domingo, 1 de janeiro de 2006

O muro



O Parque do Vale Grande, uma enorme e importante área verde, está localizado a meio da Alta de Lisboa, separando-a em duas zonas que poderemos considerar como as zonas Norte e Sul da Alta de Lisboa. A construção de raiz do Parque começou há cerca de um ano e desde aí que a ligação entre as duas zonas da Alta de Lisboa se faz unicamente pela rua ainda em tosco que passa à frente do complexo desportivo, sem grande fluidez rodoviária por ter apenas uma via em cada sentido e sem quaisquer condições para a circulação pedonal.

A abertura ao público do Parque do Vale Grande, prevista para Setembro de 2005 mas sucessivamente adiada, será importante para acabar com parte do isolamento a que os moradores da zona Norte estão sujeitos neste momento.

No entanto, prevê-se que o próximo empreendimento a ser lançado pela SGAL seja precisamente a Malha 6, a faixa longitudinal que separa o Parque do Vale Grande da zona Sul da Alta de Lisboa, ao longo da rua 3, projecto muito interessante que darei conta num post próximo. Mas apesar do interesse do conjunto de edifícios, o início desta obra constituirá o adiamento da mobilidade tão necessária às populações já residentes.


(imagem pedida em silêncio ao blog do David)




Num projecto gigantesco como a Alta de Lisboa, construído praticamente na totalidade desde há cerca de 8 anos mas que só ficará concluído dentro de 10 anos, são naturais as perturbações e desconforto de viver rodeado de um permanente estaleiro. Mas dado o crescimento rápido da população, do consequente aumento de circulação rodoviária e pedonal, torna-se cada vez mais importante garantir os meios atenuantes das contingências provocadas pelas obras.

Assim, seria oportuno pensar desde já na possibilidade de intersectar o estaleiro da obra da malha 6 com um acesso pedonal que ligasse a Rua 3 ao Parque. Será tecnicamente possível?

1 comentário:

Pedro Veiga disse...

Claro que é tecnicamente possível! Temos é que nos organizar e fazer um pedido por escrito à SGAL e à UPAL.
Bom 2006 para todos!