terça-feira, 6 de setembro de 2005

A limpeza da Alameda da Música

Um grupo de moradores do Condomínio da Torre teve este Agosto a iniciativa de melhorar o aspecto e higiene da Alameda da Música.


Antes


Depois


O morador Luís Lucena, um dos dinamizadores da iniciativa, enviou-nos (a mim e ao Rodrigo) este email a dar conta das suas impressões acerca do ano de vida que já passou na nova casa:


A LIMPEZA DA ALAMEDA DA MÚSICA

INTRODUÇÃO

Começo por dizer que, apesar do que escrevo nas linhas seguintes, as melhores soluções para os nossos problemas deverão sempre contar com a colaboração das entidades que devemos respeitar - enquanto entidades com responsabilidades directas objectivas - nomeadamente, CML/UPAL, SGAL, Administrações dos Condomínios, bem como com outras entidades como a Junta de Freguesia, a PSP, Polícia Municipal, etc... por muitas ineficiências que constatemos no dia a dia.


O QUE FOI FEITO

No passado dia 6 de Agosto, um Sábado, pelas 19.30h, um grupo de Condóminos do Condomínio da Torre 15.5 decidiu fazer aquilo que nem a CML, nem a SGAL, nem as Administrações dos Condomínios dos 15.4 e 15.5 (empresa Heimat) se prestaram a fazer. Mesmo assim alguma coisa a SGAL lá acabou por assumir, e lá vai fazendo alguma manutenção deste troço da Alameda da Música que está à porta de nossas casas - segmento entre a Rua Luís Piçarra e a Rua 3 - (a CML não se entende com a SGAL há meses ... parece irónico mas é real). A relva está muito melhor, mas alguma degradação se mantém, a saber:
1) o lixo - papeis, embalagens, etc - que não é apanhado;
2) as placas partidas do parque infantil cujos cacos por lá ficam;
3) os cócózinhos dos cães (os donos assobiam para o lado como se não fosse nada com eles);
4) as montanhas de beatas;
5) as pedras da calçada soltas que - de tão pobre colocação - abundam, tornando a passagem pedestre uma verdadeira aventura para a vista e para os entorses.

Esta acção de limpeza estendeu-se à "apanha" dos cacos de placas partidas da Rua 3. Os resultados podem ser "medidos" pelas fotografias aqui apresentadas.


FILOSOFIA DE ACÇÃO

Felizmente que no Condomínio da Torre 15.5 ocorreu um fenómeno de um certo sentido de solidariedade e de espírito de grupo por parte de alguns vizinhos. Fui candidato (já por duas vezes; e perdi em ambas as ocasiões) à Administração do Condomínio. Tendo criado alguns anti-corpos (...), também fiz muitas amizades. A verdade é que acabo por estar um pouco no meio de algumas coisas. O que não faço é pedir desculpa por existir, por defender o que é meu/nosso ou por tomar a iniciativa de algumas acções, que muitas vezes são acompanhadas por alguns vizinhos. Não se entenda qualquer vedetismo por esta postura; mas não recuso o protagonismo. Também não acredito em "população de anónimos"; na minha visão, as pessoas têm nome (contrasta com "a-nónimo", negação de nome), devem preservá-lo e o que fazem devem procurar fazer bem, respeitando o próximo e assumindo essa feitura e as suas consequências.

O objectivo é fazer e fazer bem.

Complementa (e contrasta com) o não fazer e o fazer mal (não é preciso especificar novamente, pois não?).

É concreto (isto é, materializa soluções), moralizador (isto é, quanto mais nos batem e nos tratam mal - CML, SGAL, Administração do Condomínio -, mais é preciso fazer para tapar os buracos por eles criados) e envolvente (agrupa pessoas com visões semelhantes sobre boa vizinhança e sobre qualidade de vida urbana).


FUTURO PRÓXIMO

Vamos voltar à Alameda da Música e faremos uma "varridela" até à Estrada da Torre. Desta vez foi só o "segmento" entre o 15.5 e o 15.4. Estou certo que será ainda com mais participantes. A Alameda merece e a Música também. E nós, os moradores, também!


Até breve Alameda da Música e Bloguistas.

Luís Lucena


Para finalizar, anexamos a fotografia dos moradores que se juntaram naquele dia. Este é o lado humano da Alta de Lisboa, da vontade das pessoas de viver num bairro saudável. A próxima iniciativa será avisada com antecedência suficiente para que o grupo seja maior!

8 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentos a todos vós.
Sinto-me orgulhoso por vos ter como vizinhos.
Boa sorte para todos.
SSS

Anónimo disse...

Olha ali o Luís! :)

Bravo!
(Um beijinho da Rosa.)

Anónimo disse...

Clap, clap, clap, clap.

Standing ovation.

Anónimo disse...

Muitos parabéns!!

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa, vizinhos...Que grande diferença! Para a próxima tb espero contribuír.

Mudando de assunto...
Alguém me sabe explicar que festa foi aquela no domingo, na sala de Condomínio do 15.5? É que não vi nenhum aviso de lanche ou convívio.

Obrigado

Pedro Veiga disse...

Bravo! Excelente iniciativa!

Anónimo disse...

Não sou morado e tb aplaudo a iniciativa. Sinceros parabéns!

Anónimo disse...

Olá Maria,
desta feita não foi nenhum cherrasco mas uma festa de aniversário!