terça-feira, 25 de abril de 2006

Iluminação nocturna nos jardins



Esclareça-me uma dúvida, quem puder, porque, sem ironia, não estou mesmo a perceber.

O Parque Oeste, sem qualquer vedação ou hora de fecho, aberto 24 horas por dia, não terá iluminação nocturna. Diz a UPAL que o objectivo é dissuadir a utilização depois de o Sol se pôr, que é mais seguro assim.

O Parque das Conchas totalmente murado e com horário de funcionamento das 6h à 1h, tem iluminação.

A sério, alguém sabe porquê? Alguém sabe porque não se experimentou também deixar o Parque das Conchas às escuras de noite e, já agora, aberto 24 horas por dia poupando-se nos guardas nocturnos?

2 comentários:

Pedro Veiga disse...

Existe uma grande diferença entre estes dois parques:
O das conchas é um autêntico parque urbano e será sempre a jóia da Alta de Lisboa, embora já exista há muitos anos.
O Oeste está a servir para promover o imobiliário da SGAL. Por isso é que demoraram quase 2 anos a construir a 1ª fase e não têm pressa nenhuma em abrir ao público. Assim, para quê ter bancos, iluminação ou segurança? Desde que faça boa paisagem para poder ser vista dos andares eo redor já cumpre a sua função!

Ana Louro disse...

Deve mesmo ser isso. Mas é importante que o Parque das Conchas se mantenha aberto durante o horário do metropolitano (que parece que vai passar a encerrar às 24h). Se o custo com a vigilância evitar outros gastos com manutenção devido a vandalismo acho que aqui talvez valha a pena, além de que garante a segurança dos transeuntes (passar por ali às 22/23/24h não inspira grande confiança sem segurança, a luz já é deficiente e os caminhos não são muito directos - quando passo de bicicleta percorro os passadiços, mas a pé e àquela hora atravesso mesmo por cima da relva). Há pouco vi lá a PSP. Julgo que a CML está ainda a testar isto de forma a minimizar custos. Já a iluminação não parece que se justifique de noite depois do fecho do Parque, mas também não sei se as lâmpadas são daquelas que gastam mais durante o arranque do que depois (não se justificando eventualmente o seu reacendimento às 6h).
Novidades pelas quais espero (e que me disseram estar previstas): zona para cães (não tenho cão, mas julgo ser importante); pilaretes para reserva de espaço para peões na via empedrada de acesso a partir da R.Helena Vaz da Silva e estruturas para parqueamento de bicicletas (esperemos que sejam em U, as mais seguras e mais baratas). Também espero pelas passadeiras nos acessos, mas quanto a isto nem promessas...