domingo, 24 de agosto de 2008

Calvanas

A parte oriental deste bairro já está praticamente demolida:

24Agosto2008-57

24Agosto2008-56

24Agosto2008-53

Restam apenas algumas casas na parte ocidental:

24Agosto2008-62



Estes "spotters" mereciam um lugar adequado para a observação dos aviões. O plano de urbanização da Alta de Lisboa deveria incluir um local adequado a esta actividade...

24Agosto2008-64

15 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a ultima afirmação do Ex Sr. Pedro Veiga.

Sou Planespotter à mais de uma década e considero que este hobby merece a atenção dos projectistas do Alto do Lumiar, devendo para tal a zona das Calvanas ser contemplada com infraestruturas para os entusiastas da aviação, amantes de fotografia e simples curiosos. Longe vai o tempo em que famílias ocupavam os seus tempos de lazer junto às redes do Aeroporto da Portela observando as movimentações das magníficas máquinas voadoras. Actualmente estes locais são cada vez mais escassos, inacessíveis e inseguros. Um local próprio para esta prática como os existentes nos mais variados aeroportos de capitais de todo o mundo deverá ser considerado pela SGAL.

Deixo aqui um convite aos moradores do Alto do Lumiar, dada a proximidade, a juntarem-se à comunidade organizada de Planespotter, presente nas imediações do aeroporto, onde puderão trocar ideias sobre aviação, simulação aérea, fotografia, controlo de tráfego aéreo ou simplesmente observação de aeronaves e confraternização.

Todavia convém recordar a actual situação em que se encontra o bairro de Calvanas. Como é do conhecimento dos Lisboetas o bairro foi praticamente todo demolido e as famílias realojadas na Charneca faseadamente ao longo de mais de um ano.
Habitado ainda por meia dúzia de famílias, este é um local altamente insalubre tal como ilustram as fotos. Ratazanas saem pelas condutas dos esgotos abertas no meio das estradas e vagueiam pelos destroços das habitações demolidas. Os moradores receiam os assaltos às residências enquanto estão nos empregos e acordar de manhã com entulho descarregado ilegalmente à porta de casa é uma situação frequente e que se arrasta neste bairro e sem fim aparente à vista.

Cumprimentos a todos,

Pedro.

Pedro Veiga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

É um bocadinho disparatada e inestética esta maneira de mostrar o descontentamento. Não acha, Pedro Veiga?

JRui disse...

Tenho a maior confiança na actual administração da SGAL e parece-me que é visível a todos que naquele local estão a processar-se a bom ritmo trabalhos de concretização do projectado.
A espera tornou-nos amargos na crítica mas devemos agora, como pessoas de bem que todos somos,não ignorar o que os nossos olhos já vêem.
E sim, estou de acordo com um local para os planespotters, desde que vigiado por video-vigilância pela PSP.

Anónimo disse...

Meus senhores,

Acerca deste assunto só gostaria de fazer 2 observações:

1. Existem aspectos que dizem respeito a aspectos essênciais e q se prendem com a qualidade de vida da generalidade da população da Alta de Lisboa e estamos preocupados com aspectos insignificantes quando comparados com os efectivamente importantes ? A SGAL já não chega para as 2"encomendas" em aspectos realmente importantes para a qualidade de vida dos moradores e vai-se preocupar com estas questões insignificantes ?

2. O Aeroporto não vai ser deslocalizado para alcochete? faz sentido realizar investimentos com uma data de encerramento já definida pelo governo ?

O q deve ser discutido aqui no blogue são outros assuntos como sejam por exemplo pq é q após a pintura da passadeira na Av. Vaz da Silva a colocação da paragem da Carris está pendente há 2 meses. Julgo q são estes assuntos do seu dia-a-dia que interessam fundamemtalmente aos leitores deste blog e no qual o Viver pode ter uma intervenção e divulgação...

Anónimo disse...

Ainda não consegui perceber o que estão a fazer no cruzamento com a Av. Vieira da Silva (ao pe da policia e do colégio).

