segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Associai-vos

Realizou-se ontem, Domingo, o primeiro encontro das Associações e Grupos Informais da Alta de Lisboa.

Estiveram presentes 17 entidades. 17 grupos de desalinhados com este tempo presente de pouca disponibilidade cívica e ainda maior desilusão pública, 17 entidades que, apesar de objectivos e finalidades diversas, têm em comum o despojamento pessoal de cada um dos seus integrantes, voluntários e voluntaristas na muito especial missão que se atreveram a assumir de contribuir para a melhoria de vida dos seus concidadãos mais próximos.


São assim as associações de bairro. Das desportivas às comunitárias, das musicais às etárias. Feitas de entrega, cíclicas dificuldades e uma comum esperança na obtenção de resultados.

O encontro serviu como plataforma de descoberta mútua e como percepção de que, mesmo muitas vezes desamparados pelos pares que visam apoiar, não estão sózinhos.

E como a união faz das fraquezas força, esta foi só a primeira de muitas, numa série que se prevê longa, com consequências por certo muito positivas.

O Viver, apesar da sua assumida impersonalidade jurídica, esteve obviamente presente. Como poderíamos deixar de estar, se o que nos move, como BI cívico, é a subida da consciência cívica dos nossos concidadãos, como forma de desenvolver e melhorar a qualidade de vida de todos?

E vocês - porque é que não estiveram presentes? Quando é que começam a perceber que é tempo de participar na comunidade, que não chega a nossa redoma, não chega o nosso sofá, não chega tratar só da nosssa vidinha para que as coisas melhorem?

Não acham que é melhor tomarmos em mãos o nosso destino do que esperarmos que Messias ou Libertadores nos resolvam os problemas comuns?

Mesmo que guiemos um Ferrari, se as ruas continuarem com buracos...

1 comentário:

Unknown disse...

O K'CIDADE congratula-se pelo sucesso, aqui manifestado, do Encontro das Associações da Alta de Lisboa, quer pelo nº de associações presentes 17, num total de 30 participantes), quer pelo espirito que presidiu os momentos de trabalho.

E aproveita para agradecer a presença de todos , ao Viver a Alta de Lisboa - BI Civico o destaque dado a esta actividade, e à Escola EB1 34 (espaço) e ao Café Papagaio (almoço) os contributos que deram para que fosse possível dar mais este passo na "animação comunitária" na Alta de Lisboa.