Parece pura diversão, não fosse o caso sério.
O Alto do Lumiar tem, neste momento, cerca de 30 000 habitantes.
São cerca de 300 hectares.
O actual posto de Polícia de Segurança Pública no Alto do Lumiar está localizado no Bairro da Cruz Vermelha.
O efectivo deste posto - que não merece certamente a designação de "Esquadra" tais são a sua dimensão, condições de trabalho e número de profissionais - é constituído por 35 agentes, divididos em 5 grupos, estando a cada grupo associado um turno. Temos portanto 5 turnos: 4 turnos 6 horas consecutivas (sem intervalo) em cada dia, ficando um grupo no turno da folga; cada profissional trabalha 2 dias em cada turno, perfazendo 8 dias consecutivos de trabalho e 2 dias de descanso; para estes profissionais, as "semanas de trabalho" têm 10 dias.
Cada turno (grupo) tem portanto 7 Polícias.
Ou seja, em cada momento, os 30 000 habitantes e os 300 hectares de área são policiados da seguinte forma:
- 2 agentes ficam no posto, para atendimento ao público e trabalho administrativo;
- 1 agente vai guardar o outro posto (o tal da 6ª Divisão que afinal é para a Polícia de Trânsito, se nós deixarmos ...);
- 2 agentes fazem ronda de carro;
- 2 agentes fazem ronda a pé.
A fonte desta informação é o próprio posto do Bairro da Cruz Vermelha, na pessoa do seu Comandante, Comissário Rodrigues.
Corre um abaixo-assinado para que a nova esquadra que foi construída de raiz na Av. Maria Helena Vieira da Silva seja efectivamente entregue a uma unidade de Polícia operacional – desde sempre planeada para esse efeito e corresponde ao que precisamos – em vez de ser entregue à Polícia de Trânsito.
Não deixe de assinar a petição de iniciativa da ARAL
http://www.petitiononline.com/polic001/petition.html
Com estes números, faça agora o leitor as suas contas. Estaremos seguros?
3 comentários:
Aos membros da ARAL gostaria de dizer que, para a importância de que se reveste a petição incluída neste post e observando o número de aderentes que é significativamente baixo, parece-me que uma acção mais vasta de dar a conhecer esta petição se torna necessária.
É apenas uma sugestão que não pretende afectar negativamente o valor da acção, mas que é visivelmente necessária.
Estudem acções a desenvolver (colocar informação à noite nos vidros dos carros, por exemplo) e peçam ajuda aos moradores para ajudar porque isto é do interesse de todos.
A BT que se instale num anexo do aeroporto, há por lá muito espaço.
Não deveremos abdicar do que foi inicialmente previsto.
Estes procedimentos começam a tornar-se moda.
O Colégio também era para ser a Escola Pública EB....
Qual será a próxima alteração?
Quanto à última pergunta direi apenas - Com certeza que não, apesar do reconhecido esforço que a PSP local efectua para manter a área sob controle.
E sem contar com férias, faltas e baixas...
A PSP merece o nosso apreço, nós merecemos melhor segurança PÚBLICA (na rua), basta de segurança privada!
Jrui,
Concordo consigo relativamente ao número de aderentes. Existem sempre dificuldades de comunicação para dar a conhecer algumas iniciativas; por seu lado, muitas pessoas acabam por negligenciar o poder que têm - que é efectivamente pequeno quando se age isoladamente, mas que pode ser muito eficaz se articulado no seio de uma rede de pessoas mais alargada.
Relativamente ao papel que a ARAL pode ter, hoje e no futuro, ele será o que os seus sócios quiserem, souberem e puderem fazer pela associação e pelas suas causas. Tomo a liberdade de o desafiar a aparecer amanhã pelas 20.30h no KCidade (R. Luís Piçarra) onde alguns sócios se reunirão. As suas contribuições, necessárias, poderão ajudar em muito.
Um dos assuntos a tratar será precisamente o de fazer esta petição na forma escrita, oficializando o documento. Depois será necessária a distribuição de cadernos e a respectiva recolha.
Apareça!
Enviar um comentário