Aquilo esta vedado há meses e só consigo ver montanhas de terra que estão a movimentar.

O que raio estão a fazer ali ha tanto tempo?

Tenho arrepios so de pensar que vão (outra vez) abrir ali uma passagem. A última vez que fizeram isso enfernizaram-me a vida durante dois meses com filas interminaveis.

Alguem sabe o que vai sair dali?

Tiago disse...

Quando abrirem a passagem será muito bom para a fluidez de trânsito. Aquelas obras são para o Eixo Central, a principal artéria interna da Alta de Lisboa que atravessará todo o território do bairro e terá ligação ao Eixo Noert-Sul, à 2ª circular e à Rua das Murtas.

Neste ponto, o da R. das Murtas e da 2ª Circular, será necessária a construção da Porta Sul. Mas apesar do projecto estar há anos aprovado, o Vereador do Urbanismo, Arq. Manuel Salgado, defende que se deve reiniciar o processo, atrasando tudo cerca de seis anos. Péssimo.

Anónimo disse...

E agora para algo completamente diferente...

Pode ser que com o assalto de hoje ao Banif já haja "interesse" em trazer a policia a sério para a super-esquadra.

Mr. Steed disse...

Tiago: porque é que o arquitecto quer reiniciar o projecto?

Anónimo: Agradecemos a participação de todos mas por favor não nos diga quais são os temas que devemos ou não abordar.

Kiko: Infelizmente não me parece. Ridículo, tentei saber mais sobre o assalto e em cinco sites diferentes só havia o mesmo despacho da Lusa com meia dúzia de palavras.

Tiago disse...

Não conheço as razões desse retrocesso. O Gabinete do Sr. Arqº não as deu, dizendo apenas que iria lançar um concurso internacional. Isto foi dito em Janeiro de 2008. Que eu saiba até agora não foi lançado qualquer concurso.

Podes ver uma história resumida da Porta Sul, aqui. E as declarações de um responsável da Vereação do Urbanismo, aqui.

Anónimo disse...

Caros amigos

O Aeroporto da Portela certamente será deslocalizado daqui por uns anos, mas o local de que se está aqui discutir vai seguramente ali ficar e o assunto não tem nada de menos importante que qualquer outro assunto discutido no Viver.
Tratam-se de terrenos a serem intervencionados no âmbito do projecto e de interesse essencial para todos os residentes da Alta. Podemos aqui discutir variadíssimos aspectos de relevância, mas também concordo plenamente com a ideia de aliar um carácter lúdico e de lazer ao projecto que está actualmente previsto para as Calvanas.

Pedro Cruz Gomes disse...

O que está previsto para as Calvanas - para além da rede rodoviária e da, cada vez mais obra-de-regime Porta Sul -,já é um espaço lúdico e de lazer, designadamente um Parque simétrico do Parque Oeste e campos de jogos.

Anónimo disse...

Kiko se a malta for a rua. Usar as lojas do bairro e falar com os vizinhos fica a saber mais coisas.
O talho é muito bom. Aceitam encomendas e a carne émuito boa.
A peixaria não tem muita variedade, mas o peixe é muito fresco. Todos os dias tem peixe diferente. Assim acabam por ter diversidade.
O café "casa amarela" é excelente. As tostas mistas, os sumos de laranja naturais e os bolos de anos são maravilhosos. O pão é entregue duas vezes ao dia. Por isso, sempre fresco!
A D. Rita da loja de cortinados ao lado do Banif tem umas mãos de ouro. Faz bainhas, saias, vestidos e outras coisas.
A loja de brinquedos na rua Helena Vaz da Silva é absolutamente perfeita. Brinquedos de madeira, para todas as idades.
Por falar em rua Helena Vaz da Silva, o meu filho prefere o pão da pastelaria Rota do "Pão".
Como estou a fugir ao tema do post vou ficar por aqui.

Anónimo disse...

lool

Mr. Steed disse...

onde é o café casa amarela?

ah e as pizzas do Sr. Luigi na Helena Vaz da Silva tb são do melhor :)