sábado, 26 de abril de 2008

Alto do Lumiar, que futuro? - CpL e Manuel Salgado respondem (F.2.)

F.2. O Centro Social da Musgueira tem tido um papel essencial na integração social da população carenciada adolescente, na formação de crianças e no apoio a idosos e excluídos. A qualidade e validade do seu projecto social e educativo têm sido comprovadas pelas centenas de visitas oficiais e oficiosas de responsáveis políticos e económicos que teve ao longo dos últimos anos. No entanto, as suas instalações estão decrépitas, sendo o único conjunto de edifícios pertencentes à antiga Musgueira que ainda se mantêm de pé, mercê dos atrasos na aprovação do projecto do novo edifício e início da respectiva empreitada. Quer comentar?


Resposta dos Cidadãos por Lisboa:




Resposta do Arqº Manuel Salgado, Vereador do Urbanismo, eleito pelo PS:

Quanto ao Centro Social da Musgueira informa-se que o PUAL não prevê a relocalização do mesmo. Porém, e atendendo ao reconhecimento por parte do município das valências sociais que o Centro opera junto da população, a CML propôs a sua relocalização na Malha 2- Bairro da Cruz Vermelha. No entanto, actualmente a Associação dos Moradores da Rua Queiroz Pereira questiona a dimensão do Centro. O Projecto de Arquitectura está aprovado.

2 comentários:

Anónimo disse...

MENTIROSO!!!
CHULO!!!
CHUPISTA!!!
SÓ QUER É TACHO!!!
E ANDAR A MAMAR À PALA DOS OUTROS!!!

ESTE TIPO MENTE COM MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS DO QUE COM OS DENTES QUE TEM!

Ana B. disse...

"Quanto ao Centro Social da Musgueira informa-se que o PUAL não prevê a relocalização do mesmo."

Como é isto possível?

O Centro Social da Musgueira está no terreno há 45 anos e presta serviços a 400 pessoas diariamente no total das suas diversas valências. Fá-lo usando as instalações velhas de sempre, agora também isoladas. E fá-lo porque 400 pessoas continuam a precisar efectivamente, todos os dias, dos seus serviços.

Como é que o PUAL não prevê a sua relocalização? Alguém se esqueceu de o relocalizar? Será que o PUAL prevê que outra entidade preste os mesmos serviços em alternativa? Onde? Não precisará igualmente de instalações? Ou simplesmente alguém decidiu privar a população dos serviços de que necessita?

Felizmente, o Município reconheceu o lapso e pareceu querer remediá-lo. Mais vale tarde do que nunca, diria o povo... Porém, há tardanças que matam... Sete anos passaram desde que o realojamento se deu por terminado. Há muito mais de sete anos que o Centro Social da Musgueira aguarda as instalações prometidas (aquelas que mereceram "o reconhecimento por parte do município..."). Resiste estoicamente às obras e à degradação do espaço circundante e, sobretudo, ao isolamento a que foi votado. A Comunidade sofre, a compasso, as consequências desta inércia.

As novas instalações do Centro permitiriam serviços de proximidade de qualidade. Em vez disso, os moradores continuam a ter que percorrer um calvário de dificuldades para poder ter os seus filhos a frequentar o Jardim de Infância, o ATL, as Salas de Estudo ou a Mediateca.