quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Anda Sancho, anda.


Considera-se Setembro como um segundo fôlego para o que resta do ano que está a terminar. Depois do dia 1 de Janeiro, as pessoas escolhem naturalmente Setembro, após as férias, para tentar concretizar os objectivos traçados no início do ano. Estes quatro meses que faltam são como uma segunda oportunidade para muitos, e por isso se fala tanto em rentrée. Só que isto é para os que se ligam mais ao ano civil, porque quem tem a vida pautada pelos calendários escolares, vive sempre neste mês uma ligeira sensação de jet lag.

Aqui à redacção do blog está a custar-lhe sair da modorra. O Verão até foi o mais fresco dos últimos vinte anos, li há pouco no rodapé dum noticiário qualquer, mas há microclimas lixados na Alta de Lisboa onde o calor é tanto que entorpece músculos e desidrata a mioleira. Custa recomeçar. Não há condições.

Há um rapaz que passa manhãs e tardes a dirigir o trânsito no cruzamento da Alameda das Linhas de Torres com a Av. Padre Cruz, redundando-se aos semáforos, gesticulando, ameaçando multas passadas na palma da mão, soprando ferozmente num apito sempre que um condutor se atreve a avançar uns centímetros numa fila que ele quer ver petrificada pelo sinal vermelho. Marca a pulsação com os braços, marcha de um lado para o outro, desafia tudo e todos com o olhar. Depois, quando o sinal passa a verde, a indignação pela irrequietude vira-se para a lentidão de reflexos. As pessoas sorriem, acham piada, seguem as suas vidas e ele sente-se útil e aparenta felicidade.

Uns passam o dia a ordenar o trânsito, outros juntam-se e escrevem blogs sobre bairros e cidades, opinando, crendo e querendo que essa dedicação possa mudar para melhor alguma coisa nos espaços públicos partilhados, na cidade que se vê ser construída a partir de gabinetes demasiado herméticos para ter em conta as pessoas que nela vivem. Uns dirão que é esforço inútil, e apenas vêem moinhos no horizonte. Daqui não parecem. Nem moinhos, nem gigantes.

6 comentários:

Sobreda disse...

Caro Tiago,
Bom regresso de férias, com ideias frescas para a Freguesia, que bem precisa.

Nós por aqui - http://cdulumiar.blogs.sapo.pt - tentamos não parar, continuando a alertar para questões com reflexo na vida do dia a dia dos cidadãos que vivem e trabalham na cidade e, em particular, na Freguesia.

Continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Será o fim deste blog e um ataque à sua credibilidade se os partidos começarem a minar um trabalho que me parece q até à data foi desenvolvido pela sociedade civil. O seu a seu dono - fiquem lá quietinhos no v/ canto e não venham cá com o discurso político para o melhor blogue da Alta de Lisboa !!! Se não tiverem nada para fazer podem ir retirar os cartazes do v/ candidato à CML q ainda persistem no Eixo-Norte Sul ...

Anónimo disse...

trata-se do único link sobre a "Alta de Lisboa e vizinhos" existente no site, daí a natural cumplicidade

Pedro Veiga disse...

Continua a haver muito para contar sobre a evolução da Alta de Lisboa. Avizinham-se novas mudanças com a abertura do eixo norte-sul que trará uma invasão de hordas de automóveis pelas ruas mal acabadas da Alta. Isto trará aumento da insegurança, do barulho e da poluição sonora e atmosférica numa altura delicada do desenvolvimento da zona. Mas também poderá trazer alguns benefícios sobretudo para quem anda de automóvel diariamente. Por mim gostava que a Alta já tivesse um bom desenvolvimento dos acessos pedonais e cicláveis às zonas vizinhas antes da grande invasão do automóvel. Mas estamos em Portugal e não num país do norte da Europa. Por cá o poder anda de cu tremido e não quer ouvir falar da cidade amiga do ambiente. Por isso temos que nos sujeitar a esta ditadura da auto-estrada como único sinal de boa acessibilidade.

Anónimo disse...

eu corrigiria o post do Pedro: "...Mas estamos em Portugal e não na Europa..."
e penso q está tudo dito. Num país em que uma Avaliação de Impacto Ambiental dá luz verde para fazer passar um viaduto pelo meio de uma zona habitacional (Lumiar) diz tudo sobre o país onde infelizmente vivemos ....Alô, Alô Zapatero, não quieres tomar cuenta de nos otros ??? :)))

Rodrigo Bastos disse...

Merecemos os políticos que temos...

Já que se compara (invariávelmente) com a Europa (que está sempre na linha da frente nos mais diversos comentários comparativos feitos aqui neste blog)...Porque não dizer que até estamos melhores que outros paises da América do Sul, Asia e Africa?

Olhe-se para dentro e tente-se mudar o rumo das coisas (dentro das nossas limitações pessoais) ou então há sempre o recurso à emigração e a umas boas aulas para aprender a lingua nativa (esta confesso que custou a escrever).

Mude-se um bairro, uma freguesia, uma câmara....

Com mais ou com menos fulgor e com maior e menor campo de acção, devemos tentar mudar o rumo das coisas. :)

Zapatero? Ibéria?. Pessoalmente tou nem aí. O que não quer dizer que não possamos adaptar os bons exemplos que possam vir de fora :)