quarta-feira, 4 de abril de 2007

Quem adivinha o que está a acontecer aqui?


Dica: não tem nada a ver com isto.

15 comentários:

Anónimo disse...

uu, uu, eu, eu, uu, uu !!!!

posso, posso ?!?!?!

Estaleiros para a malha 6 ???

Tiago disse...

Magnífico leitor/espectador/concorrente: a sua resposta está CERTAAAAA!!!! Parabéns! Acabou de ganhar a possibilidade de visualizar este blog as vezes que quiser todos os dias do ano!

Anónimo disse...

Levanto aqui algumas perguntas q gostava de ver respondidas, pelo menos pelos "donos" do blog.

Até que ponto pudemos benificiar ou prejudicar a nossa Alta, com os nossos comentários e respostas a estes?

Será que estamos a valorizar a Alta com tanto ataque á SGAL ?

Será que se o projecto parar e td o empreendimento parar e td o m2 desvalorizar, iremos ficar contentes pq deixaram de existir os especuladores da SGAL a mandar nisto ?

O caminho a seguir é o do ataque ?

Obrigado pelas respostas e comentários.

Tiago disse...

Respondendo uma por uma:

Até que ponto pudemos beneficiar ou prejudicar a nossa Alta, com os nossos comentários e respostas a estes?

Quais comentários e quais respostas? Se a pergunta é feita no seguimento dos dois comentários anteriores não entendo como pode isso ser interpretado como um ataque a quem quer que seja. Falou-se há dias na necessidade de iniciar as obras da malha 6, hoje mostra-se que o estaleiro está ser montado. O que há de negativo nisso?


Será que estamos a valorizar a Alta com tanto ataque á SGAL ?

À SGAL??? Quando foi feito um ataque à SGAL? Tem-se tentado elogiar e criticar as várias forças envolvidas neste projecto, SGAL, CML e população. Porque razão encontra apenas nas linhas que leu ataques à SGAL? E já agora, onde os leu?

Será que se o projecto parar e td o empreendimento parar e td o m2 desvalorizar, iremos ficar contentes pq deixaram de existir os especuladores da SGAL a mandar nisto ?

Não ficaremos contentes, obviamente. Mas até é por as coisas estarem mais lentas do que o projecto previra inicialmente, umas vezes por culpa da CML, outras por culpa da SGAL, outras pela conjuntura económica difícil que os reparos têm sido feitos. Ou será melhor estar caladinho, fingir que está tudo bem, que tudo avança bem. Os exemplos da Santos e Castro, do Eixo Norte-Sul, do Centro de Saúde, do Eixo pedonal, são excelentes para ilustrar atrasos que prejudicam mais o projecto da Alta de Lisboa do que um insignificante blog.

O caminho a seguir é o do ataque ?

Mais uma vez a pergunta é redundante. Não me leve a mal, e espero não ser suceptível a ponto de não responder às minhas perguntas como eu respondo às suas, mas gostava mesmo que indicasse as linhas que considera excessivas e lesivas para o projecto.

Anónimo disse...

Mto fixe, venha a malha 6... e a 5... que ja cheirou um bcadinho a keimado e a demolição nakele matagal durante o meu regresso a casa...

Ja agora, se pudessem fazer dakelas blog-reports a explicar o ke é a malha 5 e o que vai envolver... os leitores agradeciam :)

Um abraço do leitor...

LB
(comprei casa na alta de lisboa.. já disse, NÃO VENDO, NÃO VENDO, NÃO VENDO!!!!)

Anónimo disse...

eu também moro na alta e gosto muito apesar dos atrasos das obras e de alguns grupos de marginais andarem pelas ruas á noite. Não acho que este blog só diga mal. Parabéns pelo trabalho.

Pedro Santos disse...

Acredito que o avanço da construção da malha 6 possa também servir para um avanço na construção do Eixo pedonal.
Inocência? Talvez. Mas sonhar faz parte da vida!

Os meus parabéns ao Tiago e restantes bloguistas por este blog cuja leitura já não dispenso.

Tiago disse...

Caro Pedro Santos,

antes de mais muito obrigado pelas palavras simpáticas. Não sei se o Eixo pedonal avançará com a Malha 6. O eixo pedonal depende do aval da UPAL, apesar de ser a SGAL que o irá construir. Mas como o orçamento será pago conjuntamente, espera-se há meses que a UPAL dê a resposta definitiva. Estas são pelo menos as informações que temos da altura.

Quanto à Malha 6, depois de cedido o terreno pela CML à SGAL, pode agora a SGAL avançar com a comercialização dos blocos e iniciar as obras no local.

São obras distintas, portanto. Às tantas até avançam ambas agora, mas quem sabe? No site da SGAL não há qualquer informação sobre isso, portanto não sabemos, não é?

Anónimo disse...

