segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Uma Divisão...Uma Miragem(?)

Lisboa, 23 de Setembro de 2005, estamos em plena (pré) campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa e é lançada com pompa e circunstância a 1ª pedra para a nova Divisão da PSP na Alta de Lisboa.

Relembremo-nos então do que foi dito e escrito nesse mesmo dia:

«Câmara lança primeira pedra da nova Divisão da PSP da Alta de Lisboa

A Alta de Lisboa vai ficar mais segura. A primeira pedra da nova Divisão da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Alta de Lisboa foi lançada, no dia 23 de Setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Carmona Rodrigues. P
resentes na cerimónonia estiveram, ainda, o vereador Fontão de Carvalho, o comandante do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, Francisco de Oliveira Pereira, o Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Baltazar Pinto, o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Nuno Roque, e o presidente da Junta de Freguesia da Charneca, David Rua de Castro.

Sita na Avenida Maria Helena Vieira da Silva, junto ao Parque de Material e Oficinas das Calvanas e perto do Parque Urbano Sul e da Quinta das Conchas, esta esquadra pretende dar resposta à insegurança vivida no bairro devido à criminalidade existente naquela zona da cidade. Orçada em 2,5 milhões de euros, as obras da esquadra estão a cargo da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, a SGAL, ao abrigo das contrapartidas previstas no contrato que esta empresa tem com a autarquia.

Para Carmona Rodrigues, “sempre foi um desígnio maior tornar Lisboa numa cidade solidária, justa, equitativa, sem exclusão, sem marginalidade, digna de todos os seus habitantes, independentemente dos seus credos, convições ou condições sociais”. Assim sendo, a autarquia pretende dotar esta “nova área da cidade que está a nascer” de forças policiais, já que “elas funcionam, à priori, como um elemento fundamental, no sentido que representam um forte contributo para cimentar a percepção da estabilidade e segurança nas populações”.

Com uma área total de mais de 7.000 metros quadrados, o edifício, com quatro pisos, irá albergar uma esquadra, uma zona para a Brigada de Acidentes, além de áreas para operações de segurança, logística e apoio geral, quartos de detenção, administração e finanças, ginásio, carreira de tiro, garagem e zona de parada. A obra terá uma duração de 18 meses, pelo que se espera que esteja concluída no primeiro semestre de 2007.

Esta nova esquadra irá servir toda a zona da Alta de Lisboa, que se encontra em franco crescimento. No momento, vivem já na área mais de 20.000 pessoas e espera-se que, até 2015, esse número ascenda às 60.000. Com o objectivo de abranger uma maior área, incluindo a zona do Lumiar, a nova Divisão da PSP da Alta de Lisboa deverá articular-se com a esquadra de Telheiras e com a pequena esquadra localizada no Bairro da Cruz Vermelha.»

[Fonte]


«A obra terá uma duração de 18 meses, pelo que se espera que esteja concluída no primeiro semestre de 2007»

Ora, não é necessário ser-se um brilhante Gestor de Projecto para perceber que se a obra não começar ainda este mês, corre o risco de derrapar e mais uma vez lá irá a SGAL entregar uma obra com atraso. Dito isto, tomei a liberdade de questionar por e-mail a SGAL e a CML, pedindo um ponto de situação sobre este mesmo assunto que como todos nós sabemos foi uma promessa política efectuada pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Prof. Carmona Rodrigues.

Quero crer, que tudo está a decorrer como planeado e que a Divisão da PSP da Alta de Lisboa irá estar realmente em funcionamento no primeiro semestre de 2007!

2 comentários:

Pedro Veiga disse...

Se tudo correr bem talvez no primeiro semestre de 2008, fazendo metade da média de tempo dos atrasos das obras da SGAL, o que já não é mau.

Rodrigo Bastos disse...

pois...na volta tratou-se de um erro tipográfico ;)

Aguardemos a ver o que respondem...