Comprar um Subaru Impreza, daqueles que roncam, com muitos cavalos, custa cerca de 45.000€. É caro, mas está ao alcance da inconsciência de quem quiser condenar-se ainda mais a financiar o seu banco. Há maneiras simples de o fazer, até. Aumenta-se a hipoteca da casa, aumenta-se muito ligeiramente a prestação mensal, e pronto, Subaru à porta.
O problema é depois: 25 litros aos 100km em condução desportiva não é despesa diluível a 40 anos.
Talvez tenha sido isso que aconteceu na requalificação da Quinta das Conchas. Pensou-se num sistema de riachos que dessem frescura a todo o parque, várias linhas de água, com pequenas cascatas, com água corrente. Peixinhos a nadar contra a corrente, todo um ecossistema vivo, a enriquecer ainda mais um dos mais aprazíveis espaços verdes de Lisboa. Aceitou-se de bom grado o custo de obra, mas esqueceu-se os custos de manutenção.
Três anos depois da sua reinauguração, quem se lembra de ver na Quintas das Conchas estes frescos caminhos de água a funcionar em vez do leito putrefacto e fossilizado?
E o que correu mal? Os custos de manutenção são superiores à capacidade financeira da CML? O equipamento mecânico que mantém a circulação de água é pouco resistente e demasiado vulnerável a avarias? E quando foi feito o projecto de requalificação da Quinta das Conchas ninguém pensou nisto? Ninguém pensou que 25 litros aos 100 saem muito caro? O que tem a JFL a dizer? O que tem a Vereação dos Espaços Verdes a dizer?
E o que tem a população a dizer?
O problema é depois: 25 litros aos 100km em condução desportiva não é despesa diluível a 40 anos.
Talvez tenha sido isso que aconteceu na requalificação da Quinta das Conchas. Pensou-se num sistema de riachos que dessem frescura a todo o parque, várias linhas de água, com pequenas cascatas, com água corrente. Peixinhos a nadar contra a corrente, todo um ecossistema vivo, a enriquecer ainda mais um dos mais aprazíveis espaços verdes de Lisboa. Aceitou-se de bom grado o custo de obra, mas esqueceu-se os custos de manutenção.
Três anos depois da sua reinauguração, quem se lembra de ver na Quintas das Conchas estes frescos caminhos de água a funcionar em vez do leito putrefacto e fossilizado?
E o que correu mal? Os custos de manutenção são superiores à capacidade financeira da CML? O equipamento mecânico que mantém a circulação de água é pouco resistente e demasiado vulnerável a avarias? E quando foi feito o projecto de requalificação da Quinta das Conchas ninguém pensou nisto? Ninguém pensou que 25 litros aos 100 saem muito caro? O que tem a JFL a dizer? O que tem a Vereação dos Espaços Verdes a dizer?
E o que tem a população a dizer?
23 comentários:
A JFL sacode a água do capote e diz que a culpa é do Sá Fernandes. O Sá Fernandes diz que a culpa é da SGAL e que não tem dinheiro para pôr isso tudo a funcionar, e a população não diz nada porque está ocupada a fazer contas para ver como pode comprar o Subaru juntando o empréstimo à hipoteca da casa.
Pessoalmente acho que se eles pensarem ou disserem alguma coisa já será um case study.
Aliás nesta linha de actuação parecem estar os soberbos equipamentos electronicos de emissão de luz instalados há poucos dias naquela passadeira sobreelevada (caminho pedonal) junto ao condomínio do parque que já terá pelo menos um sector que não funciona.
Seria bom que pintassem a amarelo reflector com barras vermelhas os declives da lomba pois sem a iluminação não fica muito esclarecido para o condutor o que é que ali está e assim sendo aquela geringonça torna-se uma armadilha.
O que também não é de todo anormal na zona.
Recomendo o novo BMW M3!
Onde estão os pacóvios* que tanto reclamaram dos muros que diziam ir abaixo numa suposta tentativa de condominioprivatizar o parque das conchas?
*Pacóvio - Do Dicionário Aurélio: 3. Boquiaberto, pasmado.
Parabéns Tiago.
De facto, é deprimente ver equipamentos novos sem uso. E não deveria ser assim tão difícil planear isto com cursos de água existentes. Veja-se o Botânico, em Coimbra - não consta que houvesse electricidade nos sec.s XVII-XVIII e lá estão os lagos com nenúfares, em pisos difereciados, e veja-se o parque de santa cruz/sereia, também com cursos de água em cascata pelas escadas.
Enfim, se é para não ter água, preencham com vegetação rastejante/trepadeiras, ou azulejos pintados a imitar a água que lá deveria estar. Afinal é tudo uma ilusão de óptica. Façam um concurso de ideias para jovens do liceu ou universidade, que arrranjam logo solução sem gasto de energia eléctrica.
Aliás, não se percebe a profusão camarária de candeeiros sem recurso a painéis solares...
E já agora, Tiago, mostre, por favor, o estado em que está o parque das conchas no topo da floresta. Para quando fim da «requalificação»?
Concordo com a necessidade urgente de sinalização das lombas na av ao pé do parque oeste. É um perigo. Precisam-se sinais verticais, com boa antecipação, e ou leads vermelhos no chão, como junto ao Técnico, depois da praça de londres, ou raias pintadas de amarela na lomba. Ainda vai haver acidentes graves e até capotagens com perigo para os transeuntes...
Até com um impreza se pode poupar com o gasto no combustível... basta tirar o pé do acelerador e aproveitar aqueles bónus dos cartões de combustível ou do Continente.
Assim o deveria de ser com a CML.
Não têm dinheiro, ou pelo menos é o que andam a apregoar?
Pois bem...
1. "tirem o pé do acelerador" e façam as coisas à medida do orçamento que possuem. Ou o dinheiro serve só para os membros do staff da vereação dos espaços verdes?
2. Porque não pensar em formas de poupar na manutenção desses espaços, por exemplo, concessionando-os a restaurantes, obrigando-os à limpeza e manutenção?
3. Como é que a CML não consegue suportar a manutenção destes espaços, tendo tantos funcionários nesse departamento? Se calhar, é melhor privatizar o serviço de manutenção geral dos espaços verdes de Lisboa, e atribui-lo por concurso público...
eh pá...!
isto quer dizer que tenho de vender o meu Subaru??'
corro o risco de ser "olhado de lado" por ter um Subaru...
Cuidado Sr. Tiago... Trabalho no Entreposto Lisboa... Lido com Subarus todos os dias... Apetece-me dizer que é bom fazer correcções pois corre o risco de ser processado por difamação...!!!
Muito Cuidado pois!
Aliás o carro nem gasta assim tanto... depende das conduções e dos condutores!!!
Aqui fica o reparo e espero que altere esses comentários depreciativos a uma marca que só tem créditos provados!
Américo Silva
Que disparate... Leia lá o post outra vez para perceber se o foco principal é a Subaru ou os vícios de quem não tem dinheiro para os sustentar.
Subaru? que engraçado nunca tinha ouvido falar, grande publicidade a uma marca desconhecida. Em troca deviam financiar os ditos cursos de àguas do parque das conchas e até punham lá - apoio da Subaru.
Há gente mal agradecida, têm publicidade gratuita e ainda refilam. Venha de lá esse apoio da Subaru.
Sim. O que seria da Subaru sem a "publicidade gratuita" aqui feita.
Sr. Silva, por favor desculpe-me, mas continuo a perferir o M3.
O Entreposto devia vender os Infiniti...esses sim...
A responsablidade destes cursos de água é da Junta de Freguesia do Lumiar cujo presidente Dr. Nuno Roque esta em falta com os fregueses do Lumiar. Se a população do Alto do Lumiar se recencear no Lumiar podemos todos mudar isto. Derrotar o PSD nas urnas e trazer o PS para a JFL. Só eles podem fazer alguma coisa por nós.
Muito subtil e indirecto este apelo ao voto no PS.
prefere um m3???!!!
quantos há na estadra???
pergunte aos agentes da B.T. qual é o carro que preferem para combater os "tunning"!!!???
realmente há ainda quem não distinga um carro de um automóvel!!!
subaru=automóvel
m3= + um carro comum artilhado com umas coisas que são pagos a peso de ouro (chamados extras)
eheeheeheeh!!!
