quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Mas alguém ouve?

Nas cidades que cresceram descontroladamente, mantendo no centro grande parte dos empregos e na periferia gigantescos bairros-dormitório, existem quase sempre problemas graves de mobilidade. Dois fluxos principais de trânsito, um a entrar de manhã e outro a sair ao anoitecer, que roubam à população tempo, dinheiro, saúde e disponibilidade para tanta coisa.

O que se pode fazer? Apostar no zonamento heterógeneo do território, aproximando habitação, serviços e empregos, de forma a médio/longo prazo seja possível a população residente trabalhar no próprio bairro, permitindo deslocações curtas e rápidas. E é também necessário dotar os transportes colectivos de mobilidade eficaz, criando carreiras em número suficiente, corredores BUS exclusivos, compensando nos tempos de percurso e custos de deslocação a perda de conforto dos utentes em relação ao automóvel particular.

Jaime Lerner é uma das muitas pessoas que fala destes assuntos, com a imensa propriedade de ter conseguido em Curitiba, cidade onde foi Prefeito, implementar soluções eficazes na rede de transportes colectivos. Mas alguém com poder de decisão o ouve? O CanaLta 17b faz hoje a sua última emissão de 2007, homenageando-o.



Quem quiser ouvir Jaime Lerner sem stress, clique aqui.

Quem quiser ouvir a maravilhosa ária de baixo Ich Habe Genug, da Cantata com o mesmo nome, nº de catálogo BWV 82, clique aí no leitor em baixo. O compositor é J.S. Bach, claro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Falar destes assuntos quando nem uma esquadra da polícia se consegue pôr a funcionar apesar de estar pronta, ou de haver tempo para a construção de duas é sonhar acordado.

Anónimo disse...

Adorei o video e a ideia. Gostei muito do texto tambem. Obrigada por falares de temas tao variados Tiago.

Anónimo disse...

Muito lúcido, Tiago. E muito poético o spot. E qual o futuro da Alta nestes aspectos? Parece-me que ainda só se fez prédios de habitação, ou estou errada?

Luisa

Anónimo disse...

Já viram a nova pagina de entrada do site da SGAL?

Interessante. espero que cumpram o que dizem..
Só é preocupante todas as notas que dizem "depende da CML.."

Acho que merecia um post dos vossos.