O leitor Luís Magalhães escolheu a segunda. Talvez se cada um de nós fizer o mesmo seja mais fácil.
As mais recentes declarações de Joaquim Reis, presidente do ML, podem indiciar um abandono dos planos antigos da passagem da linha vermelha pela Alta de Lisboa.
Citando o Diário Económico:
Sobre o cruzamento da linha Amarela com as linhas Vermelha e Verde no Campo Grande, Joaquim Reis destaca que se “pretende fazer ali um interface das três linhas”.
O que podem os moradores da Alta de Lisboa fazer?
1º Encolher os ombros e suspirar.
2º Tentar pressionar os poderes decisórios para que os planos da estação de Metro na Alta e Lisboa sejam cumpridos (independentemente da ligação final da linha vermelha).
O leitor Luís Magalhães escolheu a segunda. Talvez se cada um de nós fizer o mesmo seja mais fácil.
----- Mensagem encaminhada de Luís Magalhães -----
Data: Tue, 02 Dec 2008 12:42:54 +0000
De: Luís Magalhães
Assunto: Fwd: Nova fase de expansão do Metro de Lisboa - Urgente reflexão
Para: gab.presidente@cm-lisboa.pt, gab.manuel.salgado@cm-lisboa.pt, gab.vice.presidente@cm-lisboa.pt, gab.lcc@cm-lisboa.pt, gab.psd@cm-lisboa.pt, gab.cpl@cm-lisboa.pt, gab.pcp@cm-lisboa.pt, aml@cm-lisboa.pt
Ex mas. Senhoras e Ex mos. Senhores autarcas de Lisboa,
Envio a V. Excelências cópia da minha mensagem evidenciando preocupação sobre notícia vinda a público sobre a nova fase de expansão do Metropolitano de Lisboa, enviada para os gabinetes do Ministério das Obras Públicas e da Secretaria de Estado dos Transportes.
Agradeço a vossa atenção, uma vez que sois intervenientes no estudo prévio destas grandes obras.
Atenciosamente
Luís Magalhães
----- Mensagem encaminhada de Luís Magalhães -----
Data: Thu, 27 Nov 2008 23:32:04 +0000
De: Luís Magalhães
Assunto: Nova fase de expansão do Metro de Lisboa - Urgente reflexão
Para: gset@moptc.gov.pt
Para: gmoptc@moptc.gov.pt
Ex ma. Senhora Secretária de Estado dos Transportes,
De acordo com as notícias vindas a público sobre o estudo da nova fase de expansão do Metro de Lisboa, não posso deixar de expressar a minha preocupação com a afirmação do Senhor Presidente do Metropolitano de Lisboa. Passo a transcrever parte da notícia publicada no Diário Económico:
"Sobre o cruzamento da linha Amarela com as linhas Vermelha e Verde no Campo Grande, Joaquim Reis destaca que se "pretende fazer ali um interface das três linhas"."
Se acontecer o que a noticia revela, a nova fase de expansão do Metro deixa de fora o maior bairro de Lisboa, diria mesmo, o maior bairro do país, a Alta de Lisboa. O interface das três linhas de metro no Campo Grande, se for feita com ligação directa da linha vermelha a partir da futura estação do aeroporto da Portela, deixa cair o antigo projecto de estação no eixo central da Alta de Lisboa, tão só a 5ª avenida do eixo principal da capital, e que serviria potencialmente os mais de 30 mil moradores do bairro. Estima-se que entre 2015 e 2020 habitem no bairro mais de 60 mil pessoas e lá trabalhem mais de 9 mil.
A solução pensada agora desmonta também a estratégia de fazer da linha vermelha uma circular limítrofe do concelho, que ligaria às restantes linhas na coroa mais afastada da cidade e proporcionaria uma ligação rápida entre as duas zonas mais populosas da cidade, Alta de Lisboa/Lumiar a Benfica/Colégio Militar.
A solução que aponto não é nova. Há anos que é referida:
- em 2008, no estudo de impacte ambiental do troço da linha vermelha para Campolide;
- em 2006, pela Câmara Municipal de Lisboa, na proposta de revisão do PDM;
- em 2004, na intervenção do Ministro das Obras Públicas, na inauguração da extensão Pontinha-Falagueira do Metropolitano de Lisboa, da qual passo a transcrever parte: "Linha Vermelha será, ainda, a que vai receber maiores ampliações.