Condutor Subaru Impreza e Subaru Legacy
António Lopes Fonseca
Condominio de S-gonçalo
Aquele apelo ao voto no PS Lumiar quase me convenceu de tão seguro. A julgar pelo que vejo na actual CML não me inspira grande eficácea. Resta a esperança que o PS Lumiar seja o grande viveiro de políticos ao serviço das populações que está para se revelar num futuro próximo. Não quero perder os episódios que se seguem, mas primeiro quero ver obra feita, está bem?
António,
Eu por mim era um Bugatti Veyron, outro carro comum armadilhado com coisas que são pagas a peso de ouro ...ou melhor, um objecto voador que, por acaso, tem 4 rodas bem largas (existe no youtube um fime lindo, em que o Veyron dá um certo avanço a um m3, mas depois...txau...)
Gosto muito dos Subaru, mesmo o Forester, mas apenas depois dos Lexus, Infiniti e Acura. Bem melhores que os europeus, digo eu... mas o novo m3 está lindo.
Perfere o Impreza ou o Legacy?
depende das alturas e com quem ando!
Mas o Legacy tem piada pois a malta olha para aquilo e acha uma banheira mas anda que se farta e dá "baile" nos tipos que pensam que aquilo não anda.
Também gosto dos Mazda 3/6. Acho-los melhores do que os VW Golf/Passat, se bem que o motor VW 1.4 TSI com DSG parece estar muito bem. Que acha ? (ainda há pouco estavamos nas nuvens com o Veyron e agora falamos de motores 1.4 a gasolina...)
eu falo de automóveis e você fala-me de carros:::!!!
eu não acho nada, até porque só os conheço por fora mas há uma coisa importante Subaru só há um é o meu e mais nenhum!! (conversa de putos)
Acho que esteticamente os mazda estão bem (ao nível de motor nem tanto).
Os VW é aquela base de carros alemães duros e rijos... para quem gosta. Caros de manutenção e quando dão chatices não há arranjo.
Surpresa, actualmente são os Citroen (C5 e C4). Bem equipados. Motores que respondem (depende da CC) e conforto bestial.
Para "competição" os Alfa e o Fiat Bravo estão acima da média (relação preço/qualidade).
Não aconselho A3 porque, são caros demais para um motor VW tem os dias quase contados... enfim, acha dinheiro.
No nosso mercado são poucas as marcas que se evidenciam na relação qualidade/preço. A que está mais em sintonia é, sem dúvida a Subaru, Mercedes, Citroen, Fiat e Alfa Romeo.
Joaquim Trigo Rosa, Automotor
engraçado o que a malta gosta de falar de automóveis.
os caminhos de água a seco são uma desgraça. infelizmente não vejo como posso fazer com que voltem a cumprir a função para que foram construídos - terem água a passar e darem um aspecto fresco ao jardim.
se calhar não era má ideia fazer como o jardim zoologico* e vender o naming a uma marca q patrocinasse a manutenção.
Jardim Axa ou Jardim Coca-cola parece-vos muito mal? :)
*o zoo tem acordos com empresas que patrocinam os animais.
Obrigado, Joaquim.
Steed,
Jardim Axa ou Jardim Coca-Cola parece-me infelizmente o futuro de toda a cidade.
Com as contas da CML tão mal geridas nos últimos 20 anos, diria mesmo impunemente mal geridas, pouco resta à edilidade lisboeta do que aumentar o IMI, cobrar todas as taxas possíveis e imaginárias a munícipes (apesar de isentar Rock in Rio e Lisboa Dakar) e só por notória incompetência ainda não se lembraram de arranjar patrocinadores para os espaços públicos. Vai ser chato passear nas Conchas e levar a toda a hora com propostas de seguros e cartões de crédito, ou ver os ribeiros agora secos com um caudal de coca-cola, mas será uma questão de tempo.
Walt Disney Concert Hall
Dizzy's Club Coca Cola
Continental Airlines Arena
Ainda bem que não temos destas coisas por cá. Apesar de termos RTP/RDP com publicidade, ruas e estradas cheias de poluição comercial, etc.
Enviar um comentário