sábado, 13 de agosto de 2005

Separação entre zona urbana e vias-rápidas


(Zona Norte de Amesterdão)

A Holanda dá-nos excelentes exemplos de urbanismo bem pensado. O critério é o respeito pela qualidade de vida dos cidadãos. Como ilustra a fotografia, as vias-rápidas estão separadas das zonas urbanas por placas protectoras e ainda uma densa parede de árvores.

4 comentários:

Ponto Verde disse...

Excelente exemplo, tenho por cá tentado dar outros, nem é uma questão de custos, mas os nossos politicos acham que isso não rende votos (e que isso é coisa de país desenvolvido)

Anónimo disse...

segundo o plano de equipamentos o eixo n-s vai ficar encostado ao parque oeste com uma faixa de "verde de protecção" a separá-los. Espero que façam uma coisa do género da da foto, com painéis e árvores.

P. de equipamentos em :

http://www.altadelisboa.com/Projecto/Equipamentos/equipamentos-grande.html

Anónimo disse...

Não sei de que parte da Holanda está a falar mas no ano passado estive uns dias em Amsterdão e o Parque Oeste da Alta de Lisboa parece um quintal com os seus 20 hectares quando comparado com o VondelPark com 45 hectares(http://www.amsterdam.info/parks/vondelpark/).

Anónimo disse...

Eu disse que eles não se podem dar ao luxo de construir parques como este.
O VondelPark é antigo, e lá dentro quase nada se faz, vez o lago, vais a um ou outro barzito (tá lá pelo menos um fecham cedo) sentas-te nos bancos, jogging, pouco mais.
Eles não podem construir mais nenhum parque dessas dimensões, e nem do do Parque Oeste como nós podemos.

Se quiseres comparar, basta eu usar Monsanto, tens ali um parque com 10x mais actividades que qualquer parque holandes, e muito maior que o Vandelpark ou que qualquer espaço verde holandes.

Lisboa é Xelent!!!