Deste modo:
- foram já concluídos os estudos e será brevemente apresentada a candidatura ao Fundo de Coesão para o seu prolongamento entre a Gare do Oriente e o Aeroporto da Portela (os concursos internacionais serão lançados no 4º trimestre deste ano), prevendo-se a conclusão da obra no final de 2007;
- está já em estudo a ligação entre a estação do Lumiar e a futura estação do Aeroporto, que a partir de 2009 irá servir a zona da Alta de Lisboa e estabelecer correspondência com a Linha Amarela e foi já analisada uma possível ligação a Sacavém;
- foram também já dadas instruções ao Metropolitano de Lisboa para estudar as opções de extensão a partir do Lumiar, levando em conta as orientações decorrentes dos estudos de reestruturação do Sistema de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, recentemente realizados.
Deste modo, a Linha Vermelha constituir-se-á numa dupla circular que, com as outras linhas radiais, se constituirá numa verdadeira rede, melhorando significativamente a cobertura da área urbana de Lisboa e a conexão entre as linhas, permitindo percursos mais racionais.";
- em 1998, no Plano de Urbanização do Alto do Lumiar (Quadro n.º 3 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 126/98)
Seguem em anexo comprovativos destas referências.
Espero que esta reflexão contribua para uma solução sensata do vosso grupo de trabalho.
Atenciosamente
Luís Magalhães
Data: Tue, 02 Dec 2008 12:42:54 +0000
De: Luís Magalhães
Assunto: Fwd: Nova fase de expansão do Metro de Lisboa - Urgente reflexão
Para: gab.presidente@cm-lisboa.pt, gab.manuel.salgado@cm-lisboa.pt, gab.vice.presidente@cm-lisboa.pt, gab.lcc@cm-lisboa.pt, gab.psd@cm-lisboa.pt, gab.cpl@cm-lisboa.pt, gab.pcp@cm-lisboa.pt, aml@cm-lisboa.pt
Ex mas. Senhoras e Ex mos. Senhores autarcas de Lisboa,
Envio a V. Excelências cópia da minha mensagem evidenciando preocupação sobre notícia vinda a público sobre a nova fase de expansão do Metropolitano de Lisboa, enviada para os gabinetes do Ministério das Obras Públicas e da Secretaria de Estado dos Transportes.
Agradeço a vossa atenção, uma vez que sois intervenientes no estudo prévio destas grandes obras.
Atenciosamente
Luís Magalhães
----- Mensagem encaminhada de Luís Magalhães -----
Data: Thu, 27 Nov 2008 23:32:04 +0000
De: Luís Magalhães
Assunto: Nova fase de expansão do Metro de Lisboa - Urgente reflexão
Para: gset@moptc.gov.pt
Para: gmoptc@moptc.gov.pt
Ex ma. Senhora Secretária de Estado dos Transportes,
De acordo com as notícias vindas a público sobre o estudo da nova fase de expansão do Metro de Lisboa, não posso deixar de expressar a minha preocupação com a afirmação do Senhor Presidente do Metropolitano de Lisboa. Passo a transcrever parte da notícia publicada no Diário Económico:
"Sobre o cruzamento da linha Amarela com as linhas Vermelha e Verde no Campo Grande, Joaquim Reis destaca que se "pretende fazer ali um interface das três linhas"."
Se acontecer o que a noticia revela, a nova fase de expansão do Metro deixa de fora o maior bairro de Lisboa, diria mesmo, o maior bairro do país, a Alta de Lisboa. O interface das três linhas de metro no Campo Grande, se for feita com ligação directa da linha vermelha a partir da futura estação do aeroporto da Portela, deixa cair o antigo projecto de estação no eixo central da Alta de Lisboa, tão só a 5ª avenida do eixo principal da capital, e que serviria potencialmente os mais de 30 mil moradores do bairro. Estima-se que entre 2015 e 2020 habitem no bairro mais de 60 mil pessoas e lá trabalhem mais de 9 mil.
A solução pensada agora desmonta também a estratégia de fazer da linha vermelha uma circular limítrofe do concelho, que ligaria às restantes linhas na coroa mais afastada da cidade e proporcionaria uma ligação rápida entre as duas zonas mais populosas da cidade, Alta de Lisboa/Lumiar a Benfica/Colégio Militar.
