sábado, 2 de junho de 2007

JRS


Ontem foram abençoadas e inauguradas oficialmente as novas instalações do JRS, Serviço Jesuíta aos Refugiados, na Alta de Lisboa. A bênção da nova casa foi feita pelo Senhor Cardeal Patriarca, D. José Policarpo.

O JRS é uma organização internacional da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus. Com vários projectos e serviços de apoio a imigrantes e refugiados, funcionava até agora nas instalações do CUPAV na Estrada da Torre. Desde 1980 e ao longo dos anos, tem realizado um trabalho muito meritório de apoio aos imigrantes mais vulneráveis nas mais diversas áreas. O JRS-Portugal funciona desde 1992.

Em 2006, acolheu mais de 5000 imigrantes. Sobretudo oriundos de Leste, dos PALOPs e do Brasil.

As novas instalações contam com uma CLAI – Centro Local de Apoio ao Imigrante - onde os que chegam ao nosso país poderão encontrar cursos de Língua Portuguesa, microcrédito, apoio jurídico e apoio ao retorno voluntário. Contam também com um Gabinete de Apoio médico e medicamentoso prestado a utentes ainda em situação irregular; um Gabinete de Apoio ao Emprego (UNIVA); um Gabinete de Apoio Social e um Gabinete de Apoio à Equivalência de Qualificações.

A equipa é composta por 10 funcionários e cerca de 40 voluntários. As novas instalações permitirão uma melhor capacidade de resposta no desempenho das suas múltiplas tarefas.

Ficam na Rua 8 ao Alto do Lumiar, nº 59. Mesmo à frente da Escola nº 77 ou Escola de S. Gonçalo no novo bairro das Calvanas. E já agora… se quiserem saber mais: www.jrsportugal.pt

Continuação de óptimo trabalho. A marcar a diferença... esbatendo as diferenças.

Sem comentários: