sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os números da PSP no Alto do Lumiar

Parece pura diversão, não fosse o caso sério.

O Alto do Lumiar tem, neste momento, cerca de 30 000 habitantes.


São cerca de 300 hectares.


O actual posto de Polícia de Segurança Pública no Alto do Lumiar está localizado no Bairro da Cruz Vermelha.


O efectivo deste posto - que não merece certamente a designação de "Esquadra" tais são a sua dimensão, condições de trabalho e número de profissionais - é constituído por 35 agentes, divididos em 5 grupos, estando a cada grupo associado um turno. Temos portanto 5 turnos: 4 turnos 6 horas consecutivas (sem intervalo) em cada dia, ficando um grupo no turno da folga; cada profissional trabalha 2 dias em cada turno, perfazendo 8 dias consecutivos de trabalho e 2 dias de descanso; para estes profissionais, as "semanas de trabalho" têm 10 dias.


Cada turno (grupo) tem portanto 7 Polícias.

Ou seja, em cada momento, os 30 000 habitantes e os 300 hectares de área são policiados da seguinte forma:

  • 2 agentes ficam no posto, para atendimento ao público e trabalho administrativo;
  • 1 agente vai guardar o outro posto (o tal da 6ª Divisão que afinal é para a Polícia de Trânsito, se nós deixarmos ...);
  • 2 agentes fazem ronda de carro;
  • 2 agentes fazem ronda a pé.

A fonte desta informação é o próprio posto do Bairro da Cruz Vermelha, na pessoa do seu Comandante, Comissário Rodrigues.


Corre um abaixo-assinado para que a nova esquadra que foi construída de raiz na Av. Maria Helena Vieira da Silva seja efectivamente entregue a uma unidade de Polícia operacionaldesde sempre planeada para esse efeito e corresponde ao que precisamos – em vez de ser entregue à Polícia de Trânsito.


Não deixe de assinar a petição de iniciativa da ARAL

http://www.petitiononline.com/polic001/petition.html


Com estes números, faça agora o leitor as suas contas. Estaremos seguros?

3 comentários:

JRui disse...

Aos membros da ARAL gostaria de dizer que, para a importância de que se reveste a petição incluída neste post e observando o número de aderentes que é significativamente baixo, parece-me que uma acção mais vasta de dar a conhecer esta petição se torna necessária.

É apenas uma sugestão que não pretende afectar negativamente o valor da acção, mas que é visivelmente necessária.

Estudem acções a desenvolver (colocar informação à noite nos vidros dos carros, por exemplo) e peçam ajuda aos moradores para ajudar porque isto é do interesse de todos.

A BT que se instale num anexo do aeroporto, há por lá muito espaço.
Não deveremos abdicar do que foi inicialmente previsto.

Estes procedimentos começam a tornar-se moda.

O Colégio também era para ser a Escola Pública EB....

Qual será a próxima alteração?

Quanto à última pergunta direi apenas - Com certeza que não, apesar do reconhecido esforço que a PSP local efectua para manter a área sob controle.

Anónimo disse...

E sem contar com férias, faltas e baixas...
A PSP merece o nosso apreço, nós merecemos melhor segurança PÚBLICA (na rua), basta de segurança privada!

Luís Lucena disse...

Jrui,
Concordo consigo relativamente ao número de aderentes. Existem sempre dificuldades de comunicação para dar a conhecer algumas iniciativas; por seu lado, muitas pessoas acabam por negligenciar o poder que têm - que é efectivamente pequeno quando se age isoladamente, mas que pode ser muito eficaz se articulado no seio de uma rede de pessoas mais alargada.

Relativamente ao papel que a ARAL pode ter, hoje e no futuro, ele será o que os seus sócios quiserem, souberem e puderem fazer pela associação e pelas suas causas. Tomo a liberdade de o desafiar a aparecer amanhã pelas 20.30h no KCidade (R. Luís Piçarra) onde alguns sócios se reunirão. As suas contribuições, necessárias, poderão ajudar em muito.

Um dos assuntos a tratar será precisamente o de fazer esta petição na forma escrita, oficializando o documento. Depois será necessária a distribuição de cadernos e a respectiva recolha.

Apareça!