A solução que aponto não é nova. Há anos que é referida:
- em 2008, no estudo de impacte ambiental do troço da linha vermelha para Campolide;
- em 2006, pela Câmara Municipal de Lisboa, na proposta de revisão do PDM;
- em 2004, na intervenção do Ministro das Obras Públicas, na inauguração da extensão Pontinha-Falagueira do Metropolitano de Lisboa, da qual passo a transcrever parte: "Linha Vermelha será, ainda, a que vai receber maiores ampliações.
Deste modo:
- foram já concluídos os estudos e será brevemente apresentada a candidatura ao Fundo de Coesão para o seu prolongamento entre a Gare do Oriente e o Aeroporto da Portela (os concursos internacionais serão lançados no 4º trimestre deste ano), prevendo-se a conclusão da obra no final de 2007;
- está já em estudo a ligação entre a estação do Lumiar e a futura estação do Aeroporto, que a partir de 2009 irá servir a zona da Alta de Lisboa e estabelecer correspondência com a Linha Amarela e foi já analisada uma possível ligação a Sacavém;
- foram também já dadas instruções ao Metropolitano de Lisboa para estudar as opções de extensão a partir do Lumiar, levando em conta as orientações decorrentes dos estudos de reestruturação do Sistema de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, recentemente realizados.
Deste modo, a Linha Vermelha constituir-se-á numa dupla circular que, com as outras linhas radiais, se constituirá numa verdadeira rede, melhorando significativamente a cobertura da área urbana de Lisboa e a conexão entre as linhas, permitindo percursos mais racionais.";
- em 1998, no Plano de Urbanização do Alto do Lumiar (Quadro n.º 3 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 126/98)
Seguem em anexo comprovativos destas referências.
Espero que esta reflexão contribua para uma solução sensata do vosso grupo de trabalho.
Atenciosamente
Luís Magalhães
6 comentários:
É impressionante a ligeireza com que o metro encara a sua expansão!
Na cabeça destes cérebros iluminados do ML não passa a ideia de que é nos bairros mais afastados do centro que o metro é mais necessário! Todo o anel norte de Lisboa, desde o bairro da Expo norte, passando pela Alta de Lisboa, Paço do Lumiar e até Benfica é de onde parte o maior fluxo de automóveis em direcção ao centro de Lisboa. Mas para o ML estes bairros são considerados periféricos e portanto não merecem este tipo de transporte. A confirmar esta ideia basta ver a política de redução da frequência de passagem de comboios nos dias úteis entre as horas de ponta da manhã e da tarde. A linha amarela só é muito frequente até ao Campo Grande e a azul só até ao Colégio Militar/Luz. Assim, um passageiro que viaje às 11 horas da manhã de um dia útil chega a ter que esperar por um comboio mais de 10 minutos (às vezes quase 15 minutos) se tiver o azar que utilizar um estação externa ao anel interior da cidade definido pelo ML. Outra coisa: sabem há quantos meses estão avariadas as escadas rolantes da estação da Ameixoeira? Há vários! Isso eu garanto como utilizador diário daquela estação! Tudo isto mostra o desprezo pelo cidadão que o ML tem! Já escrevi para lá e nunca tive resposta! Haja paciência!
mas não há elevadores?
Não percebi.
A construção do interface das 3 linhas no Campo Grande - para além de tornar aquela zona ainda mais caótica para o trânsito matinal para quem sai da Alta de Lisboa por aquele lado - compromete a expansão do metropolitano para a Alta de Lisboa?
Poder-se-ão pedir esclarecimentos?
À SGAL? À CML? Ao Metropolitano de Lisboa?
Não há certeza de nada, caro JRui. As declarações do Presidente do Metropolitano podem indicar que o projecto da estação da Alta de Lisboa foi abandonado, ou, pelo contrário, que a Estação da Alta de Lisboa vai ter ligação directa ao Campo Grande, o que até seria uma vantagem para nós, moradores.
Pode pedir-se esclarecimentos, sim.
Estão aqui os emails, para quem quiser:
CML
gab.presidente@cm-lisboa.pt, gab.manuel.salgado@cm-lisboa.pt, gab.vice.presidente@cm-lisboa.pt, gab.lcc@cm-lisboa.pt, gab.psd@cm-lisboa.pt, gab.cpl@cm-lisboa.pt, gab.pcp@cm-lisboa.pt, aml@cm-lisboa.pt
SGAL
geral@altadelisboa.com
METROPOLITANO DE LISBOA
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=153
Parece que as bolas de natal despertaram mais interesse na audiência do viver do que a possibilidade de não haver metro na alta.
Ora aí está uma provocação com piada ó Luís.
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