segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Centro Cultural



Já é do conhecimento público o projecto para o Centro Cultural que irá ser construído na Alta de Lisboa. Projectado no atelier do Arq.º Siza Vieira, sob coordenação do Arq.º Rogério Cavaca, o Centro Cultural irá dispor de duas salas de espectáculos, uma com 1200 lugares e outra com 450 e tornar-se-á certamente uma referência na vida cultural de Lisboa, constituindo ainda uma enorme mais-valia para a Alta de Lisboa.




O complexo, que para além Centro Cultural engloba ainda um edifício de apartamentos com seis andares e um jardim público, será construído junto ao Eixo Central, no enfiamento do Parque do Vale Grande.



Falta agora saber quem o irá gerir e que programação irá ter.

4 comentários:

Rodrigo Bastos disse...

São boas noticias, pois a cultura também deve ter o seu espaço na Alta de Lisboa...

Tiago, a acrescentar ao teu post colocava mais três notas. Este espaço:

- Deve ter uma companhia de teatro residente.

- Não deve esquecer o público infantil.

- Pode ter um papel papel muito importante como integrador social.

Sérgio disse...

A ir avante, e tudo parece indicar que sim, reforça sobremaneira a intenção de fazer da Alta um novo pólo citadino.

Não deixa, no entanto, de constituir uma surpresa, seja pelo investimento associado, que há-de ser significativo, seja porque pressupõe a definição e implementação de uma programação condizente com o espaço, o que, convenhamos, para um valor total de 1650 lugares não é desafio pequeno.

Por outro lado, seria interessante conhecer os prazos para a edificação desta obra. É que para uma Alta ainda em fase de consolidação da rede viária, que se deverá prolongar durante os próximos 2 anos, e com uma taxa de ocupação inferior a 40%, é discutível a oportunidade da abertura de um tal espaço num horizonte temporal inferior a 2/3.

Tiago, uma sugestão: os mapas que vens publicando com a identificação dos locais que se referem no texto são uma óptima ideia; porque não fazer o mesmo neste e nos futuros posts?

d. disse...

Caros Vizinhos,
Não me traz aqui qualquer comentário ao vosso blog. Só lhes queria anunciar a criação de um blog dedicado ao Condominio do Parque que muito gostaria que incluíssem no vosso link de blogues.
Um abraço vizinho.
David Costa
http://ocondominiodoparque.blogspot.com

Tiago disse...

Seguindo a sugestão do Sérgio Sá, aqui fica a localização do Centro Cultural no mapa da Alta de Lisboa. a imagem foi tirada do antigo site da SGAL, e é muito curioso que no local onde ficará o projecto do Siza Vieira estava previsto inicialmente um edifício para a Junta de Freguesia. Parece-me inevitável voltar a falar-se da necessidade da Junta de Freguesia da Alta de Lisboa.

Rodrigo, daqui a uns dias irei mostrar o que se anda a fazer a nível de cultura bem no interior do país. É de fazer corar de vergonha aqui a metrópole...