Coloquei as perguntas aqui pq gosto mt do vosso blog e tem sido uma fonte preciosa de informação para mim sobre a Alta e o seu percurso.
As perguntas estavam mais direcionadas para questões gerais e não especificas deste post, por isso i'm sorry :(

As minha duvidas devem em parte à nossa certeza quase absoluta q nada parará o monstro, quando eu ás vezes tenho algum receio q se a SGAL, sendo algo privado, acabando o dinheiro, acaba-se o projecto. Não se esqueçam q os terrenos sempre foram da CML e esta nada fez para edificar o projecto.

Tenho então outras perguntas.

Acham mais vantajoso a comercialização das 2 malhas, ou só de 1 ?

Se for só de 1, qual 1º ?

Eu não tenho uma visão só economicista da coisa, mas não se esqueçam da regra da oferta e da procura. Queremos montes de apartamentos vazios a tentarem ser vendidos ao desbarato ?

Eu comprei a minha casa à + de 4 anos e vivo nela quase à 3, gosto mt da casa e da Alta, sou completamente a favor do projecto, não sou nada contra o seu atraso ou não conclusão, muito pelo contrário.

Quais as melhores medidas a tomar para nós moradores garantirmos que o projecto entra novamente nos eixos e não sofre mais atrasos ?

E, já agora, somos mm parte integrante do projecto e com voz, ou somos unicamente as pessoas q patrocionaram uma empresa a viver, sem mt mais a dizer sobre o seu futuro ?

Obrigado.

Tiago disse...

Parece-me que as malhas 6 e 5 são independentes. Ambas são importantes para o futuro próximo da Alta por razões diferentes. A malha 6 por fazer a ligação entre as zonas Sul e Norte, na fronteira com o Parque Oeste, por trazer mais população para uma zona que, sendo agora periférica, se sujeita ao aspecto marginal, e por, obviamente, acabar com mais um terreno baldio.

A malha 5, que engloba habitação, escritórios e um centro comercial, tem uma função distinta. Segundo sei, a ideia de lançamento da malha 5 é faseada, sendo a primeira apenas de habitação. Fazer previsões ou profecias é sempre muito falível, mas parece-me que se tem promovido muito a habitação e ainda pouco zonas de escritórios. Mas também com os acessos como estão neste momento, eficazes para a população existente, mas muito pouco apelativos por enquanto, fazer edifícios de escritórios poderá ser um fiasco comercial.

Ou seja, o idela seria lançar as duas malhas, a par do Eixo Central, cuidando de boas ligações à 2ª circular. Entretanto o Eixo Norte-Sul entrará em funcionamento.

Os atrasos últimos devem quase todos à CML. A situação é péssima e não vejo grande volta a dar, mas é fundamental as pessoas juntarem-se, discutirem e pensarem nas coisas. Pensar que modelo de Estado se pretende, que modelo de participação de privados se pretende. Se o Estado acaba por não assegurar a manutenção do espaço público há que questionar e investigar se os dinheiros estão a ser mal geridos ou se é mesmo o modelo que é inviável. Seja como for, alguma coisa tem de mudar. Se for a gestão, muda a gestão e os maus gestores. Se for o modelo, acaba-se com o Estado?

Anónimo disse...

Acabei de falar com o stand de vendas e em principio o lançamento será no 1º ou 2º fim de semana de Maio.

O lançamento será da 1ª fase da malha 6.

A tão esperada malha 5 TALVEZ lá para Outubro, mas eu acho q não devem conseguir e devem guardar mm pelo ano q vem.

Segundo o contacto, esta malha 6 vai ser médio-alto e a malha 5 vai ser alta.

Boas noticias ?!?!?
Más noticias ?!?!?

Pelo menos não estão parados :)

Anónimo disse...

Olhem que pode ter a ver com o eixo pedonal pelo menos de acordo com esta notícia: http://www.altadelisboa.net/node/749

Anónimo disse...

Marginais ???
Peço desculpa mas estão equivocados. Há décadas que a zona é morada de familias carenciadas, nomeadamente na Musgueira. Quiseram "limpar" esta realidade, mas ela vai continuar. Se há marginais são os novos moradores. Pensavam que iam para o Restelo ?

Anónimo disse...

E lá por que já lá viviam podem continuar a ser os selvagens e porcos que sempre foram???? Recebem casas novas e ficam com uma zona muito melhor e ainda mantêm este tipo de atitude primária!!!???? São realmente indignos de continuarem a viver na zona e de beneficiarem daquilo que os outros ajudam a construir e pagar!!!

Convém que percebam que dentro em breve vão ser em muito menor numero que os outros moradores. Vão mesmo ser uma minoria que ou se adapta ou vai sofrer na pele as consequências, porque os restantes moradores da Alta de Lisboa não vão permitir selvajarias e faltas de civismo. E a super esquadra já está para muito breve!!!!

Anónimo disse...

Caro Inocente Anónimo,

Um Conselho...aterre, ou os "musgas" vão adorá-lo. A sí, aos seus bens, ao seu desassossego. Você ou veio dos suburbios ou de uma parvóia qualquer, mas de certeza que não sabe onde aterrou ou com quem vai ter de lidar. Aconselho vivamente a acalma-se e estar sossegadinho no seu T qualquer coisa, senão vai lamentar ter ido prá Musgueira.